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Moda de terra e mar
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O Espírito Santo é um daqueles estados brasileiros que têm peculiaridades que lhe dão características únicas. Ele faz fronteira, além de Minas Gerais, com Rio e Bahia – quase imbatíveis em suas manifestações culturais que explodem em cores e sons. Sua capital, Vitória, é a principal de um arquipélago composto por mais de 30 ilhas, que pontilham o litoral e evitam que as praias capixabas fiquem escancaradas.

Nereide Michel
Paisagem exuberante de Vitória inspira a sua moda.

É dos menores estados em extensão do país, mas nos tempos coloniais e imperiais assumiu – ou lhe foi colocada sobre os ombros – uma enorme responsabilidade: servir de obstáculo natural aos aventureiros sedentos pelo ouro das Minas Gerais.

Como fé nunca faltou aos seus povoadores e povo atual, foi literalmente abençoado pelo divino Espírito Santo e assim pode “cantar vitória” diante da diversidade dos seus atrativos naturais que se estendem da beira-mar às montanhas.

A sua população inclui descendentes de italianos e alemães, entre outros europeus, o que lhe deu um perfil empresarial reconhecido nacionalmente: Chocolates Garoto e Águia Branca, uma das mais importantes redes de transporte – terra e ar – são de lá. A integração entre nativos e representantes de outras raças resultou numa rica e variada bagagem cultural. Lá se dança a tarantela e o forró. Faz-se novena para Nossa Senhora da Penha e acompanha-se o ritual da Congada.

Nereide Michel
Entre o mar e a montanha nasce o estilo capixaba.

Com este cenário, o Espírito Santo faz a sua moda e dá conta do que produz. Arma passarela e estandes uma vez por ano para mostrar os lançamentos da temporada de verão. Marcas e estilistas inspirados pela localização geográfica do estado e pelas elevadas temperaturas, que fazem esquecer que existe um “inverno brasileiro”, investem na leveza, na praticidade e num certo ar tropical no desenvolvimento de roupas e acessórios. Não surpreende a força do jeans, a delicadeza dos tecidos fluídos e estampados e a primazia do sportswear – principalmente o focado no surfwear – em suas coleções.

A 5º edição do Vitoria Fashion Show, que aconteceu de 25 a 27 de julho, no Centro de Convenções de Vitória, resumiu com muita propriedade o espírito empresarial e o estilo jovial que impulsionam a produção do Espírito Santo. Na passarela, 9 marcas e designers, além da participação de novos talentos representados por estudantes de dois cursos de moda – FAESA e UVV – e no Espaço Business a participação de mais de 60 expositores.

ETIQUETA CAPIXABA
A moda produzida no Espírito Santo tem marcas com público ansioso por suas novidades além de suas fronteiras. São referências do estilo capixaba. Com experiência de muitos anos de mercado, elas mantêm fidelidade com a sua proposta, sem deixar de abrir espaço em suas indústrias para estratégias que ampliem sua competitividade e produtividade.

Lei Básica, Konyk e Cobra d´Água são marcas conhecidas dos curitibanos e encontradas em várias multimarcas enquanto Missbella tem loja própria no Parkshopping Barigüi e o seu alvo é a consumidora jovem e descontraída.

Cloves Louzada
Missbella,Verão 2013.

MISSBELLA, um refúgio especial e nada secreto inspira a marca no Verão 2013, a ilha de Mallorca, na Espanha. Modelagens amplas, esvoaçantes e fluídas fazem contraponto com silhuetas justas que modelam o corpo.

Cloves Louzada
Konyk,Verão 2013.

KONYK busca um reposicionamento de mercado para abrir novos pontos de venda e ampliar o seu público Brasil afora. A coleção Fresh I intercalou na passarela looks despojados e casuais com peças de alfaiataria como paletós, calças e camisas. Em comum, cores muitas cores.

Cloves Louzada
Lei Básica, Verão 2013.

LEI BÁSICA: a beleza ao ar livre tematiza o verão 2013 da marca – um convite para celebrar a estação mais esperada do ano. Malhas amplas, vestidos curtos mais estruturados, passando por midis e longos. Afinal, cada momento tem o seu look para torná-lo especial.

Cloves Louzada
Cobra d´Água, Verão 2013.

COBRA D´ÁGUA é um dos points dos surfistas. A marca tem no universo dos adeptos das ondas do mar o seu público-alvo. Um público privilegiado que conta com 9 mil quilômetros de litoral com suas inspiradoras paisagens naturais – que viraram estampa digital na coleção da marca.

DESPONTANDO
Presidium e Bendita Seja estrearam na passarela do Vitória Moda Show confirmando a vocação capixaba para uma moda leve, solta e muito feminina.

Cloves Louzada
Presidum, Verão 2013

PRESIDIUM: sua inspiração vem da Amazônia, percebida principalmente na estamparia, com destaque para a que reproduz um cocar indígena – elemento primitivo circulando pelas urbes contemporâneas.

Cloves Louzada
Bendita Seja, Verão 2013.

BENDITA SEJA: o cenário de verão – o mar, as dunas, o céu azul – por onde passa a Linha do Equador ganha uma interpretação lúdica e colorida na coleção da marca. Tecidos esvoaçantes acompanham os desejos e os sonhos femininos na estação mais sedutora do calendário.

ONDAS BRASILEIRAS
O mar é uma constância na paisagem capixaba. Por isso, não surpreende que a moda do Espírito Santo tenha uma forte influência deste habitat e de quem nele circula. O surfwear é um das suas mais fortes referências e um grande propagador do seu estilo de vida.

Origens, Landspride e Free Ocean estão entre as marcas que conquistam adeptos não apenas sobre as pranchas, mas também entre os que preferem ficar na areia. Além do apelo jovem, elas têm em comum a cultura da vida em liberdade, mas com profundo respeito pela natureza.

Cloves Louzada
Origens, Verão 2013.

ORIGENS: um toque saudável de nostalgia permeou o desfile da marca. E não poderia ser diferente uma vez que o seu verão, batizado de País Tropical, fala do jeitinho brasileiro de ser, nossos hábitos, cultura…

Cloves Louzada
Free Ocean, Verão 2013.

FREE OCEAN:Cultura Brasileira, Alma Sustentável, esta dupla proposta casou com perfeição na coleção da marca, que reproduziu nas estampas o samba, a capoeira, as paisagens naturais, a arte indígena e o sol. A cultura brasileira embalada por uma forte mensagem de preservação ambiental.

Cloves Louzada
Landspride, Verão 2013.

LANDSPRIDE: o verão 2013 da marca é um convite à integração de balneários que, mesmo distantes, “falam a mesma língua”, a dos Homens do Mar, tema da sua coleção. Nas estampas, as noites estreladas de Trancoso, o cenário exuberante do Espírito Santo e a beleza das praias de Santa Catarina. Modelagem confortável e solta baseada em pesquisa histórica de como se vestem os típicos pescadores do nosso litoral.

NOVOS TALENTOS

Os cursos de moda são considerados celeiros de talentos para a moda. Os do Espírito Santo estão sendo estimulados por instituições como a FAESA (Faculdades Integradas Espírito-santense)e UVV(Universidade de Vila Velha) que realizaram desfiles temáticos na abertura do Vitória Moda Show.

Cloves Louzada
Daniel D´Ávilla, Novos Talentos.

Na apresentação dos representantes da FAESA, que teve como inspiração a Exuberância no Caos, destacaram-se os trabalhos de Daniel D´Ávilla e Rômulo Bicalho. Entre os looks da UVV, que tiveram como ponto de partida a romântica e elegante Paris, Roberta Depes baseou os seus nas bailarinas de Degas.

Cloves Louzada
Rômulo Bicalho,Novos Talentos.

Matuta Reloaded, de Rômulo Bicalho, reuniu elementos da cultura indígena sob o ponto de vista da água, terra, fogo e ar. Elementos visíveis na estamparia de um vestido confeccionado em chiffon, poliéster e couro ecológico.

Cloves Louzada
Daniel D´Ávilla, Novos Talentos.

Experimentalismo, assinado por Daniel D´Ávilla, chamou a atenção pelo reaproveitamento de materiais como fitas VHS e caixas de leite na construção de vestidos com ares sofisticados.

Cloves Louzada
Roberta Depes, Novos Talentos.

Roberta Depes acertou o compasso no balé inspirada nas pinturas de Degas. Trabalhou com delicadeza o figurino das bailarinas em suas peças.

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