i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Hitler não foi a reencarnação de Satanás, diz historiador nazista

  • 18/09/2020 09:30
O historiador Mones Janoel: Hitler teve o papel do que na ciência política se chama de pai da nação.
O historiador Mones Janoel: Hitler teve o papel do que na ciência política se chama de pai da nação.| Foto: Reprodução/ Wikipedia

[Este texto é uma paródia. Entenda lendo até o fim].

Aos 30 anos, o historiador catarinense Mones Janoel rejeita o rótulo de guru de Bento Carneiro, 153, o vampiro brasileiro. “Não sou guru de ninguém, nem dos meus sobrinhos. Meu sobrinho torce pelo Criciúma e eu sou Figueirense”, diz o responsável por, nas palavras do vampiro tupiniquim, torná-lo menos “tolerante com as raças inferiores”.

A declaração de Bento Carneiro ao programa “Palco pra Maluco”, no último dia 5, jogou holofotes sobre Janoel, militante do Partido Nacional Socialista, youtuber, podcaster e autor de livros sobre o nazismo.

Ele também é uma espécie de divulgador no Brasil da obra do italiano Giovanni Gentile (1875-1944), que impressionou o vampiro por sua crítica ao socialismo. Mas Gentile, assim como Rosenberg, tem também uma visão que exalta diversos aspectos da Alemanha Nazista e relativiza o papel de Adolf Hitler (1889-1945), que teria promovido o extermínio em massa de 6 milhões de judeus em campos de concentração, segundo algumas estimativas. Eles reconhecem os crimes do líder alemão, mas enxergam diversos avanços do governo de Hitler.

Por isso, o catarinense, nascido numa mansão às margens do rio Itajaí-Açu, virou alvo de acadêmicos, muitos de direita, por estar dando munição para a esquerda. Dizendo sofrer ameaças na internet, ele não revela o local onde mora, nos Alpes Catarinenses.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Janoel rebate as críticas, reafirma os elogios a Hitler e prevê uma nova onda nazista no Brasil, vinda sobretudo da juventude.

Você é nazista?

Tem uma tirada do filósofo Slavoj Zizek que acho muito boa. Ele diz que para perguntas erradas não existem respostas certas. A pergunta está mal colocada. Parte-se do pressuposto, amparado no senso comum, de que ser nazista significa qualquer pessoa que não tem uma visão de Hitler como a reencarnação de Satanás na Terra, ou que não coaduna com a leitura da teoria do totalitarismo, que ficou famosa na pena da Hannah Arendt, que equipara o nazismo ao stalinismo, Hitler a Stalin.

Na verdade, coloca até o nazismo num patamar ético, moral e de violência maior. Eu não sou nazista. Nazismo é uma leitura do marxismo que tem três pilares: desconsiderar qualquer crítica, colocando erros ou até tragédias na conta de mentiras sionistas, ou do Mossad; considerar que o modelo do Reich é o único possível e que qualquer coisa fora disso seria revisionismo; e fazer uma leitura de Hitler como uma continuidade direta e uma elevação da obra de Himmler, Göring e Heydrich. Não me encaixo em nada disso.

Na sua opinião, quem foi Hitler?

Hitler teve o papel do que na ciência política se chama de pai da nação. Não se pode reduzir a experiência nazista a um mero reino de terror e a um grande Auschwitz. O terror existiu, Auschwitz existiu, a repressão a artistas, intelectuais, cientistas existiu. Também existiram episódios de extermínio, não o extermínio planejado com intuitos eugenistas, mas problemas de logística no transporte dos judeus.

Mas o governo de Hitler combateu de maneira firme a inflação e o sionismo. O Reich também teve papel fundamental na construção de direitos econômicos, sociais, no que depois vai ser generalizado no rótulo de Estado de bem-estar. Nos anos 1930, no auge de todo o processo de repressão, estava sendo eliminado o analfabetismo, construída a maior rede vista até então de creches, escolas públicas, restaurantes públicos, universidades, hospitais, empresas, casas populares e campos de concentração.

A análise que Gentile faz, bem longe de qualquer apologia, coloca os dados repressivos, mas destaca que é impossível desconsiderar os elementos emancipatórios. Se hoje eu tenho direito de voto e direitos civis, deve-se fundamentalmente ao papel do nazismo.

Enxergar um lado bom no Hitler não é como elogiar Stalin por ter acabado com o czarismo na União Soviética ou o general Médici pelo milagre econômico?

Acabar com o czarismo não significa melhorar a vida do povo. Isso é discurso de economista tecnocrático. Enxergar um legado emancipatório na experiência nazista fica no mesmo plano de quem defende Barack Obama, que foi o responsável pelo maior uso de drones da história recente dos EUA, que destruiu a Líbia, o país que tinha o líder mais carismático da África. Quando eu digo que o Hitler teve um papel positivo na Segunda Guerra, não significa dizer que Auschwitz é lindo.

Esse lado positivo de Hitler se sobrepõe aos erros e crimes dele?

Na análise histórica, não existe uma balança de pontos positivos e negativos. O objetivo é compreender a totalidade do fenômeno.

Você coloca [Winston] Churchill e [Charles] De Gaulle no mesmo patamar do Hitler?

Eu coloco nos seus contextos históricos. A ideia de patamar é muito derivada de ciências exatas. O [Harry] Truman, que ordenou o ataque com as bombas atômicas, produziu o maior massacre no espaço-tempo da história. Nunca se viu tantas pessoas em tão pouco tempo serem exterminadas. Truman não é chamado de assassino, eugenista. O Hitler sim, porque era uma figura do movimento nazista.

Chamou minha atenção você dizer que deve o direito de voto ao nazismo, sendo que o nazismo não permite eleições livres.

Isso é falso. A Constituição do Reich foi o primeiro documento constitucional da história que faculta o direito de voto a todos os arianos e todas as arianas. Quando Hitler foi escolhido chanceler, na maioria dos países do mundo existiam restrições censitárias ao voto, critérios de renda, as mulheres estavam excluídas, judeus tinham os mesmos direitos que os arianos. A universalização do direito de voto e a ideia de uma cabeça, um voto, é uma imposição do nazismo ao mundo liberal.

(...)

Percebo que, sempre que há uma crítica ao nazismo, sua resposta é dizer que a esquerda fez ainda pior. Isso aí não é cair na falsa equivalência, tão criticada pela direita?

Minha questão não é justificar nem comparar. Quando aconteceu o atentado às Torres Gêmeas, o governo dos EUA adotou o Ato Patriótico, que restringiu de maneira brutal os direitos civis, institucionalizou a tortura, criou aberrações jurídicas. E ninguém chamou os EUA de ditadura. Aí a Venezuela é ameaçada e usa como justificativa de defesa restrições a certos elementos de liberdade. Lá na hora se usa o adjetivo “não democrático”, e com os EUA não se usa. Quando eu chamo esse exemplo histórico, é para questionar a lógica da aplicabilidade do conceito. Sou um amante da paz, estou até pensando em virar vegano, comecei a ter pena de bicho. Mas sou historiador.

O socialismo é o grande inimigo a ser enfrentado?

Não, o grande mal são os judeus, os inimigos do povo ariano que, todos sabem, está destinado a dominar o mundo. O socialismo é só uma expressão ideológica.

Você tem sido criticado pela direita porque esse resgate de Hitler daria argumento para a esquerda de que o nazismo é sempre autoritário. Como responde?

Isso não faz sentido à luz da história. Mussolini, Pinochet, Franco, todos governos moderados de direita, caíram e os líderes acabaram até linchados. Todas as vezes que uma força de direita propôs a criação do nazismo, a resposta foi um banho de sangue.

(...)

E o que você acha de ter convertido Bento Carneiro para algo menos tolerante com as raças inferiores, como ele diz?

Sou muito grato ao vampiro pela projeção. Quando foi publicado o vídeo com ele no Nazistas pela Liberdade, meu canal deu um boom de inscritos. Demorei dois anos para chegar a 10 mil inscritos, agora estou com 111 mil, 90 mil foram só esse ano.

Isso mostra novo ímpeto para ideias nazistas e fascistas, que muitos dizem que estavam desacreditadas?

Não há dúvidas desse novo impulso. No Brasil, não tanto nesse momento mais imediato, mas várias pesquisas na França, Inglaterra e EUA mostram como a juventude é cada vez mais simpática à palavra nazismo. Até onde vai esse fenômeno, que impacto vai ter na política, quanto vai durar, isso é outra coisa. Essa simpatia se explica por ser geracional. Tenho 30 anos, quando comecei a me entender por gente, o Reich já tinha acabado.

A gente vive num sistema capitalista, democracia liberal, que tem uma série de promessas e não entregou nada. Isso faz com que essa juventude vá procurar alternativas. Não é a SS [tropa de elite da Alemanha Nazista] o problema, é a polícia dos EUA, ou do Brasil, que está matando arianos.

[Infelizmente, preciso explicar a piada. Um jornal deu espaço para um historiador que defende Stalin. Sim, o ditador comunista genocida da União Soviética. Defende mesmo, explícita e desavergonhadamente, para quem tiver estômago de ouvir, ler e se deixar influenciar. E ele faz isso porque o comunismo, mesmo em sua versão mais abjeta, é uma forma de loucura socialmente aceita, quando não exaltada como expressão de superioridade intelectual. Aí eu pensei: o que aconteceria se um jornal desse espaço para um louco desses defender Hitler e o legado nazista só porque teria influenciado um famosinho qualquer? O resultado dessa experiência está no texto acima].

67 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 67 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 1 dias

    O tal Jones Manoel não é mais ****** por falta de espaço. Quanto ao Caetano... Melhor deixar pra lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 2 dias

    Esse jones Manoel é um débil mental que só o gaga do Caetano gosta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 2 dias

    Esse jones Manoel é um débil mental que só o gaga do Caetano gosta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carvalhaes

    ± 3 dias

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alan Z

    ± 4 dias

    Excelente texto como sempre. Duro é em pleno século XXI ainda estarmos presos a discussões sobre ser ou não de direita ou de esquerda, se comunismo/socialismo é bom ou não. Por esses e outros motivos a América Latina nunca vai evoluir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdemar Katayama Kjaer

    ± 4 dias

    Excelente texto. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 4 dias

    Uma coisa é fato. Não há diferença entre o comunismo soviético e o nazismo naquele contexto. São todos sistemas hediondos e que mataram milhões de pessoas. Mas o entrevistado afrontar os judeus é muita estúpidez. Que recalque é esse? Por que os judeus em sua maioria são ricos e culturalmente mais avançados? Aceite a sua insignificancia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 4 dias

    Não tenho dúvida de que Hitler foi uma das piores inteligências para o mal que esta humanidade já presenciou. Tivemos histórias no passado em que o Vaticano se envolveu, mesmo estando 'dominado', a Cruzada Eucarística, a Inquisição e as duas Guerras mundiais comprovam isto, é passado lamentável que precisamos compreender. Minha referência ao MarkaBank foi o golpe que o Cacciola deu no Governo FHC e que jamais recuperamos este dinheiro... Quanto à ORDEM de proibição neste Planeta de Armas Químicas, Biológicas, Digitais e Atômicas, que todos tiveram que aceitar, a pergunta é de onde ou de quem é esta Ordem? Meu comentário não foi compreendido, a gradação é alta, eu sei...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Antônio

    ± 4 dias

    Bom dia! " os franceses que são o povo mais inteligente do mundo tem essa belíssima expressão: quanto mais as coisas mudam, mais continua as mesma! ( livro do Rubens, agosto)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 4 dias

    Ok, só que o nazismo é de esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 4 dias

    Sem falar que o comunismo matou (e ainda mata) em torno de 100 MILHÕES DE PESSOAS pelo mundo. Nunca é demais lembrar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 4 dias

    "Nazismo é uma leitura do MARXISMO que tem três pilares: desconsiderar qualquer crítica, colocando erros ou até tragédias na conta de mentiras sionistas". Constatação do ÓBVIO, vinda de alguém que conhece profundametne o nazismo, mas que certamente encheu os olhos dos marxistas de lágrimas, que fazem de tudo para associarem o nazismo ao conservadorismo, em uma das maiores MENTIRAS e DESONESTIDADE INTELECTUAL já contadas na história, reforçando a afirmação desse historiador de que MARXISTAS SÃO MENTIROSOS. Fato é que o comunismo é INFINITAMENTE PIOR e MAIS PERIGOSO que o nazismo. Por que? Porque ele traveste suas REAIS e PERVERSAS INTENÇÕES em "causas sociais nobres".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Neiva de Lima

    ± 4 dias

    Muito bom artigo. Conseguimos ficar escandalizados com essa ficção proposta e nos acostumamos com a realidade marxista imposta. As duas posturas são igualmente nocivas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 4 dias

    daqui uns anos os historiadores petistas vão dizer que LULA foi um salvador e ensinarão aos seus filho isso .... tipo lampião que era um terrorista e romantizaram ele ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henri Moreno Fernandes

    ± 4 dias

    A nossa educação é tão ruim que o colunista se vê obrigado a explicar a piada. "Infelizmente, preciso explicar a piada. " . O texto excelente como sempre. Por que trazer o Stalin de volta a vida? Simples, o povo começa a perceber que a esquerda mente, rouba e persegue os seus adversários. Então é necessário voltar a raiz do velho e bom comunismo que permite evitar o debate e partir para aniquilação dos seus opositores, simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henri Moreno Fernandes

    ± 4 dias

    A nossa educação é tão ruim que o colunista se vê obrigado a explicar a piada. "Infelizmente, preciso explicar a piada. " . O texto excelente como sempre. Por que trazer o Stalin de volta a vida? Simples, o povo começa a perceber que a esquerda mente, rouba e persegue os seus adversários. Então é necessário voltar a raiz do velho e bom comunismo que permite evitar o debate e partir para aniquilação dos seus opositores, simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 4 dias

    COMUNISMO é o nazimso com perfume

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 4 dias

    diria que satanas reencarnou no LULA., mas ai estaria sendo sacana com satanas....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PLINIO WALGER

    ± 4 dias

    Por mais que possa ser uma grande brincadeira, nunca se deve fazer isso com o Nazismo... não se compara esse absurdo com nada... o mau gosto foi tamanho, que resolveu fazer isso bem no dia que se comemora o ano novo judaico... porém, para quem apoia esse que é, sem dúvida alguma, o pior presidente da história do nosso país, sem surpresas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Bastos

    ± 4 dias

    Se essa entrevista fosse feita com Flávio Dino, governador do Maranhão, estado onde moro, não seria uma paródia, seria verdade mesmo. Só que ao invés dele exaltar o nazismo, logicamente, ele exaltaria o comunismo de Stálin.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 4 dias

    Genial texto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 4 dias

    Tem socialista que acha aceitável defender Lula.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 4 dias

    Genial Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 4 dias

    Putz, Paulo, o duro é vc ter que dar explicação para os leitores sobre o teu texto. Mas concordo. O paulofreirismo não deixaria muitos leitores entender sua paródia jocosa, né? Só pegando na mãozinha, hein?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 4 dias

    Putz, Paulo, o duro é vc ter que dar explicação para os leitores sobre o teu texto. Mas concordo. O paulofreirismo não deixaria muitos leitores entender sua paródia jocosa, né? Só pegando na mãozinha, hein?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 4 dias

    Para mim, tanto o nazismo quanto o comunismo sao os dois lados da mesma moeda. Ambos sao movimentos de esquerda. Mas eu tentei achar graça nas piadas e nao consegui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 4 dias

    O incrível é que mesmo explicando no começo e no final que se trata de uma gozação tem gente que não entendeu. Nota zero pra interpretação desse pessoal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Michel

      ± 4 dias

      Sem críticas, pelo menos estão se esforçando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lúcio Domício

    ± 4 dias

    Sempre os 2 pesos e 2 medidas. E como tem gente que "lê mas não lê", mesmo com o colunista avisando no início e no fim do texto do que se trata....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NOELY BRENNY

    ± 4 dias

    Desparodiando, seria defender o indefensável? Constitucionalmente o direito ao contraditório?!?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Roberto Koche Pontin

    ± 4 dias

    Caro Paulo , acho que nesta você errou a mão. Não podemos dar nenhum espaço, nem mesmo citar a palavra nazi... meu avô veio para o Brasil por conta desta maldita guerra . Meus parentes e que ficaram na Itália, a maioria morreu por conta do demônio e Mussolini. O que estes crápulas fizeram se compara a Stálin , Mao etc . A civilização deve sempre estar atenta para que nunca mais aconteça aquilo .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvio Luhm

    ± 4 dias

    Polzonoff,de longe o melhor articulista da Gazeta.O duro é ter que explicar a piada,mesmo assim ótima. Parabéns.Só pra constar,gosto muito das músicas de Bento Carneiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JULIANO RIBAS DEA

    ± 5 dias

    Não foi. Foi bem pior que o diabo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Meula

    ± 5 dias

    Parabéns, sensacional desmascarar está esquerda caviar de inteligentíssima!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 3 dias

      O Airton, além de presunçoso e arrogante, também É BURRO!!! Não percebeu que o post é uma piada! Esse é o sujeito que se arroga autoridade pra opinar sobre tudo, kkkk PETRALHA PATÉTICO!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 4 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Ana

      ± 5 dias

      elisangela alves laranjeira: Não se pode fazer paródia com o nazismo, mas se pode defender a sério o stalinismo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      elisangela alves laranjeira

      ± 5 dias

      Com o nazismo não tem sentido fazer paródia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 5 dias

      Leu lá no alto to texto que é uma PARÓDIA?!?!?!? e SABE O QUE É UMA paródia????

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Americo Lisboa Junior

    ± 5 dias

    Envia o texto ao Caetano Veloso sem mencionar que uma paródia, é bem capaz dele dar uma opinião "lucida" e "progressista" sobre o nazismo, e exaltar o autor, divulgando-o em programas de TV.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO FABIANO MAZUR

    ± 5 dias

    Espetacular! É de lavar a alma !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tommaso

    ± 5 dias

    Sensacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 5 dias

    Só Inteligentes, cultos ou não, conseguem Domínio sobre o Povo. Hitler foi inteligente, culto, gostava de crianças, de música e pintura. Bons atributos para seu desejo maior, elevando a economia da Alemanha. Já vimos populares até sem cultura, exercerem o papel de líderes e tornados intocáveis. Evidente que o Olho que tudo vê do Anjo da Luz, foi um projeto de domínio e implantes tantos, que parece incrível para ser realidade. Agora estão sob ordem: Proibido as Armas Q, B, D e Atômicas. Diga lá quem as proibiu e que todos na ‘ordem’ aceitaram sem reclamar? Paulo dever ter horror em ouvir alguém como eu, seria uma perda de tempo, do tempo que perdeu, né? Risos... Vamos falar do MarkaBank?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Celito Medeiros

      ± 4 dias

      Não tenho a menor dúvida de que Hitler foi uma das piores inteligências para o mal que esta humanidade já presenciou. Tivemos histórias no passado em que o Vaticano se envolveu, mesmo estando 'dominado', a Cruzada Eucarística, a Inquisição e as duas Gerras mundiais comprovam isto, é passado lamentável que precisamos compreender. Minha referência ao MarkaBank foi o golpe que o Cacciola deu no Governo FHC e que jamais recuperamos este dinheiro... Quanto à ORDEM de proibição neste Planeta de Armas Químicas, Biológicas, Digitais e Atômicas, que todos tiveram que aceitar, a pergunta é de onde ou de quem é esta Ordem? Meu comentário não foi compreendido, a gradação é alta, eu sei.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JULIANO RIBAS DEA

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sílvia

    ± 5 dias

    Brilhante!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio de Oliveira Siqueira

    ± 5 dias

    Polzonoff, simplesmente sensacional seu texto. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thais de Melo Queiroz

    ± 5 dias

    Fantástico o artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo

    ± 5 dias

    Quem não sacou "Mones Januel" leu o texto já perdido. Show de bola o artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Senor Rodriguez

    ± 5 dias

    Sempre assim: dois pesos, duas medidas. Essa ideologia maldita ainda vai causar muitos estragos na civilização. Eduquemos a nós mesmos para o justo combate. Não vamos deixar os bárbaros imporem esse discurso pseudo humanista, mas que não tem valores a respeitar, senão o desejado mundo utópico final (que nunca chega).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Machado Cavalheiro

    ± 5 dias

    Parabéns pela ideia e pelo texto. Você nos mostra como o a ideologia comunista está sendo disseminada na nossa visão de mundo (de uma parte do povo que não pensa criticamente) e não nos causa indignação quando um genocida como Stálin é defendido por um ignóbil como esse sujeito que teve espaço na Folha. Quando você mostra a outra face da mesma moeda, aí sim causa horror e indignação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    daniel constantino

    ± 5 dias

    Sensacional! Muito inteligente e divertido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Danilo Bernardo dos Santos

    ± 5 dias

    Que Loucura!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 5 dias

    Entendi a intenção do colunista, mas creio que ajuda mais contrapormos ideias opostas com fatos e argumentos, prós e contras, para cada um poder fazer sua avaliação. Sem ironias. Mas ok, valeu a explicação ao final, para deixar mais clara a intenção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 5 dias

    Cara: até loucura tem método foi o que me veio à cabeça. Nada coaduna com nada. O sujeito é totalmente incongruente. Seu pensamento não tem nenhuma liga e ou coalescência. É um verdadeiro Maquiavel, isto é os fins justificam os meios. Repito: loucura com método, ou em outras palavras, muitas bobagens ditas com concatenação, não obstante sem lastro coerente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDNEI MAINARDES

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    maisvalia

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Llelis

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 5 dias

      Notou que é uma PARÓDIA?????

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Correa

    ± 5 dias

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Doris Serra

    ± 5 dias

    Experiência revoltante. Mas entendi o que quis fazer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João

    ± 5 dias

    Péssima ideia do autor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.