• Carregando...
Mistério dos pássaros
| Foto:
Bjorn Larsson Rosvall/Reuters

Três mil pássaros pretos da espécie Agelaius phoeniceus, que são da mesma família do brasileiríssimo Chupim – muito comum em pastos e campos –, caíram do céu no es­­tado americano de Ar­­kan­­sas, na véspera do ano-novo. A causa ainda não foi determinada, mas testes laboratoriais preliminares revelaram trauma físico agudo, Fogos de artifício podem ter sido os culpados. Embora o incidente tenha causado estranhamento, o caso tem precedentes, de acordo com Centro de Saúde da Vida Selvagem Americana. Um dos maiores eventos desse tipo ocorreu em 1986, quando 30 mil pássaros morreram em um período de oito dias. No site da revista The Economist você encontra um gráfico que mostra as fatalidades que ocorreram com animais da vida selvagem americana em 2010. Siga o link www.economist.com/blogs/dailychart.

China no gelo

Reuters

Dois chineses ultrapas­­saram o recorde registrado no Guiness Book durante uma competição em que disputaram quem permanecia mais tempo com o corpo coberto por gelo, vestindo apenas um calção. No inverno gelado da montanha Tianmen, em Zhangjiajie, na província chinesa de Hubei, Jin Songhao venceu Chen Kecai ao ficar exatamente duas horas em contato com o gelo. Seu rival, derrotado por apenas três minutos, foi registrado no livro dos recordes de 2010. Em março do ano passado, ele passou uma hora, 48 minutos e 21 segundos sob o gelo, apenas com a cabeça para fora, de acordo com a mídia chinesa.

Espanhol quer fumar

Daniel Castellano/GP

A lei antifumo, recém-implantada na Espanha, vem causando muito mais tumulto do que a mesma lei no Brasil. Segundo o site do periódico El País, dois estabelecimentos já se declararam opostos à medida.

O primeiro deles, já denunciado à Justiça espanhola, é Asador Guadalmina, em Marbela, em Málaga.

O dono havia pendurado dizeres no restaurante posicionando-se contra a lei. No segundo estabelecimento – autuado na semana passada – o Espirit de Castellón, em Valência, um cartaz trazia a seguinte mensagem: “Acesso permitido a fumantes. Não fumantes, sob sua responsabilidade”.

Cemitério nazista

Os restos mortais de 220 pessoas foram encontrados numa fossa comum no cemitério do hospital de Hall, no Tirol austríaco. Ao que tudo indica, todas são vítimas do programa de eutanásia comandado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. À época, já funcionava no local um hospital psiquiátrico. Ainda não há consenso sobre a causa das mortes. Especialistas não descartam a possibilidade de as 220 pessoas terem morrido de fome ou em decorrência de injeções com veneno. Os corpos foram encontrados quando começaram obras de ampliação do hospital, suspensas após a descoberta.

Iguaria brasileira

Os mora­dores de uma pequena cidade do interior de São Paulo, Silveiras, foram destaque na semana passada do site do New York Times. E isso por um hábito que causa repulsa aos desconhecedores da tradição: comer formigas. Sim, de acordo com o site do NYT, os moradores da cidade aproveitam os meses de outubro e novembro – período em que as formigas são expulsas de seus ninhos www.ido às fortes chuvas que caem na região, para apanhar os pequenos insetos e armazená-los em garrafas pet, com o objetivo de congelá-los para o consumo durante os outros meses do ano. Segundo um dos moradores entrevistado pela equipe de reportagem do NYT, quando ingeridas as formigas têm um certo gostinho de menta.

Você já provou essa iguaria? Escreva contando sua experiência: mundo@gazetadopovo.com.br.

No Twitter

“Desejo-lhe sucesso nessa nova fase da sua vida. Muitas oportunidades interessantes ainda virão.”
Dmitry Medvewww., presidente da Rússia, em mensagem enviada nesta semana a Arnold Schwarzenegger, na oportunidade em que este se despedia do governo da Califórnia.
@Medvewww.RussiaE

“Obrigado. Espero que você tenha um grande ano e mal posso esperar para vê-lo novamente – talvez esquiando?”
Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, em mensagem direta de agradecimento ao presidente russo, Dmitry Medvewww..
@Schwarzenegger

“Obrigado. Nós combinamos – eu me lembro. Nós definitivamente precisamos achar um tempo.”
Réplica de Medvewww.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]