i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Morta pela histeria pandêmica: o caso da jovem assassinada pela GCM no interior de São Paulo

  • [03/08/2020] [11:14]
Gabrielli Mendes da Silva: Ela estava numa “festa clandestina”. Ao som de funk. Alguém denunciou a “aglomeração ilegal”. E agora ela está morta.
Gabrielli Mendes da Silva: Ela estava numa “festa clandestina”. Ao som de funk. Alguém denunciou a “aglomeração ilegal”. E agora ela está morta.| Foto: Reprodução/ Twitter

Eu não gosto de funk. Você provavelmente não gosta de funk. Vou além. Para mim, a simples ideia de um baile funk é uma antevisão do inferno. Não só pela “música”, mas por tudo o que esse tipo de festa representa em termos culturais e morais. Em privado, uso até palavras como “aberração” para descrever o funk e tudo o que o cerca.

Começo o texto com essa ressalva porque vou falar do assassinato de Gabrielli Mendes da Silva, de 19 anos. Ela morreu ao levar um tiro no peito durante uma ação da Guarda Municipal de Rio Claro, no interior de São Paulo, para dispersar uma aglomeração. E eu sei que a reação a esse tipo de notícia não costuma ser das mais caridosas. Afinal, fazemos certa imagem das pessoas que frequentam bailes funk – e não é uma imagem das mais lisonjeiras.

Mas daí a desejar, celebrar ou dar de ombros para a morte de uma pessoa...

Independentemente da ojeriza que a música ou o estilo de vida da vítima possam despertar, contudo, é preciso se ater ao fato. Uma menina de 19 anos foi morta com um tiro no peito disparado por um guarda municipal durante uma ação para dispersar uma aglomeração numa “festa clandestina”. Difícil expressar, aqui, a monstruosidade disso.

E, no entanto, essa monstruosidade conta com a chancela não só do poder público como também de parte da imprensa e até de cidadãos “esclarecidos” que juram estar agindo no melhor interesse da população “ignorante”. Afinal, vivemos uma pandemia, uma peste, um necrogoverno, uma catástrofe “sem precedentes” (essa geração acha que tudo é sem precedentes) na qual vale qualquer coisa, até tirar a vida de uma adolescente, para... Para quê mesmo? Evitar contágio? Achatar a curva? Poupar recursos do SUS? Qual a justificativa da vez?

Banalização da vida

A morte de Gabrielli seria apenas mais uma morte entre tantas num país que parece ter aprendido a conviver com a violência cotidiana da pior forma possível: banalizando a vida. Curioso perceber como inventamos qualquer tipo de desculpa para justificar o injustificável. Vidas são tiradas pelos motivos mais prosaicos. Neste caso muito concreto, a justificativa foi aquilo que já chamei aqui de “fascismo sanitário”: a ideia, nascida da ignorância, de que é possível acabar com uma pandemia dispersando aglomerações.

Os detalhes da história, contados com a frieza cínica e autoindulgente do jornalismo, compõem uma imagem na qual se misturam o despreparo do guarda municipal, que pretendia dar tiros com bala de borracha, mas se embananou todo com a arma, e o dedurismo de alguém que, talvez incomodado com o barulho, talvez muito preocupado com as estatísticas da Covid-19, ligou para a polícia da cidade de 180 mil habitantes para denunciar a “festa clandestina”.

“Ah, mas os guardas municipais foram recebidos com pedradas e garrafadas. E aqueles marginaizinhos lá do baile funk estavam colocando a saúde das pessoas em risco. Sem falar nas drogas, na promiscuidade...”, tentará argumentar alguém, provavelmente sem perceber a desproporção entre a repulsiva diversão juvenil e o tiro que matou Gabrielli. O que é compreensível. Afinal, estamos vivendo assim já há anos, com os nervos exaltados, sempre no limite, ansiosos diante da gota que fará o copo transbordar.

Que ameaça real pode representar uma menina de 19 anos a um marmanjo armado a ponto de este mesmo marmanjo eliminá-la com um tiro no peito? E hoje a vítima foi uma pessoa que vemos com desconfiança, num ambiente não lá dos mais aprazíveis, ouvindo aquela música que, sinceramente, nem sei como as pessoas conseguem. Mas quem garante que amanhã a tragédia não se repetirá depois que um cidadão obediente ao fascismo sanitário denunciar uma “aglomeração ilegal” diante de um altar ou uma “festa clandestina” de aniversário, com decoração de Toy Story ou coisa assim?

Cumprindo ordens

O guarda municipal envolvido na tragédia que tirou a vida da filha de alguém foi preso e responderá a um processo por homicídio culposo, sem intenção de matar. Afinal, tudo não passou de um acidente e, no mais, ele estava obedecendo ordens e muito provavelmente fazendo cumprir mais um decreto redigido por um burocrata entediado da prefeitura de Rio Claro.

Agora ele responderá na Justiça. É improvável que seja condenado. E o tempo passará e a pandemia um dia terminará. E o guarda municipal, provavelmente de volta às ruas, voltará a impor a lei e a ordem da vez. Talvez até lá se proíba o cigarro ao ar livre. Será que, nesse caso, o guardinha também alegará estar cumprindo ordens e sacará sua arma para matar o fumante delinquente?

Enquanto isso, Gabrielli Mendes da Silva, 19 anos, morta com um tiro no peito, não virará mártir de nada. Não haverá protestos mundiais em torno de sua vida precocemente interrompida. Afinal, ninguém em sã consciência gosta de funk e, pior, quem se aglomera nesse tipo de ambiente em tempos de coronavírus bom sujeito não é.

Uma vez enterrada, ela provavelmente será esquecida, apenas mais uma vítima colateral dessa utopia asséptica na qual se transformou o enfrentamento da Covid-19.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Marcelo Faria

    ± 5 dias

    A reportagem da a entender que o guarda mirou na adolescente e atirou a sangue frio. Mostra Um total desconhecimento de situações de confronto. Não pretendo desculpar o guarda, mas imagino uma multidão vindo para cima de mim com pedras e garrafas (também sabemos que nesses bailes tem pessoas armadas) e como eu me defenderia estando armado. Acho que antes de julgar, devemos esperar o esclarecimento dos fatos, provavelmente haverá vídeos, e depois sim, ver culpas e castigos. A morte da menina é lamentável, mas não creio que tenha sido um crime doloso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    D. L. Paiva

    ± 6 dias

    Pena de ambos. Acidentes são acidentes. Não temos acesso à consciência do guarda que, muito provavelmente, estará lamentando sinceramente o ocorrido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LIVIO MOZARTH MENDES MARCAL

      ± 5 dias

      Mas logo voltará a sua vida bem normal. Duvido muito que irá até a família da garota pedir desculpas. Duvido muito mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronaldo Malquevicz

    ± 6 dias

    Situações deste tipo são facilitadas pela desordem social como hoje, não só no Brasil. Logo aparecem os arautos da verdade e do politicamente correto para apontar o dedo. O jornalista então apresenta-se como o modelo de sensatez, sentado na sua cadeira na redação ou provavelmente no conforta da sua "home office", tem todo o tempo do mundo para analisar os detalhes e, prontamente, dar o veredicto sobre os erros cometidos. Lá fora é só tensão, descaso da população junta-se ao desaparelhamento das forças de segurança. Nem quero saber quem era a infeliz dessa funkeira, mas com certeza, era uma jovem arrogante que se julgava "empoderada" e "livre", até se defrontar com a verdade .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Roberto

      ± 6 dias

      logico que por ela ser "funkeira", "infeliz", "arrogante" e outros adjetivos justificam mata-la a tiros. olha o absurdo do comentário. o cara nem conhece a menina, ja traçou o perfil dela e decidiu que era melhor mesmo ela ter morrido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 6 dias

    Vejo comentários defendendo A, B ou C. Na situação houve uma cascata de falhas/erros. Difícil definir qual dos eventos levaram a esse desfecho trágico. Quem já leu sobre a teoria do caos sabe que a cascata dos eventos sempre iniciam nos pequenos detalhes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 6 dias

    Estes guardinhas só tem “preparo emocional” quando é desembargador ou empresário do Alphaville, se for negro ou pobre é borracha e desacato. se não for tiro na cabeça ou no chão do parque...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    ± 6 dias

    A situação fugir do controle em eventos dessa natureza não é raro. E notem que isso acontece em todos os países. George Floyd nos EUA, João Guilherme Estrella na Inglaterra... No Brasil, não se respeita a Polícia, menos ainda a GM. Essas, por sua vez, não têm o preparo que deveriam e sofrem com a falta de estrutura, em especial, salarial. Esse Lixo Cultural repleto de promiscuidade e drogas, que ocorre no meio das ruas, não deveria acontecer nem quando não há pandemia. A morte acidental decorre, em suma, disso tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osmar Vinicius Padula Junior

    ± 7 dias

    Excelente texto Polzonoff, gostei também do termo "facismo sanitário". No caso o "dedo duro" seria um sanitarista facista de plantão, disfarçado como sempre de pessoas bem intencionadas, lutando contra a covide 19. Quanto ao "dedo duro", se cuidasse mais de sua vida sem exercer sua índole facista, nada teria acontecido. Uma sucessão de erros que custou uma vida, lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADRIANA M

    ± 7 dias

    O negacionismo é também uma fascismo sanitário, mas de sentido inverso. Fundamenta-se na crença ******* de que todos aqueles que ficarem doentes e morrerem já estavam fadados a isso e, então, paciência! Pior: é um fascismo sanitário higienista ao pregar que os mais aptos não ficarão doentes e, se ficarem, logo estão curados. Logo, porque movimentar as engrenagens do Estado para a proteção dos mais frágeis? Este parece ser o raciocínio das bestas descerebradas liberadas pelo apocalipse zumbi brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADRIANA M

    ± 7 dias

    Aparentemente, o ilustre escrevinhador também foi tomado pela histeria pandêmica. A guarda municipal, em tempos menos sombrios, poderia ter sido chamada por alguém que, incomodado pelo barulho, reclamou providências ao abrigo da legislação ambiental. E, então, o mesmo desfecho poderia ter ocorrido. A causa estaria, como está, no despreparo do guarda que, talvez, devesse estar em outra atividade. Aliás, a falta de preparo e treinamento adequado de nossos policiais é histórica. E nem falo da habilidade com armas, imprescindível. Digo sobre o preparo mental, emocional e intelectual para enfrentar situações que, por força do ofício, estão sempre no limite.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Mendes Borges Monteiro

    ± 7 dias

    O colunista misturou, não sei se dolosa ou culposamente, assuntos que não se tangenciam. Essa morte é fruto de despreparo, incompetência, abuso de autoridade.... nada do ocorrido é defensável. O colunista porém parte para o artifício de pintar um "outro lado" com pessoas que vão atenuar o ocorrido e, obviamente, essas pessoas são aquelas que "acreditam em pandemia" e em "isolamento social". É mentira que essa monstruisidade conte com a chancela de parte da imprensa e das pessoas que, com o mínimo de bom senso, entendem a racionalidade de se evitar aglomerações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lia Lorch Lenci

    ± 7 dias

    Inacreditável

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 7 dias

    O desastre do MODELO DE EDUCAÇÃO implantado pela esquerda se reflete na CULTURA. Considerar Funk, Rap etc. como música é como a Dilma tentar estocar o vento! Só mentes deturpadas pelo uso de drogas pode gostar de tais "músicas".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josmar José dos Santos Júnior

    ± 7 dias

    Ecos de um estado totalitário...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 7 dias

    Eis que a ciência da terra parada de mais uma vítima.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lúcio Domício

    ± 7 dias

    Apesar de concordar com as bobagens que estão sendo feitas em nome da paranóia higienicista, o colunista misturou assuntos. Dispersões de festas ilegais tem que existir independente da epidemia. É direito das pessoas ao sossego. Se tem um inferno de som alto na frente da sua casa e o poder público se omitir, logo serão os próprios moradores a meter bala para acabar com a festa. A causa da morte foi o erro da Guarda, não a decisão de dispersar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 7 dias

    Quem frequenta um baile funk, boa pessoa não é. Independente do ocorrido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO A. O. PRIETO

    ± 7 dias

    Quantas pessoas, no mundo (não só no Brasil) estão com problemas mentais agravados por causa desta loucura (depressão, tendências suicidas...)? Isso não conta nada? Só os que se "salvaram" (salvaram-se MESMO devido a isso?) por causa dessas políticas restritivas da liberdade? É evidente que quem está no "grupo de risco", como é meu caso, deve evitar aglomerações e contatos físicos desnecessários; não precisamos da GRANDE sabedoria e boa vontade do STF, governadores, prefeitos , presidentes, secretários de saúde,... para nos dizer isso! Eles, aliás têm quem faça tudo por eles (cozinhar lavar, fazer compras,...). E quem não tem essas vantagens (por exemplo, mora sozinho)?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 7 dias

    Opa!!! Que coluna esquisita... foi Paulo mesmo que escreveu? Parece um estagiario da FSP ou Globo... não descreve o que ocorreu... apela para o coitadismo atenuando toda situação de risco em que a moça se colocou... parece torcer pela anarquia e a afronta às forças do Estado ( e não se deve provocar agentes mal- preparados pelo mesmo motivo que assaltantes drogados).... por duvidar do isolamento social compara-o indevidamente a aglomeraçoes futeis para ataca-lo... não menciona que se dependesse do governo federal estas festas seriam até estimuladas e teriamos que assistir a estas orgias de disseminação sem ter a quem reclamar... coluna estranha! Prefiro aguardar o inquérito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABD58

    ± 7 dias

    Texto lindo, pena que faltou na matéria citar que foram quebradas garrafas e jogadas em direção aos Guardas Municipais por quase 40 pessoas que deveriam estar em casa e não mexendo a raba, mas pela narrativa é melhor dizer que os GCM chegaram sentando o dedo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luzalvo

      ± 7 dias

      Ah claro, e no caso do GM de Curitiba que atirou nos ciclistas também? Cidadãos armados com os dentes contra o lixo do poder público armado com armas de fogo? E quem se sente intimidado são os representantes da lei? Vá dormir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 7 dias

    Bom texto....o GM estava cumprindo ordens de um prefeitinho que recebeu a autoridade de um SFT ..vergonha nacional. Simples assim

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 8 dias

    Pois é... esses dias um GM foi "humilhado" por um desembargador e foi todo aquele alarde... os modinhas, a geração inútil ficou fazendo protestinho ai por causa do americano lá o Floyd que foi sufocado por um policial... também não gosto de funk e de diversos tipos de comportamento.. ah mas a garota estava num baile... Floyd também estava aprontando.. mas como Paulo mesmo disse, acham que dispersar aglomerações vai acabar com o virus. O pior que tem gente que acredita ai banca o justiceiro lacrador que entrega qualquer coisa mas não olha para o próprio traseiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 8 dias

    Concordo com o texto, apenas gostaria de ponderar que faltou apontar o verdadeiro culpado desta situação no país: o STF que delegou a governadores e prefeitos incompetentes o manejo de uma grave crise. Mesmo que muitos acusem Bolsonaro que não agiu da forma correta ao amenizar o que seria a pandemia no início, o fato é que o governo federal acabou ficando sem poderes legais para atuar. E por último, sempre achei que guarda municipal seria para cuidar do patrimônio publico e trânsito, jamais para efetuarem ações de polícia militar por não terem treinamento adequado. E isto é a opinião que li de vários especialistas em segurança pública, com a qual concordo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 8 dias

    Logo,logo os governadores e prefeitos estarão proibindo de respirar na rua Quem for pego respirando na rua, levará uma multa e se for reincidente será preso e proibido de respirar no xilindro Mais a frente a midia continuara gritando em suas paginas "Bolsonaro ditador" e os governadores e prefeitos batendo palmas para a midia E voce, meu caro, vai reelegeros ?????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 8 dias

    O pobre guarda municipal não tem culpa do que aconteceu. Um prefeito que dá uma arma a um cidadão que não sabe diferenciar munição letal da não-letal é que é o verdadeiro assassino. Ele é quem deveria responder. Por não dar treinamento adequado ao pobre guarda e por baixar esses decretos totalitários achando, como a maioria dos ignorantes deste país, que vírus se combate com decretos. A falta de bom senso dessa gente é nojenta. E a culpa é também da mídia que incutiu o medo, o pânico na população. Hoje quando alguém sai para caminhar por uma rua quase deserta sem a maldita máscara, é tratado como se fosse um leproso. Nos obrigam a respirar, ao ar livre, o dióxido de carbono.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Fernando P F de Oliveira

    ± 8 dias

    O equipamento e treinamento da polícia municipal foi claramente muito fraco para lidar com este tipo de situação. Antes de dar tiro em aglomerações tem outros meios: bombas de gás, jato de água, spray de pimenta....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 8 dias

    Caro Paulo, ao assumir o papel de juiz do episódio que você não presenciou, corre o risco de ser injusto. Há pouco tempo uma mulher foi morta em um supermercado de Curitiba em condições semelhantes(o vigilante entrou em luta com um cliente e a funcionária recebeu um tiro no peito). A jovem de Rio Claro possivelmente não era o alvo do tiro fatal. Acho que você não tem o conhecimento necessário para julgar e condenar o guarda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GERSON CACIONE

    ± 8 dias

    Sou Médico, há 42 anos, é digo que a vergonhosa politização da pandemia só poderia levar à esses tipos de acontecimentos trágicos a que temos assistido. Ainda virá, à seguir fome, suicídios, etc. Tudo por conta da incompetência dos gestores que estão lidando com a pandemia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Robson Eduardo

    ± 8 dias

    Tem um jeito de fazer a mídia se pronunciar. É só escarafunchar a árvore genealógica da moça e dizer que ela era negra. Se tivesse a pele escura já estaria no fantástico. Não pelo bem dos negros, mas pelo bem da narrativa vergonhosa adotada atualmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 7 dias

      moleza pro brancão aê vir com esse papinho. os negros exploradores... os negros... daqui a pouco essa turma "anti tudo" vai crer com afinco e começar a a divulgar q escravidão nunca existiu e q racismo é coisa de comunista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAIME

    ± 8 dias

    A mídia foi fria em relação a essa tragédia porque o caso não se enquadra nas suas narrativas prediletas, muito pelo contrário...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Tavares Malizia Alves

    ± 8 dias

    Afinal, garrafadas nunca mataram ninguém, certo?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilmar Donizete Rigamonti

    ± 8 dias

    Como sempre, Paulo Polzonoff Jr. foi perfeito. Infelizmente, essa pandemia aflorou uma série de ditadorzinhos de dória, que acham que podem tudo... até tirar a vida de inocentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 8 dias

    Uma arma e poder demais na mão de uns idiotas sem preparo, dá nisso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 8 dias

    Quantos absurdos praticados em nome do "bem maior"! Até quando???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 8 dias

    Queria ver se fosse uma dessas que chamam de "ativistas de esquerda". A Globo Lixo , artistas, intelectuais e tutti quanti, estariam vociferando contra essa grande injustiça. Ma quê? Para esquerda vagab unda e hipócrita a vida que importa é só a que é da sua grei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 8 dias

    Que Deus conforte familiares e amigos e que o assassinato dessa jovem não fique impune. A violência do estado contra o cidadão é diária e agora, além da supressão dos direitos civis, passa pelo assassinato de inocentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raul

    ± 8 dias

    Só para lembrar aos desavisados: GCM não é polícia. GCM também não possui o mínimo preparo para fazer uso de arma de fogo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Bertozzi

    ± 8 dias

    A Gabrielli importa sim! Claro que vivemos uma tragédia triste com o vírus chinês. Porém este belo texto denúncia de como a politização da pandemia, o despreparo de autoridades, a má fê de 90% da mídia produziram um cenário de apocalipse. Juizes e executores que vão cobrar mais e mais vidas como a da Gabrielli!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilberto kistner

    ± 8 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    ± 8 dias

    A pessoa que frequenta um baile funk pra mim despreza a própria vida. Eu me preocupo, sim, com a vida do GCM !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 7 dias

      torça para q ninguém pense como vc, mas com sinal trocado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo_Ctba

    ± 8 dias

    Mais um excelente texto, Polzonoff!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    cristian ferrari

    ± 8 dias

    Mais uma morte pela incapacidade da policia ser o que a policia deveria ser e não pela pandemia, que enunciado mais bizarro. A policia pode ser chamada a qualquer hora, por qualquer motivo, por qualquer vizinho, isso acontece o tempo todo. Qual o treinamento de abordagem social nesses casos? chegar armado? disparos pro alto? inicio de confrontação? qual o protocolo usado? tiros no peito? fala sério... misturou alhos com bugalhos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 8 dias

    Parece ter havido um acidente. Mas acidentes acontecem mais frequentemente diante de circunstâncias que aumentam a probabilidade de suas ocorrências. E diante desta nova "investida" que a polícia faz para evitar aglomerações, criou-se novas e maiores probabilidades destes acidentes ocorrerem. O duro é que nunca saberemos quantas vidas serão salvas por investidas deste tipo. NÃO estou insinuar que a vida desta moça possa ser comparada ao possível salvamento de outras vidas. Apenas trazendo um ponto de reflexão para este tema complexo e polêmico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thais de Melo Queiroz

    ± 8 dias

    Que tristeza, meu Deus! Como chegamos nisso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 7 dias

      um palpite: lembra de um certo ministro q queria fazer valer a promessa de um certo presidente, para excluir a ilicitude da conduta de agentes "da lei" q alguém fundado temor ou receio??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 8 dias

    Não me interessa aonde ela estava, ou fazendo o quê. O que me interessa é saber até quando seremos mortos por elementos que não deveriam estar com uma arma nas mãos. Indivíduos esses mal treinados e atirando à esmo. Deveria ser trancafiado por muito tempo, até aprender(?) a respeitar a vida do outro...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 8 dias

    A extrema direita negacionista vsi se fartar agora. Chega a ser imoral o “vitimismo”usado pelo autor, o mesmo que defendeu o desembargador velhaco que ofendeu os guardas municipais, para justificar a tal histeria sanitária. Vai fazer festa, Poizo! Tenha coragem, saia nas ruas sem máscara abraçando seus amigos. E para de usar a triste morte da jovem na festa clandestina para justificar seu negacionismo. São 100 mil mortos no Brasil cujas famílias também sofrem enquanto gente sem consciência como você escreve bobagens se fazendo passar de paladino da liberdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • A

      ADRIANA M

      ± 7 dias

      O negacionismo é também uma fascismo sanitário, mas de sentido inverso. Fundamenta-se na crença ******* de que todos aqueles que ficarem doentes e morrerem já estavam fadados a isso e, então, paciência! Pior: é um fascismo sanitário higienista ao pregar que os mais aptos não ficarão doentes e, se ficarem, logo estão curados. Logo, porque movimentar as engrenagens do Estado para a proteção dos mais frágeis? Este parece ser o raciocínio das bestas descerebradas liberadas pelo apocalipse zumbi brasileiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Avlis Sotnas

      ± 7 dias

      Eduardo Prestes: imagino q no caso de entes queridos seus morrerem de covid, manterá o discurso e no derradeiro adeus dirá: "é... paciência, fazer o q né? bora fazer um churrasco"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 8 dias

      Fascismo sanitário, adorei esse termo, perfeito para a esquerda e os coronalovers. Quarentena não funciona, lockdown não funciona, máscara não é garantia de nada. Nada disso possui base científica, mas querem empurrar goela abaixo da população. Eu escolhi o oposto, não fico em casa, trabalho normalmente, não uso máscara em locais abertos, confio na relativa eficiência do tratamento precoce. É um vírus, que vai cumprir seu ciclo. Ninguém morreu sem atendimento, é isso o máximo que podia ser feito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 8 dias

      Fascismo sanitário, adorei esse termo, perfeito para a esquerda e os coronalovers. Quarentena não funciona, lockdown não funciona, máscara não é garantia de nada. Nada disso possui base científica, mas querem empurrar goela abaixo da população. Eu escolhi o oposto, não fico em casa, trabalho normalmente, não uso máscara em locais abertos, confio na relativa eficiência do tratamento precoce. É um vírus, que vai cumprir seu ciclo. Ninguém morreu sem atendimento, é isso o máximo que podia ser feito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 8 dias

      Sua atitude é: fascista. Além disso sapateia nos 100 mil mortos pra avançar sua agenda política.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      ROGER RODRIGUES DA LUZ

      ± 8 dias

      Caro Dilbert. Que tal a polícia ser autorizada a alvejar qualquer um que esteja sem focinheira, ops, quer dizer, máscara. Já pensou que maravilha?! A contaminação pelo corongavirus iria quase a zero e a "plandemia" iria acabar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.