i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Ebook

Por que você deveria ler este livro e conhecer um pouco mais dos evangélicos

  • 30/09/2020 17:57
Redes sociais e imprensa têm sido locais perfeitos para se despejar preconceito contra evangélicos.
Redes sociais e imprensa têm sido locais perfeitos para se despejar preconceito contra evangélicos.| Foto: Pixabay

Assim como muitas pessoas da minha geração, fui educado para nutrir um terrível preconceito contra os evangélicos – até então chamados pejorativamente de “crentes”. Eles eram pessoas estranhas não só por sua indumentária muito particular e pela inolvidável Bíblia debaixo do braço, mas também por falarem em línguas e, pecado dos pecados, saírem às ruas para disseminar a palavra de Cristo.

Ao contrário da homofobia, transfobia, coronelfobia e outras fobias inventadas pelos progressistas ultrassensíveis, o preconceito contra os evangélicos, a crentofobia, era não só socialmente aceito como até estimulado no ambiente acadêmico. E aqui não me refiro apenas à universidade. Nos últimos anos do ensino fundamental e ao longo de todo o ensino médio, tive vários professores que enfatizavam o que eles viam como obscurantismo e fanatismo dos evangélicos.

Por sorte, me livrei a tempo da doutrinação antirreligiosa e fui agraciado com a oportunidade de conviver com evangélicos que rapidamente desconstruíram, para usar uma palavra cara aos progressistas “iluminados”, a imagem de fanatismo, obscurantismo e, digamos, apego demasiado ao dinheiro que eu fazia desse grupo complexo, heterogêneo e muito, muito interessante ao qual damos o nome de “crentes” – palavra que perdeu seu tom pejorativo naturalmente, sem precisar de decisão do STF ou militância agressiva.

Uma palavra que o jornalista Franco Iacomini usa sem melindre no livro “Evangélicos no Brasil - De minoria invisível a movimento de transformação social”, que a Gazeta do Povo está disponibilizando gratuitamente a quem tiver coragem de desafiar seus próprios preconceitos e mergulhar nesse mundo que não é nada novo, claro, mas que é fascinante. Um fascínio do qual nós, os intelectual e espiritualmente curiosos, fomos privados ao longo de décadas.

Aliás, vale dizer que há projeções que dizem que os crentes podem, muito em breve, se tornar maioria naquele que ainda é considerado o maior país católico do mundo.

Desfazer equívocos

O autor, ele próprio mestre em teologia, traçou um retrato amplo desse estrato social que, para começo de conversa, não é nada homogêneo – como fazem crer aqueles que insistem em igualar pastores e fieis da Igreja Batista e da Igreja Universal. A ideia do livro é justamente lançar alguma luz sobre essa e outras imagens total ou parcialmente equivocadas que insistimos em fazer dos evangélicos, da fé e também da atuação política e social deles.

Como degustação, vale mencionar a visão dos evangélicos como um grupo ignorante – um preconceito que não se sustenta em números. “De acordo com dados do Censo de 2010, os índices gerais de alfabetização da população evangélica são mais altos que a média brasileira em todas as faixas etárias, exceto entre os maiores de 70 anos. A média nacional é de 89,47%, enquanto a dos evangélicos é de 91,45%”, escreve Iacomini.

A começar pela história do que aqui vou chamar de “movimento evangélico”, mesmo sabendo se tratar de uma imprecisão. Iacomini se debruça sobre as origens das igrejas protestantes, a atuação delas em territórios tradicionalmente alienados pelo Estado, como as favelas, e sobre a formação desse personagem que ainda hoje gera tanta repulsa numa elite intelectual que se recusa a enxergar a existência e a influência dele: o crente. “Crescendo à margem dos centros de decisão e, muitas vezes, na periferia geográfica do país (as histórias da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e da Congregação Cristã no Brasil comprovam isso), eles [os evangélicos] ficaram abaixo da linha de visão da elite intelectual brasileira durante boa parte do século passado”, escreve Iacomini.

Termos imprecisos

O fato é que, antes invisível, o crente perdeu o receio de expressar tanto sua fé quanto seus valores e é hoje parte ativa na sociedade, com valores francamente muitas vezes, mas não sempre, contrários ao ideário que se convencionou chamar de “progressista”. Aliás, a minha dificuldade de usar neste texto termos precisos tem a ver justamente com a tentação em reduzir um grupo extremamente heterogêneo a um estereótipo.

E, como vivemos uma época ultrapolitizada, não dá para negar que esse estereótipo relaciona necessariamente os evangélicos a um apoio inquestionável ao que se entende por bolsonarismo – embora eu, particularmente, tenha dificuldades em apontar aspectos homogêneos que caracterizariam o apoio ao presidente. Me surpreendi e acho que o leitor se surpreenderá também ao perceber, graças ao trabalho de Iacomini, que a adesão cega dos evangélicos ao bolsonarismo não é nem tão adesiva nem tão cega assim.

Politizados, escolarizados, socialmente ativos, em busca da manutenção de valores tradicionais, preocupados com a ciência e a arte – assim são os milhões de evangélicos que se espalham pelas centenas de denominações atuantes no Brasil. Fechar os olhos para este mundo é ignorar pessoas com sonhos, anseios e esperanças que vão muito além do óbvio.

76 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 76 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    renata ferro

    ± 0 minutos

    O filme Jojo Rabbit traz uma explicação metafórica pra esse texto. Você muda quando conhece o objeto do seu ódio. Eu, cristã, criança nos anos 80, cresci envolvida por preconceitos, família, escola, vizinhança. Pejorativamente chamados de "crentes", que só aumentava nossas convicções, todas as respostas para a hostilidade era confortavelmente supridas pela Palavra de bondade desse Deus, então nossa resposta era movida por amor e graça. Hoje, a sociedade é mais madura para diferenciar grupos evangélicos reconhece a tradição e a relevância das igrejas evangélicas sérias. Paulo Afonso - Bahia tem um trabalho da Igreja Batista, uma igreja viva que faz a diferença naquela comunidade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    O Mito

    ± 15 dias

    Ótimo. Além de bolsonarista agora jornal é evangélico. Maravilha. Tchau, bom proveito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Hedilberto Ludwig Junior

    ± 16 dias

    Excelente o livro do Iacomini. Sempre tive a curiosidade de entender o elevado crescimento dos evangélicos no Brasil. E este livro retrata isto com muita propriedade. Parabéns a GP em disponibilizar este documento aos seus leitores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 16 dias

    Muito bom. O Brasil é um país pobre católico, e por isso um país preconceituoso. Quando o Bolsonaro falou que queria colocar um ministro terrivelmente evangélico no STF, foi paulada pra todo lado. O Trump, de um país protestante, colocou uma mulher católica na suprema corte e foi aplaudido. Por isso eles são ricos e nós somos pobres. Quanto mais pobre é um país, mais ignorante ele é e o Brasil é a prova disso. Um país onde acadêmicos bu.rros tem fascínio por uma ideologia marxista nefasta, e odeiam quem adota o protestantismo, não pode ser grande nunca, mas felizmente os protestantes estão crescendo para mudar isso, tanto para que o país seja rico, quanto inteligente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alan Z

    ± 16 dias

    Ah, a eterna e explosiva mistura de religião com política... essa separação entre Estado e Religião já aconteceu faz tempo mas o ser humano insiste em colá-las de volta, porque meu Deus kkk?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jonathan Job

    ± 16 dias

    Independe da religião em si ou de líderes que dão mal exemplo, meu relato fica: Cresci em igreja evangélica na periferia de São Paulo, lá aprendi música clássica, estudei Bíblia, filosofia, teologia, história, teatro, etc. Tudo gratuito, aliás, até instrumentos fornecidos pela igreja, tudo sempre com alta qualidade, em grandes orquestras a quantidade de músicos evangélicos geralmente é enorme. Que criança na periferia tem acesso a esse tipo de coisa? Aprendemos a trabalhar em grupo desde cedo, fazemos amizades para a vida toda, é um meio de ascenção social eficaz. O movimento evangélico é muito subestimado, as igrejas chegaram na periferia 50 anos antes do Estado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NIVALDO GUIMARAES VASCONCELLOS

    ± 17 dias

    Entendo que o motivo deste texto tenta "explicar" o termo cristofobia trazido ao conhecimento de muitos recentemente. Ler o texto e os comentários aqui postados mostra que não se trata apenas de uma palavra inventada a esmo ou um conceito abstrato, mas de uma realidade que muitos parecem ignorar ou não reconhecer em suas próprias falas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 17 dias

    O autor tem razão. Quando a polícia prende um estelionatario ou estuprador logo a imprensa o taxa de pastor evangélico. Ora, existem milhares de grupos que registram uma igreja que é muito fácil e os fundadores se autononominam pastores, bispos, apóstolos, todavia sem qualquer formação teológica. Dai, a notícia atinge a todos os evangélicos como se o marginal o fosse. Devem os jornalistas e aqueles que divulgam notícias terem mais cuidado e respeito com as religiões pois aqueles que são realmente evangélicos tem Deus nas suas vidas e não cometem crimes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 15 dias

      Salo: todos não. A maioria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Salo

      ± 16 dias

      Vc precisa se informar melhor para não escrever besteiras, vulgo Mirtao

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 16 dias

      Mas não heim!? Klķkkkķkkk todos santinhos. Do pau oco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 17 dias

    E o que dizer da ignorância dos adventistas que não consomem peixes de couro e nem carne suína por considera-los "imundos. Sem falar que não tomam café por causa da cafeína considerada "droga por eles. Mas chocolate e refrigerantes (que também contém cafeina) aí se lambuzam kkkkkkkkkkk Pessoas controversas e que "se acham" em nome de Cristo. Kkkkkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 15 dias

      Marcelo: Realmente. Gosto não se discute. Mas se comenta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo

      ± 16 dias

      Mirtão: vc desconhece o princípio por trás do não comer determinados alimentos, seguido por alguns (Não é meu caso). Lamento profundamente vc rir dessas coisas. Vejo pessoas com convicções que acho equivocadas, por ignorância ou outro motivo. Fiquem eles com as suas e eu fico com as minhas. Mas daí a rir deles é uma distância enorme. Sua postura apenas corrobora o que o ponto do artigo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 17 dias

      Marcelo: Os veganos não comem carne porque amam e querem preservar os animais, já estes ignóbeis, não comem por nojo e por odiar estes animais colocados na terra por Deus.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 17 dias

      André Luís Vianna: A não né!? Tem pastor, culto, dízimo etc... Vá se informar moleque.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo

      ± 17 dias

      Veganos pra vc são o que? Ou convicções só as que vc considera corretas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Luís Vianna

      ± 17 dias

      Adventistas não são "evangélicos".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 17 dias

    Tem muito charlatanismo e exploração ainda. Todo crente é um ex alguma coisa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dan

    ± 17 dias

    Parar de querer impor a “palavra” na casa das pessoas já é um começo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Astro

    ± 17 dias

    Uma pessoa não deve ser medida por sua religião ou até pela falta dela e sim por suas atitudes e respeito ao próximo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 17 dias

    Poderia estender as palavras sobre evangélicos também para budistas, candomblé, ubandistas, espiritistas, ateus e agnósticos. Crença religiosa não deveria ser parâmetro para avaliar o caráter e capacidade de uma pessoa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 17 dias

    Sou crente, procuro seguir os valores cristãos. Quero o melhor para o meu País e para os brasileiros, porém sei que nesse meio há muita gente oportunista e que não tem nada em comum com Cristo. Da mesma forma muitos aproveitam a onda para alcançar um cargo político. Ao final cabe observar quais os frutos de cada um.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 17 dias

    Quando tive contato com a obra de Max Weber, especificamente "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", e observar como as Religiões Evangélicas transformaram todos os países que foram formados por esse tipo de Ética deontologica, entendi como, independentemente das questões espirituais, os valores protestantes produzem bem-estar social nas mais diversas nações

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 17 dias

    Existem mais de 40 mil denominações evangélicas e um número superior a 1 milhão de pastores. Eu, antigamente, esteriotipava todos os pastores como estelionatários e preguiçosos, as igrejas como civis de ladrões e idiotas. Quanta ignorância!!!. Isso porque eu não sabia, nem ao menos, as diferenças entre tradicionais, renovados, pentecostais e neopentecostais....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Ricardo Maia

      ± 17 dias

      *covis de ladrões

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 17 dias

    Excelente texto. Confesso que também tinham preconceitos contra os crentes. Fruto de ignorância histórica e desconhecimento da complexidade social.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Americo Lisboa Junior

    ± 17 dias

    A comunidade evangélica é formada por gente muito boa e honesta, porém, o preconceito ocorreu ou ocorre, por culpa de seus líderes que no intuito de impor seus dogmas religiosos e interesses financeiros partiram para a briga com religiões tradicionais como o cristianismo, as de matrizes africanas e o espiritismo, que não é religião e sim doutrina de caráter religioso. Os líderes evangélicos resolveram demonizar todos os que não professavam seus princípios, e, infelizmente partiram para o confronto e guerra religiosa. Hoje são mais comedidos, talvez reconheçam os erros, mas o estrago na imagem que ajudaram a construir para angariar adeptos, é a base do preconceito que se tem contra eles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 17 dias

      A extrapolação que vc (e quase todo mundo, é verdade) faz quando generaliza "seus líderes", como se alguns líderes que tem alta visibilidade representassem todos os líderes evangélicos, é fator determinante para o "estrago", para usar o termo que vc usou. Eu desafio vc fazer associações semelhantes usando com objeto outras minorias, que sempre tem um subconjunto de sua população com comportamente reprovável nessa ou naquela área, e escrever que foram eles próprios que ajudaram a construir a pecha que recai sobre eles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO G BARRETTO

    ± 17 dias

    Que bom que você escreveu isso, descrevendo com o teu texto bem elaborado. Uma coisa: é impressionante a quantidade de temas que os “progressistas” ignoram, ou não querem ver ou veem sob uma ótica tão distorcida. Como eles conhecem tão menos do que imaginam que conhecem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 17 dias

    O evangelico é feito de bobo nas garras dos líderes que governam a igreja.. São usados e se deixam usar. O Brasil virou um país ruim de viver, porque o batulho tá alto e incomoda e a cada dia aparece gente falando alto. Sinceramente, este povo tem o que merece: lama e lodo e mesmo assim se despojam tendo prazer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 17 dias

      Pão com mortadela e circo e se despojaram tendo prazer.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 17 dias

      Djanho³ sempre ofendendo levianamente e dizendo asneira que não tem nada a ver com o post, QUE ELE NÃO LEU!!! É só um militante canalha que tem de cumprir meta de postagem de babaquice.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo

      ± 17 dias

      então, meu caro, muda daqui.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 17 dias

    Conheci e sou amigo de vários evangélicos, são pessoas maravilhosas, com um padrão moral muito acima da média. Os religiosos são responsáveis por incontáveis hospitais, escolas, orfanatos, asilos de idosos, a contribuição social dos cristãos (entre os quais os evangélicos) é imensa, insubstituível. Esquerdistas falam mal de evangélicos, mas a comparação é humilhante. Tudo o que a esquerda trouxe ao mundo foram tiranias, campos de concentração, trabalho escravo, genocídio, terrorismo, guerrilhas, guerras civis, guerras entre nações, divisões na sociedade, perseguições, censura, repressão política... São esses que falam mal de evangélicos e cristãos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 17 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Bellodi

    ± 17 dias

    Também sou de uma geração onde todos viam os crentes com desconfiança. Minha mãe, católica fervorosa, entretanto era uma libertária e nos alertou sobre a liberdade de crença e costumes. Veio a faculdade, conheci a reforma protestante, Lutero, Calvino, e os crentes cresceram para mim cada vez mais ateu. Mas nossos crentes, quem são? Os neopentecostais. São aqueles centres que eram criticados na minha infância, não é a parte boa, próspera, inteligente, sábia, nada disso, são os ignorantes, o atraso do atraso do atraso, não são prósperos, são gananciosos explorados por espertalhões. Se comunicam como se fossem o povo de Deus, mas não passam de organização criminosa. São os crentes de sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Bellodi

    ± 17 dias

    Também sou de uma geração onde todos viam os crentes com desconfiança. Minha mãe, católica fervorosa, entretanto era uma libertária e nos alertou sobre a liberdade de crença e costumes. Veio a faculdade, conheci a reforma protestante, Lutero, Calvino, e os crentes cresceram para mim cada vez mais ateu. Mas nossos crentes, quem são? Os neopentecostais. São aqueles centres que eram criticados na minha infância, não é a parte boa, próspera, inteligente, sábia, nada disso, são os ignorantes, o atraso do atraso do atraso, não são prósperos, são gananciosos explorados por espertalhões. Se comunicam como se fossem o povo de Deus, mas não passam de uma organização criminosa. São os crentes de sempre

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Bellodi

    ± 17 dias

    Também sou de uma geração onde todos viam os crentes com desconfiança. Minha mãe, católica fervorosa, no entanto era uma libertária e nos alertou sobre a liberdade de crença e costumes. Veio a faculdade, conheci a reforma protestante, Lutero, Calvino, e os crentes cresceram para mim cada vez mais ateu. Mas nossos crentes, quem são? Os neopentecostais. São aqueles centres que eram criticados na minha infância, não é a parte boa, próspera, inteligente, sábia, nada disso, são os ignorantes, o atraso do atraso do atraso, não são prósperos, são gananciosos explorados por espertalhões. Se comunicam como se fossem o povo de Deus, mas não passam de uma organização criminosa. São os crentes de sempre

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 17 dias

    Sou católico apostólico romano praticante, mas não me agrada ver um católico criticando os evangélicos. As igrejas são dos homens e o evangélio é de Deus. Eles fazem muito mais o bem do que o mal. Além disso, foi o próprio Mestre que disse: " onde houver um mais homens falando em meu nome, eu estarei entre eles " ( Não se deve condenar aqueles que tem crenças diversas das nossas. As mentes humanas não estão todas num mesmo grau de desenvolvimento. Na grande escola da vida há a necessidade de diversas escolas e graus - Francisco Valdomiro Lorenz ).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO RIBAS GOMES

    ± 17 dias

    Se qualquer pessoas que acredita no amigo imaginário acha que a teoria da evolução de Darwin é "so uma teoria", me parece que esta pessoa carece de raciocinio logico. Como ja vi varios crentes afirmando que os dinossauros não existiram pois não estão naquele livro de ficção, a biblia, me parece que sim existe um problema de conhecimento e aceitação de fatos por parte deste grupo, o qual não tenho nada contra, caso não queiram dizer como devo viver minha vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 17 dias

      Devem ter sido os marxistas e ateus que criaram o mundo, o sol, os planetas, as galáxias... Realmente, para quem só olha para o próprio umbigo, não há nada maior do que o ser humano...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      d'Amortan

      ± 17 dias

      "Já ouvi alguém", "alguém me disse"... Ora, deixe de espantalhos e ataque, com argumentos válidos, a doutrina e teologia dos cristãos. Se não tens a capacidade, então pares de ficar choramingando pela internet.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Bastos

    ± 17 dias

    Os países que aderiram à Reforma Protestante desenvolveram um padrão de ética muito superior aos países que continuaram com o catolicismo. Isso se refletiu, inclusive, nas colônias. Basta ver hoje como são as ex colônias protestantes (EUA e Canadá) , ricas e desenvolvidas e ver o restante da América Latina, ex colônias católicas, pobres e corruptas. É só ler um pouco de história pra compreender.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana

    ± 17 dias

    Não li o livro. Mas tendo a não concordar com o articulista neste artigo, embora frequentemente concorde com a sua opinião. Entendo que colocar Batistas no mesmo **** que membros da Universal é absurdo, mas não tenho simpatia por religiões que se dizem cristãs e dão mais ênfase ao Antigo Testamento ou tratam Jesus como um provedor de prosperidade material. Talvez a abordagem do livro seja sociológica e não religiosa. Vou ler.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Ana

      ± 17 dias

      Ponham uma pessoa, e não um robô para fazer isso. Que****

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Ana

      ± 17 dias

      Censuraram a palavra ****? No sentido literal - e não chulo - da palavra? Meu Deus.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    ± 18 dias

    Não podemos deixar de lembrar que em países cujas origens religiosas foi o protestantismo demonstram um grau desenvolvimento geral bem maior que os demais. Não que isso desabone as outras religiões mas é fato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 18 dias

    O blogueiro faz uma confusão danada e coloca todos no mesmo balaio. Possívelmente para justificar os termos usados pelo Bolsolula. Inicialmente cabe destacar que temos os catolicos, os protestantes e os evangelicos. Querer passar a impressao que todos os cristãos são evangelicos já é, no minimo, profundamente equivocado. Outro erro, afirmar que 90% da população brasileira é alfabetizada (segundo o censo se 2010) e evangélicos são 91%. Tais indices são notadamente irreais, e ao usa-lo, a credibilidade do que foi escrito caiu por.terra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LSB

      ± 17 dias

      O autor escreveu uma dúzia de vezes que se trata de grupo heterogêneo; que é muito mais diverso e complexo do que parece, etc. Daí vem o comentarista criticar o texto porque seria “reducionista” e “simplista”?!?? Aprenda a interpretar texto (e OBVIAMENTE o autor não quis passar a “impressão que todos os cristãos são evangélicos”, já que todos católicos são cristãos!!! Mas, tb obviamente, todos evangélicos são cristãos! Ou tem algum evangélico q não acredita em Cristo?) E não sou evangélico, protestante, etc. Nasci em família católica...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilberto Nascimento

    ± 18 dias

    Algumas igrejas evangélicas são máquinas de tirar dinheiro. Não vou generalizar. Até porque são muitas. Mas que las hay las hay.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Thereza Ciffro

    ± 18 dias

    Sinto muito prezado Paulo, li todo seu artigo na esperança de mudar meu pensamento sobre as religiões evangélicas, mas entendo que eles como boa parte do povo brasileiro se sentiram abandonados pelo estado e pela igreja católica. Alguém com muita lábia percebeu e se aproximou dessas comunidades conseguindo passar alguma esperança, mas no fundo só há culpa e pecado. E agora poder!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Danilo Bernardo dos Santos

    ± 18 dias

    Já fui católico, evangélico, e hoje não frequento nenhuma igreja. Mas me considero Cristão, e entendo a importância da igreja no mundo. Respeito a todas religiões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RUI SIMON PAZ

    ± 18 dias

    Cada um tem o direito de escolher sua religião, afinal, nossa Constituição garante a liberdade religiosa. O que não podemos admitir são grupos religiosos querem impor suas idiossincrasias religiosas aos demais membros da Sociedade. Mais grave ainda, é quando alcançam as casa legislativas, principalmente, apoiados por organizações religiosas de caráter duvidoso.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Astro

      ± 17 dias

      Certo Eduardo, então vc acha que a postura deve ser essa, fazer a mesma coisa que essa massa progressita faz, e impor também idiossincrasias para toda a sociedade. Parabéns, tínhamos um problema essa esquerda maluca agora temos esses deputados evangélicos querendo impor sua vontade e a sociedade que aguente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 17 dias

      Os marxistas também querer impor suas visões malucas e valores deturpados para toda a sociedade, sem qualquer respeito ou consideração por aqueles que discordam destes dogmas. O que acontece é uma perseguição da esquerda aos evangélicos, pois são um obstáculo na busca do poder total sobre a sociedade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PastorRosevaldo

    ± 18 dias

    Antigamente se falava, "pequenas igrejas, grandes negócios". Hoje, seguramente temos "negócios gigantescos".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge

    ± 18 dias

    Cristianismo. Qualquer igreja cristã é seguidora Dele. Todo o resto da discussão é perda de tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NEIDE Palmeiro

      ± 16 dias

      Todo o resto são as fortunas incalculáveis dos donos desses rebanhos, chamados pastores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 18 dias

    O que mais dizer? Inquestionável. Parabéns pelo texto e pela coragem de expressar sua opinião.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Drummond de Macedo

    ± 18 dias

    Quando passou da cozinha para a sala, nos anos 70/80, o Crente perdeu a identidade e se tornou presa fácil dos charlatões de todos os tipos, o que culminou na Bancada Evangélica de triste participação na Política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 17 dias

      A bancada evangélica tem sido fundamental na manutenção das liberdades no Brasil. A atuação deplorável no Congresso Nacional vem da esquerda, aliás, o maior problema do Brasil SEMPRE foi a esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giba12

    ± 18 dias

    Graças as instituições católicas espalhadas pelo Brasil. Mas a ignorância continua , espalhada nas opiniões de quem crê ainda hoje ser o Papa o Anticristo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 18 dias

    A inserção das igrejas protestantes se deu interessantemente por camadas mais desfavorecidas da população ou alijadas do poder por varios motivos. A origem do protestantismo da familia da minha esposa remonta na virada do seculo XIX para o XX. Apesar de possuir alguma posse mas não fazendo parte da elite catolica da cidade, patrocinou a igreja presbiteriana no interior paulista. Faz 4 gerações desde a mudança. Seus ddescendentes sofreram preconceitos mas persistiram, uma vez que se sentiram acolhidos. Seus hábitos conservadores agregam a familia e impedem que modismos de outras congegações atrapalhem sua fé. A única coisa que a criticar são seus hinos traduzidos. Horriveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 18 dias

    A inserção das igrejas protestantes se deu interessantemente por camadas mais desfavorecidas da população ou alijadas do poder por varios motivos. A origem do protestantismo da familia da minha esposa remonta na virada do seculo XIX para o XX. Apesar de possuir alguma posse mas não fazendo parte da elite catolica da cidade, patrocinou a igreja presbiteriana no interior paulista. Faz 4 gerações desde a mudança. Seus ddescendentes sofreram preconceitos mas persistiram, uma vez que se sentiram acolhidos. Seus hábitos conservadores agregam a familia e impedem que modismos de outras congegações atrapalhem sua fé. A única coisa que a criticar são seus hinos traduzidos. Horriveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 18 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LAERTE LOURIMAR SCHELSKE

    ± 18 dias

    Parabéns Paulo, fantástico, excelente texto....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alcir Carlos Sereni

    ± 18 dias

    São igrejas muito novas para saber o que vai dar daqui alguns anos, mas se a Igreja Católica fosse mais aberta para ingresso de novos pastores e estes poderem casar, com certeza seria algumas vezes maior que é hoje.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Cavalcante Gebin

    ± 18 dias

    Quem prega taxação indiscriminada a igrejas não tem a mínima ideia do papel social da igreja (incluo aqui todas as igrejas cirstãs católicas e protestantes). A igreja cristã cuida dos mais fracos, menos favorecidos, hostilizados, famintos e de todos os que a ela recorrem e dos que não têm ninguém que olhe por eles. Ela cuida em todos os aspectos: do material, ao moral e espiritual. Isso o estado não faz e tampouco deveria fazer. Então pregar taxação indiscriminada às igrejas é nada mais que um disfarce para o ódio oculto que alguém deve alimentar contra cristãos e a igreja, ou por pura ignorância mesmo. Estelionado se combate com polícia, não com taxação generalizada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      F.Neto

      ± 18 dias

      E faz isso sem o marketing da lacração.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 18 dias

    Respeito qualquer religião. Todas lá na origem objetivavam o bem, o amor ao próximo, o "não faça aos outros aquilo que não quer pra si". Mas ao longo das épocas os ensinos do "Mestre Maior" foram deturpadas. dogmas, ritos, eclesiasticismo, clericalismo, paramentos, liturgias, etc, nada disso existia no tempo de Jesus. O cristianismo redivivo precisa voltar às suas origem humildes. Jesus pregava nas ruas e nas casas humildes. Os evangélicos, na minha humilde opinião, fazem grandes trabalhos no bem. O problema é essas igrejas que pregam a tal da "teologia da prosperidade". Pastores espertalhões enganam as "ovelhinhas" inocentes sem pudor nenhum.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WesFig

    ± 18 dias

    De minha parte, como Batista, agradeço a deferência. Na verdade sempre NOS chamamos de "crentes" entre nós. Por isso o caráter pejorativo do termo não "pegou". A Palavra diz "se algum dos crentes se calar, as pedras clamarão", ou seja, o termo é este mesmo, e bíblico. Já quanto à adesão ao Bolsonarismo, não é automática, mas creio que é uma reação, repulsa mesmo, ao esquerdismo... Já quanto aos termos pejorativos a "pequenas igrejas, grandes negócios", é fato que neo-pentecostais (os "suspeitos de hábito") realmente fazem jus à charge. Só não nos coloquem, todos, no mesmo balaio, please...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lagertha Ingstad

    ± 18 dias

    Pequenas igrejas, grandes negócios. Cada um é livre para acreditar naquilo que quiser, ou não acreditar em nada também. Uns acreditam em gnomos, outros em ovni. Mas todos devem pagar impostos, e nenhum pode impor suas respectivas crenças aos outros. O estado é laico!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 18 dias

      Kátia, é o chavonismo, também conhecido como clichêsismo, é também muito grave.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • K

      Kátia Fraga

      ± 18 dias

      O laicismo, assim como o ateísmo, está virando religião e com os mais fervorosos seguidores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.