i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Como a paranoia da Covid-19 apaga biografias e as reduz a ideologias

  • 06/01/2021 16:52
Mortos por Covid-19 que defendiam o uso da cloroquina, criticavam lockdowns ou apoiavam Bolsonaro morrem uma segunda vez, vítimas de obituários perversos.
Mortos por Covid-19 que defendiam o uso da cloroquina, criticavam lockdowns ou apoiavam Bolsonaro morrem uma segunda vez, vítimas de obituários perversos.| Foto: Rio da Paz/ Fotos Públicas

Uma pesquisa rápida revela quatro ocasiões em que, por causa da politização do coronavírus, pessoas complexas, cheias de ambiguidades, nuances, quando não contradições, foram todas reduzidas a um conjunto limitado de características aparentemente deploráveis. Primeiro foi o médico Guido Céspedes, ainda em setembro de 2020. Depois foi a vez do senador Arolde de Oliveira, em outubro do mesmo ano. A eles se seguiram, já em 2021, o pastor Thiago Andrade de Souza e o também médico e professor da UFRJ Lécio Patrocínio.

Além do fato de serem todos homens, em comum essas pessoas tiveram a causa mortis: Covid-19. Mas não só. Elas também eram unidas pela crença de que o uso precoce de hidroxicloroquina era eficaz no combate à doença, faziam críticas às medidas restritivas, aos cientistas, à OMS e – a cereja do bolo! – se confessavam apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Essas ideias imperdoáveis renderam aos falecidos alguma fama nacional, na forma de obituários que ressaltavam não os feitos de cada um, nem a dor dos que eles deixavam, e sim o fato de acreditarem na eficácia de um medicamento contra a Covid-19.

Afogados no seco

Ao ler as notícias de cada uma dessas mortes, não raro acompanhadas por reducionismos ainda piores, como “bolsonarista” ou “negacionista”, me perguntei primeiro qual a intenção por trás de um obituário humilhante desses. O diabinho no meu ombro esquerdo respondeu que a intenção era alertar as pessoas para o perigo da Covid—19 e para a ineficácia dos medicamentos. Já o anjinho, no ombro esquerdo, respondeu que a intenção é reduzir toda a experiência humana a uma ou outra ideologia política.

Dessa forma, esmaga-se e se comprime a vida para que ela seja exposta de forma a dar ao leitor/espectador/ouvinte a possibilidade de um veredito perverso: essa pessoa mereceu ou não mereceu a morte que teve.

Não à toa, as notícias das mortes desses quatro personagens, em fases diferentes da pandemia, suscitaram nas redes sociais as mesmas reações cheias de ódio. Gente dizendo que médico que não “acredita na ciência” tem mesmo que morrer. Outros provocando com um “quero ver tomar cloroquina agora”. Sem falar no uso desmedido de críticas à fé e à opção política.

E aqui tenho vontade de perguntar se por acaso a morte de um bolsonarista consumidor de cloroquina é menos digna do que a morte de um petista que há meses vive besuntado em álcool em gel. Mas é melhor não.

Mas basta uma pesquisa, também rápida (até porque a hora de entregar a coluna se aproxima), para descobrir que eram pessoas estimadas por muitas outras que certamente sentirão a falta delas. Por familiares, por amigos, por fieis, por pacientes e até por eleitores. São pessoas que nasceram, foram felizes aqui, infelizes ali, que sonharam, que realizaram alguns de seus sonhos e se frustraram em outros.

São pessoas que morreram no isolamento de um hospital. Afogados no seco. Que se desesperaram como um Ivan Ilitch ao receber o diagnóstico. Que, por um segundo ao menos, tiveram a esperança de se recuperarem – como as 6,99 milhões de pessoas que já se recuperaram dessa praga (praga, mas não peste) no Brasil. Que talvez tenham vislumbrado a morte, com sua promessa de oblívio, antes de serem envoltos pelas trevas silenciosas da inconsciência.

E isso tudo para se transformarem em obituários que mais parecem panfletos de guerra. Para se tornarem rostos condenáveis como hereges que cometeram o pecado mortal de não acreditar na ciência-ciência-ciência. Para virarem mote de piada, escárnio e deboche.

Mais do que um cadáver útil

Claro que não passou despercebido por mim o medo de que eu também me tornasse personagem dessa cobertura jornalística necrófila. Afinal, cometo cotidianamente o imperdoável pecado de fazer críticas sobretudo à imposição de medidas que, sinceramente, faz-me rir.

Agora mesmo dei uma tossidinha com mais força e fui correndo enfiar o nariz no pote de alho picado para ver se me restava olfato. E, ao longo dos últimos meses, não foram poucas as vezes em que me vi um tantinho paranoico, com medo de contrair o vírus e ter minha deliciosa experiência terrestre interrompida.

Estoicamente, contudo, sei que não tenho controle sobre isso.

Me resta, pois, apontar aqui a imoralidade que é reduzir as vítimas de Covid-19 que professam ideias com as quais não concordamos a meros cadáveres úteis no palanque político da pandemia. Com a esperança de que os mal-intencionados perceberam que a vida de uma pessoa, qualquer pessoa, é muito mais do que seu voto (talvez equivocado), sua esperança (talvez infundada) num medicamento ou ainda a desconfiança (talvez exagerada) com que essa pessoa vê certos aspectos da vida.

E, antes que me perguntem, estou bem, sem febre, olfato de quem sente cheiro de pipoca a quilômetros e aquela tossidinha de alguns parágrafos atrás foi só um pelo da Catota que fez cócega na minha garganta.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    antonio augusto

    ± 0 minutos

    mais um grande texto. me atrevo a colocar mais um detalhe. a covid provoca, além de tudo que é comentado, um grave efeito colateral... falta de empatia, falta de humanidade e excesso de idiotice torcedora que faz comemorar a morte de alguém por conta de opinião. por acaso pessoas que ficaram em casa inclusive com máscara, passando álcool em tudo, não morreram de covid? lamentamos as mortes até de esquerdistas torcedores. agora fica a pergunta que NUNCA respondem, nem aqui na GP, como se salvaram esses quases 7 milhões de curados? ninguém fez um "apanhado" dos tratamentos? ou só usaram reza brava e lavaram a escadaria do senhor do bonfim? por favor Gazeta, façam uma reportagem sobre isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      ROSI LOPES

      08/01/2021 2:29:08

      O equilíbrio é a base para viver o melhor possível. Rejeitar um tratamento precoce baseado na morte de alguns, é ignorância. Rejeitar regras de higiene e distanciamento acreditando que não corre risco, é ignorância. Se a estupidez for superada por todos, se unissemos tudo que pode salvar, menos mortes teriam. Mas preferem a discussão para provar mais razão, com a pitada de ideologia política.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        IvoHM

        07/01/2021 21:30:39

        E até o momento, nenhuma alma caridosa adepta da Seita da Terra Parada (By Fiuza) me explicou o seguinte paradoxo da siênsia sientífica: porquê o vírus chinês não ataca as pessoas sentadas nos restaurantes, mas ataca os jogadores de futebol reservas sentados nas arquibancadas. E, por outro lado, ataca as pessoas em pé nos restaurantes e não ataca os jogadores em campo?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eduardo Leivas Bastos

          07/01/2021 20:03:33

          Ciência é uma coisa, falível e cheio de probabilidade. Cientificismo é outra, bem diferente. O tratamento precoce funciona e temos vários estudos que comprovam sua eficácia. Mas a turma cientificista parece que não consegue compreender os limites da ciência e também das particularidades de cada indivíduo. Toda a ciência farmacêutica é baseada em experimentos estatísticos que estão recheados de feedbacks não previstos, retroalimentações, interações medicamentosas, dependência genética e sanguínea, históricos pessoais, estilo de vida e doenças prévias. Seria muita ignorância acreditar que a ciência é sinônimo de verdade. Não é. Ela é um guia com riscos. Quem quiser, siga-a.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • J

            João Martins Donizete

            07/01/2021 20:26:03

            Parabéns Eduardo. Perfeito. Descreveu o meu resumo abaixo onde eu disse que a verdadeira ciência só evolui e evoluiu pelas as dissonâncias e o contraditório. A ciência, ciência e ciência repetida a exaustão por uma parcela do naípe do Mandetta que ele sim pediu que somente se procurasse um hospital se o doente tivesse falta de ar. Lá entubado morria sem a menor chance de profilaxia inicial. Esse é o padrão dos ditos cientistas políticos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • P

          PTRLC

          07/01/2021 18:47:28

          Acho que esse procedimento se trata da nova cepa do ódio do bem da esquerdiopatia. Sou pelo lado dos medicamentos e não dessa vacina sem antecedentes confiáveis, mas quem deseja se transformar em ratinhos de laboratório, claro que eu respeito.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • G

            Gilberto Nascimento

            07/01/2021 16:49:20

            Possa ser. Eles foram vítimas da desinformação e da própria ignorância. Mas infelizmente arrastaram pessoas igualmente desinformadas junto com eles, pois todos eram detentores de algum tipo de liderança. Ou seja. Foram para o túmulo. E arrastaram inocentes junto. Bem por isso lamento por suas vidas perdidas. Mas não derramo lágrimas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            3 Respostas
            • R

              Rose Inez

              09/01/2021 21:32:47

              Ignorar as evidências do benefício do tratamento precoce.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • G

              Gilberto Nascimento

              07/01/2021 17:40:26

              Ignorância significa ignorar. No caso, eles ignoraram os alertas de autoridades de saúde, cientistas, OMS. E optaram por uma via que eles próprios provaram estar errada. Ignoraram a verdade.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • R

              Rose Inez

              07/01/2021 17:30:37

              Não acho ignorância fazer uso do tratamento precoce para quem fizer esta escolha. Ignorância, para mim, é não disponibilizar para as pessoas sem condições de consultarem um médico e adquirirem os remédios, que desejam fazer o tratamento. Respeito também quem fica em casa até sentir falta de ar, ou melhorar, desde que seja por opção.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            João Martins Donizete

            07/01/2021 15:51:35

            Excelente. A ciência de uns pode não ser a ciência dos outros. Ciência aqui no sentido de fé explico. O problema destes quem criticam o tratamento precoce é acreditar naquele Ministro Mandetta que era bom de prosa e que pregou e ainda prega ciência, ciência e ciência a exaustão, mas que ao fim e ao cabo pedia a todos que com sintomas ficasse em casa esperando a falta de ar para procurar um hospital e lá morrer entubado. Também para aqueles que acreditam não na ciência, mas sim no discurso de ciência, ciência e ciência esquecem que a ciência só evolui e evoluiu ouvindo também o contraditório. A política e a ideologia não entraria na jogada. Mas, foi e é neste caso da Covid o que ocorre.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              CSG

              07/01/2021 15:03:31

              Nem céu , nem inferno , o radicalismo está dos dois lados e quem perde somos todos nós. Não existe santo nesta história. A propósito , vacina eu aceito , cloroquina eu deixo para quem tem malária.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • C

                CSG

                07/01/2021 17:15:58

                Polzonoff , de acordo

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • P

                Polzonoff

                07/01/2021 15:08:11

                Oi, CSG. Concordo que o radicalismo esteja dos dois lados. Mas, por algum motivo (e ainda bem!), não se lê obituários jocosos dizendo que o sindicalista Fulano, escondido por trás de uma máscara e besuntado em álcool em gel, morreu de Covid-19. Abraço e obrigado pelo comentário cordial. Estamos evoluindo. :-)

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Cesar

              07/01/2021 13:05:37

              Ótimo texto!! Acho que em próximas abordagens do tema, o tratamento precoce seja comparado à própria vacina, que não tem 100% de imunização comprovada, ou seja, ambos são tratamentos falíveis abre a diversidade biológica humana. Sucesso!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • P

                Polzonoff

                07/01/2021 13:25:24

                Oi, Luiz. Por aqui espero não abordar mais esse tema. Mas vc percebeu que a coisa do medicamento é só tangencial no texto, né? Abraço!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • D

              DIMAS SCHUNEMANN

              07/01/2021 13:01:26

              A morte é infalível a todos em algum dia. Quem defende o uso do tratamento precoce faz baseado em evidências e estatísticas. E como o próprio nome diz, é um tratamento e não a cura. É óbvio que alguns morrerão independente do modo como encaram a doença. Citar apenas 4 casos fatais deixa sua análise parcial, incompleta e tendenciosa.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • P

                Polzonoff

                07/01/2021 13:22:08

                Oi, Dimas. Acho que você leu um texto bem diferente daquele que escrevi. Acontece. :-) Abraço.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo Carvalho

              07/01/2021 12:44:32

              Excelente texto! Sensivel e independente. Mas nem isso aplaca a sanha dos boçais... basta ler algumas das respostas abaixo. Aa ideologia deixou de ser um substituto capenga das religiões para se tornar profissão de fé dos bárbaros.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                FRANCIELY

                07/01/2021 12:43:54

                ultimamente tenho rido muito da cara do bonner e da renata vasconcelos no JN. Ontem, quando eles trataram da invasão no congresso americano só faltaram sair da bancada e dizer: estão vendo? é gente q apoia o trump e farão o mesmo no Brasil! a globo nunca foi isenta, mas a desconstrução do discurso e da verdade q eles promovem cotidianamente, além de me causar risos tb me preocupa, porque é a única fonte de informação de milhões de pessoas, que vão acreditar nessa patifaria. O mesmo ocorre com essas vítimas da covid. Foram previamente condenadas por serem de direita, assim como os manifestantes americanos! #porquenãotecalasbonner

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                  07/01/2021 12:20:33

                  Mais uma prova inequívoca de que estamos perdendo nosso sentimento de humanidade, regredindo em nosso processo civilizatório.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    J.A.

                    07/01/2021 11:41:53

                    Gente, vou faze um breve relato. Moro numa cidade pequena e se usa coquetel de remédios para tratamento precoce e por acaso trabalho num hospital, e não sou médico, e de fato o combate precoce fez nossa cidade ser referência na região pelo número de curados. Não houve nada de política, o tratamento em minha cidade partiu da área médica que não queria ver novamente uma situação como a da H1N1, que antigamente fez um estrago muito grande aqui. Moro na região Sul e vi tu isso da outra vez. Valeu Paulo, grande texto! E a cloroquina?? já tomei tive covid e por sorte ou pelo tratamento na hora certa não tive nem sintomas...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulo Heemann

                      07/01/2021 11:39:10

                      Desta vez tenho que concordar com você. Familiares e amigos vendo a morte de uma pessoa querida bestializada pelo espectro político me parece uma pitada a mais do veneno contaminante destes dias difíceis. Mas tenho realmente que ficar "obcecado" e lembrar daquele que ante tantos mortos respondeu...."E daí." "...não sou coveiro". O resultado me parece o mesmo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • K

                        kukafe

                        07/01/2021 11:31:11

                        PP, mais um texto excelente!! Deus te abençoe!! Ahh amei uma resposta que você deu para um comentarista em algum artigo seu - "meu Líder nunca derrapa", ainda te encontro, senão nessa vida, na próxima com certeza, mano véio! Grande abraço!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          DANILO SCALET

                          07/01/2021 11:26:59

                          Muito bom, Paulo. A dor causada pela morte não obedece ideologia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zzz

                            07/01/2021 10:43:31

                            Adoro seus textos, são inspiradores.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • N

                              Nissim lopez

                              07/01/2021 10:41:09

                              Parabéns pela sensibilidade e excelentes colocações do texto.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • W

                                WILSON ZETI

                                07/01/2021 9:54:13

                                PP afinal qual ê sua opinião de leigo sobre a cloroquina, você acha que ajuda, não serve para nada ou faz mal. Quanto a pergunta que você não fez, se quem merece mais a morte é um bolsonarista ou um esquerdista, te digo, em qualquer caso é um bom começo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  07/01/2021 10:31:55

                                  Oi, Wilson. Se ficasse doente e me oferecessem o remédio, não recusaria - assim como não vou recusar a vacina, venha ela de onde vier, com ou sem chip :-). Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • O

                                O Pragmático

                                07/01/2021 4:25:47

                                A longo prazo a vitória da esquerda é inexorável porque a esquerda têm um apelo irresistível aos jovens: de que não existe pecado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CESAR SABBAGA

                                  07/01/2021 2:29:15

                                  Que pena Paulo. A COVID19 te pegou em cheio, sem precisar te contaminar com o coronavirus. Se eu lesse exte texto, cheio de "axismos" sem saber o nome do autor, jamais acreditaria ter sido você. Espero ansioso pela próxima crônica.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • I

                                    IvoHM

                                    07/01/2021 21:20:59

                                    Axismo (sic)...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    Polzonoff

                                    07/01/2021 9:29:12

                                    Oi, Cesar. Curioso um texto sobre a dignidade da morte incomodar tanto. Abraço!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  LSB

                                  06/01/2021 20:49:11

                                  Mais um excelente texto!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.