i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

O desembargador, a historiadora e o Mário (que Mário?): resumo de um Brasil triste

  • [20/07/2020] [15:26]
Desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do TJ-SP, rasga a multa por não usar máscara contra o coronavírus em espaço público.
Desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do TJ-SP, rasga a multa por não usar máscara contra o coronavírus em espaço público.| Foto: Reprodução/Youtube

Minha dúvida nem é tanto sobre estarmos ou não vivendo um período de exacerbação histórica, no qual todos, por acharem que têm algo a dizer, acabam por contribuir para um conflito diário interminável e exaustivo. Minha dúvida tem mais a ver com o tamanho da minha colaboração para esse estado de beligerância.

Hoje mesmo. Abri a Caixa de Pandora do Passarinho Azul e, de cara, me deparei com o vídeo de um desembargador chamando um policial de analfabeto. O desembargador andava sozinho na praia e o policial quis multá-lo por ele não estar usando máscara. Tudo na cena é absolutamente errado. Fora dela também, uma vez que a Corregedoria Nacional de Justiça determinou a abertura de uma investigação para apurar a conduta do desembargador.

O que há no episódio que justifique o uso das engrenagens do Estado? De um lado está um “agente da lei” fazendo cumprir (eichmanniamente para uns, político-sanitariamente correto para outros) um decreto quanto ao uso de máscaras. De outro, um senhor que sabe que está acima dos demais mortais e que o pior que pode lhe acontecer é a aposentadoria compulsória.

Mas e se não fosse um desembargador, e sim um pedreiro que estivesse sendo multado e talvez humilhado por um agente da lei? Que palavras usaríamos para fazer referência a ele e ao policial? Pergunto isso porque estou pensando na inveja, no ressentimento e no rancor que também norteiam nosso mui particularíssimo e algo descalibrado senso se justiça.

E eu, que tenho essa grave falha de caráter de ser crítico das medidas de isolamento social, tenderia a me solidarizar com o cidadão vítima da coerção. Mas como me solidarizar com um senhor de cabelos brancos que se impõe por meio do infame “você sabe com quem está falando?” e chama o semelhante de analfabeto?

Pouco mais de 24 horas se passaram desde que o vídeo ganhou as redes sociais e já há toda uma discussão tentando dar uma dimensão maior ao caso. “A punição ao desembargador revelará em que tipo de país vivemos”, diz um. E logo aparecerá alguém sugerindo que o comportamento do desembargador justifica toda uma reforma político-social, quando não uma verdadeira revolução. Porque tudo, hoje, é desculpa para o enfrentamento, para a guerra, para o esmagamento do indivíduo, para a destruição das instituições, para a reescrita do mundo.

Autoritarismo despudorado

Na realidade dos intelectuais que veem fascismo em todos os cantos da democracia, mas são incapazes de questionar (eu disse questionar, não humilhar o coleguinha) o uso compulsório de máscaras, o cenário não é muito diferente. Basta substituir o desembargador pela historiadora e você terá a repetição do conflito. Porque mudam as palavras, o tom de voz e os insultos, mas a atmosfera belicosa continua a mesma. Resta saber até quando aguentaremos.

Lilia Moritz Schwartz, autora de um livro sobre “o autoritarismo brasileiro”, deu uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. “Nesse contexto em que vivemos é preciso chegar à conclusão de que toda arte é política. Não é porque uma obra não diga diretamente respeito a uma questão eminentemente política que ela deixa de ser política”, disse ela em sua primeira intervenção – que não é nem de longe a mais problemática.

Mas que revela quão afundada está a intelectualidade brasileira na mesma lama antropocêntrica que deu origem ao desembargador que legitima as ações do Estado nos dias úteis para rasgá-las e jogá-las na cara do policial no fim de semana. “Tudo é política”, diz a historiadora, eliminando o caráter espiritual da apreciação estética.

Como se uma pessoa não pudesse ler, por exemplo, Viagem ao Fim da Noite, do antissemita Louis-Ferdinand Céline, para se confrontar com seus próprios demônios. Como se a obra de Jorge Amado fosse incapaz de despertar no leitor sensações mais “à flor da pele” e se resumisse a panfletos marxistas. Como se a poesia do já citado Bruno Tolentino nos guiasse a um voto qualquer, e não ao deslumbrante universo do indivíduo que busca coisa bem diversa desse poderzinho terreno que tanto parece fascinar Schwarcz.

Na mesma entrevista, ela diz que não se deve usar o termo “vandalizar” para se referir à destruição de obras, porque vandalizar tem uma conexão negativa. Fofo, né? Em seguida, ela justifica medidas como a tentativa recente de jogar o filme “...E o Vento Levou” na lata de lixo da história com duas frases despudoradas: "A ideia não é proibir a circulação de uma obra. No limite, se existirem obras muito perversas, a destruição das mesmas não fará falta a ninguém".

Mas com que autoridade uma pessoa que usa “as mesmas” como pronome pessoal fala de obras perversas que não farão falta a ninguém? Quem as classificará como perversas ou não? Uma etnia específica? Um soviete? E se eu quiser absorver a “perversidade” de uma obra de arte para, a partir dela, compreender o que há de perverso em mim e no mundo e, assim, tentar me tornar uma pessoa melhor? Peço autorização à dra. Schwarcz ou a Djamila Ribeiro?

Que Mário?

Já nas últimas horas do fim de semana, descubro que a turma que confunde sentimentalismo com sensibilidade está numa investida contra o programa humorístico Pânico. Tudo porque um tiktoker (pessoa que passa o dia fazendo vídeos na rede social Tik Tok) chamado Mario Jr. teria sido humilhado pelo apresentador e comentaristas que o aconselharam a estudar e não depender do aplicativo para ganhar a vida ou fazer carreira.

Assisti ao vídeo da “humilhação”. Uma, duas, dez vezes. Sem encontrar qualquer coisa ali que pudesse ser comparável ao que o desembargador fez na praia ou a historiadora fez na entrevista, corri para o Tik Tok a fim de analisar o trabalho de Mario Jr. (que, apesar do sobrenome em comum, não é meu parente).

Talvez um dia eu escreva sobre este mundo estranho dos influenciadores digitais. Por enquanto, me restrinjo a torcer para que, primeiro, Mario Jr. não se leve tão sério a ponto de sofrer por dois ou três comentários semijocosos. Depois, para que Lilia Moritz Schwarcz não venha querer politizar os vídeos do Tik Tok, talvez encomendando de Mario Jr. um livro sobre este mal que também me aflige: a juniorfobia.

Por fim, e sem que uma coisa tivesse necessariamente a ver com a outra, torço para que o desembargador lá dos primeiros parágrafos venha a público pedir desculpas por ter destratado o policial. E, assim, demonstre a incrível capacidade humana de errar, aprender e, com um tiquinho de sorte, se redimir.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

39 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 39 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Cesário

    ± 0 minutos

    Em suma, falta na atualidade analisar cada situação com empatia, sem prejulgamentos, mesmo que num primeiro momento pareça asquerosa uma ação. Parabéns pela matéria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

    ± 16 horas

    Muito bom texto para uma boa reflexão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elaine santos frança d'albuquerque teixe

    ± 17 horas

    Como sempre perfeito, Parabéns, muito bom!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 18 horas

    Seria otimo ver esse desembargador pedindo desculpas, assim como acontence com politicos que roubam em paises sérios, que ao serem pegos, se matam por pura vergonha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 19 horas

    REPRODUZO UM COMENTÁRIO >>>"Já pensou se um deputado fosse flagrado cometendo crime ambiental, fosse fotografado na cena do crime, recebesse a multa de 10 mil reais, recorresse durante 10 anos dizendo que não estava lá (no lugar onde foi fotografado) e quando conseguisse poder suficiente perseguisse o fiscal que o multou? Alguém acha que uma pessoa com esse comportamento merece chegar a algum cargo público?" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/impeachment-bolsonaro-delirio-oposicao/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 20 horas

    Duro de aguentar o "sabe com quem está falando", geração mimimi e intelectuais apoiando, de certa forma uma espécie de "queima de livros". Como li esses dias (ou ouvi...): o Brasil é um país que nunca começa de verdade. Saudades de Paulo Francis e Millor Fernandes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mello

    ± 20 horas

    A imposição do uso de máscaras é absurda, notadamente ao ar livre. Entendo a postura do desembargador. Lamento a falta de respeito ao oficial da lei. Seria mais elegante receber a multa e fazer uma crítica construtiva.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur

    ± 21 horas

    Não querendo dizer aqui a verdade absoluta, mas o desembargador não irá se desculpar coisa nenhuma, obrigado!, e caso seja punido, será aposentado "compulsoriamente", recebendo salário integral e todos os outros penduricalhos (bem maiores que o salário) a que sua nobre casta faz jus. O que fica dessa história é que jamais existirá uma solução se não houver punição. Nunca. Nosso sistema de "justiça" simplesmente não pune gente poderosa. Não tem como dar certo desse modo, se não houver tolerância zero e aplicação de uma punição mais dura para esse tipo de gente. Ponto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 21 horas

    Dentre outras verdades do artigo, é muito palpite para pouca sabedoria. Tudo o que se diz sem conhecimento de causa se torna uma verdade absoluta para seus autores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 21 horas

    Gostei muito do artigo! O único que está certo é o guarda porque está cumprindo ordens! O desembargador pode discordar e procurar os caminhos legais como sabe ou deveria saber! Quanto às "otoridades", governador, prefeito e subordinados estão todos errados porque tomam atitudes flagrantemente inconstitucionais e estão mais preocupados em encher os bolsos e sabotar o governo federal! Que tempos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Abreu Pereira

    ± 22 horas

    Parabéns xará, ultimamente tenho achado os teus textos muito bons.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tayana Bernstorff de São Thiago

    ± 22 horas

    Gosto dos textos do Polzonoff; são sempre muito inteligentes e coerentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 22 horas

    Bem no início da pandemia um senhor de cabelos brancos, de camiseta e bermudas brancas caminhava sozinho ao entardecer em Copacabana. Cinco policiais o abordaram e deram voz de prisão por não estar em quarentena. Perseguido, ele sacou uma bela arma e ameaçou atirar caso o enfrentassem. Cena patética onde de um lado os policiais cumprem ordens e do outro lado um cidadão de alta patente imagina que está sempre acima da lei... só por aqui mesmo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 22 horas

    Tem toda razão, parece que estamos cercados por todos os lados por pessoas que transformaram tudo em política e querem impor suas verdades. Chato demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCISCO

    ± 22 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 22 horas

    O mimi dos "poderosos" são das eras macabras de Cesar e permeiam até hoje nossos dias. Abaixar a cabeça para político e juiz qdo nos humilham pode. Agora ir contra eles, mesmo estando dentro da lei, não podemos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MCPN

    ± 22 horas

    Belo texto Polzonoff

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Estevao Ribeiro Nascimento Neto

    ± 22 horas

    Bom dia Paulo , vc pede para compartilhar nas redes , mas só lê quem é assinante da Gazeta .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO FABIANO MAZUR

    ± 22 horas

    Ótimo texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 23 horas

    É a "cultura dos cancelamento", prezado Paulo. Parimos gerações de mimizentos, criados a todynho, educados na "pedagogia do oprimido". Vivemos dias tormentosos, o "politicamente correto" está acabando com o jornalismo, o humor, as artes, a alta cultura. O culturalismo, a destruição das tradições, o igualitarismo identitário, o antirracismo, o confisco da democracia por uma minoria está nos levando a um autoritarismo velado. Urgente é preciso, mais Pozonoffs, mais Constantinos, Gordons, Garcias, Fiúzas, Cristinas, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 23 horas

    Os três exemplos são facetas da crise moral que vivemos. Destaco um aspecto comum nos três: todos se julgam no direito de definir o que deve ou não ser feito. O desembargador, está acima da lei; a professora define o que deve ser eliminado e o Mário não pode ser orientado a estudar mais, afinal já é o máximo. Falta a eles noções de espiritualidade, para que os coloque em seus devidos lugares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 23 horas

    Já pensou se a internet fosse censurada?.... casos semelhantes ou até piores, só vieram a público por causa das mídias... funcionários, muitos são arrogantes, soberbos....por outro lado há muitos que são humilhados por exercer sua função....a internet está mostrando várias feridas.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 24 horas

    Tenho medo do TikTok.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 24 horas

    Concordo, Paulo. Há autoritsrismo em tudo. No nosso direito de ir e vir, na liberdade de expressão,etc. Os momentos são difíceis, que apenas exacerbam os comportamentos mais vis. Mas o pior fato citado por você, é o da professora. Que petulância, que soberba em afirmar que obras perversas devem ser eliminadas. Shakespeare por mais algum tempo será escurrachado da literarura. Branco, cristão e heterossexual não tem valor. A propósito, do desembargador já se tinha casos de mau comportamento. Filho de juiz, parece que foi muito mimado. E não amadureceu. Infelizmente, morrerá assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 24 horas

    Ótimo texto. Mas como a vida é um eterno aprendizado, e como aprendi com você, gostaria de alerta-lo que Junior não é sobrenome e sim um complemento do nome. O Sr. teu pai deve se chamar Paulo Polzonoff também. Temos ainda Netos, Sobrinhos e Filhos como complementos indicando o parentesco conforme o caso. Fica a dica. Abraço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ACIR MELLO JR.

    ± 1 dias

    Mais uma vez excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 1 dias

    Essa arrogancia é tipica de quem ????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 1 dias

    As redes sociais vieram também para fazer justiça e para forçar a punição destes semideuses que durantes décadas pensam que por ocuparem cargos elevados se sentem no direito de humilharem seus semelhantes. E isto agora , pelo visto não será perdoado . pensem se ninguém tivesse filmado acena, seria a palavra de um pelo outro, este secretário da prefeitura teria agido com certeza de outra forma, o policial teria sido demitido e condenado de alguma forma. Estamos começando a ver a justiça ser feita. E quero agora ver se o corporativismo da justiça irá livrar este semideus de pagar idenização a este servido exemplar, que teve muita paciência .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 1 dias

    E Sr Paulo desta vez vc se superou. Passando pano para esse tipico cidadao de bem o desembargador que ficou famoso agora pela sua falta de civilidade. Entendi pq vc escreve essas sandices, vc deve ser igual a eles......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      WILSON ZETI

      ± 23 horas

      O Tiago, não consegue interpretar o texto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cris Bispo

      ± 24 horas

      O texto inteiro critica o cara. Onde ele passou pano? Dá uma relida com mais calma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    "Servidor do Ibama que multou Bolsonaro por pesca irregular é exonerado de cargo de chefia."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 24 horas

      Ops, errei, é quinta-feira, às 20 horas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 24 horas

      Muito boa notícia, bem feito para ele. À propósito, amanhã tem o Paratiba de volta pelas quartas de final do Paranaense.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Bigeschi Junior

    ± 1 dias

    O problema é que tudo vira Fla x Flu. Seria muito mais fácil analisar os fatos sem ideologia. O desembargador é um ser humano patético, se acha superior. O rapaz do Tik Tok é um menino mimado, foi no Pânico achando que não ia ser zoado? E a historiadora devia arrumar coisa melhor pra se preocupar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sabrina Peres

    ± 1 dias

    Parabéns pelo texto e último podcast.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo DSR

    ± 1 dias

    Comente a manifestação de apoio ao desembargador da OAB de Santo Andre, é de uma desfaçatez incomparável

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 1 dias

    Só uma observação, ser contra medidas de isolamento não é problema de caráter, é só burrice mesmo, podendo ainda ser ignorância, ou então uma palavra da moda: negacionismo. Geralmente vem associado ao reacionarismo e muitas vezes, de terraplanismo. Usar máscara é simples responsabilidade com a vida do próximo, entende? Ou não? Aliás, hoje as UTIs de Curitiba estão quase lotadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 2 dias

    O mau do Brasil é o brasileiro. Quem deveria dar exemplo, acorresse do cargo que tem para continuar mantendo seus privilégios. Isso me lembra a homilia do Cardeal Fridolin (site aleteia) sobre os 60 anos de independência do Congo. Ele afirma que o fracasso congolês deve-se ao seu próprio povo, que não quis somente tirar os brancos do poder, mas continuar tendo os poderes que os brancos tinham. Essa é a nossa tragédia! Amanhã será outro doutor dando show de humilhação porque essa classe vai continuar se protegendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.