i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Como os professores sequestraram o Brasil e prenderam o país à algema do sentimentalismo

  • [16/09/2020] [15:08]
Cena do filme The Wall: há professores, indivíduos, bons. E eles são muitos. Unida em sindicatos, contudo, a classe fez o país refém de uma autoimagem sentimental e falsa.
Cena do filme The Wall: há professores, indivíduos, bons. E eles são muitos. Unida em sindicatos, contudo, a classe fez o país refém de uma autoimagem sentimental e falsa.| Foto: Divulgação

[Dedico este texto à professora Vanilde, que me ensinou a ler e a escrever, e aos professores que me ensinaram, talvez com uma ênfase exagerada, a ter espírito crítico].

Eu, você, todo mundo teve professores bons, às vezes até muito bons, inspiradores e tal. E outros francamente ruins, deploráveis, quando não medíocres. Tive professores que, para além do beabá, me ensinaram a pensar por conta própria, levando em conta valores sobre os quais eles não tinham controle. A eles sou grato para além do que consigo expressar aqui.

Por outro lado, tive “mestres” como Judite, minha professora de OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Uma funcionária pública meio nazistoide e fã da Ditadura que faltava ao serviço uma vez por semana para ensinar patriotismo e anticapitalismo com um livro do Frei Betto. Vai entender.

Professores são indivíduos, cada qual com suas idiossincrasias, talentos, histórias de superação, frustrações, tragédias pessoais, anseios. Seres complexos. Quando se juntam numa corporação, contudo, eles perdem essa individualidade (uma individualidade que muitas vezes lhes é autoritariamente tirada) para se transformar em “classe”. Este é um texto sobre os professores enquanto classe, não enquanto indivíduos. Até porque, em se tratando de professores, está mais do que claro que os bons também se tornaram reféns do Espírito de Corpo.

E a classe, qualquer uma (até mesmo a dos jornalistas), é sempre um ser amorfo, mais imoral do que amoral, um filhotinho de Leviatã. No caso dos professores, esse filhotinho de Leviatã virou um corvo de estimação que há muito se diverte furando os olhos da sociedade.

Exemplos dessa classe que nos sequestrou são o querido-mas-antiético professor Raimundo, criação do genialmente ambíguo Chico Anísio, e as professoras Isadora e Irene de "Central do Brasil". São personagens que parecem ter sedimentado uma imagem imaculada, quase santa mesmo, que passamos a fazer dos professores. Fruto de um sentimentalismo que nos impede de vê-los como indivíduos complexos que são e que os transforma em abnegados sacerdotes da Educação – a deusa não do conhecimento, e sim dos diplomas.

Foi a partir da ideia questionável de que “o magistério é vocação e sacrifício” e de que o Pisa, Ideb e outros indicadores criados por burocratas vão nos levar ao Paraíso que nos tornamos reféns dos professores enquanto classe. Afinal, quem tem coragem de negar algo à "profissão que forma todas as outras profissões"? Unidos em sindicatos liderados por comunistas, uns mais e outros menos declarados, eles conseguiram até mesmo que pagássemos um belo resgate de 10% do PIB em investimentos na Educação até 2024. Em troca, garantem que seremos não pessoas melhores, e sim cidadãos melhores.

Mas venho do futuro e trago más notícias: esse Everest de dinheiro (quase R$1 trilhão) não salvará o Brasil.

Escoadouro de dinheiro

Se a pandemia de Covid-19 serviu para outra coisa além de dar vazão ao fascismo sanitário foi para mostrar, a quem tem olhos de ver, que os professores não são nada santos. Não são seres puros, desprovidos de autointeresse e que precisam ser valorizados e exaltados a qualquer preço. São até um tantinho desnecessários. Prova disso é a relutância deles em voltar a dar aulas. Mas quem se importa com a “vocação e o sacrifício” quando o que está em jogo é a luta política mesquinha e o direito a receber o salário no conforto de casa, talvez lendo Márcia Tiburi para passar o tempo, não é mesmo?

A desculpa de que os professores não querem voltar a dar aulas porque temem o coronavírus tampouco faz sentido. Afinal, se fossem coerentes e realmente rezassem pela cartilha da “ciência, ciência, ciência” da Organização Mundial da Saúde, os professores saberiam que até os burocratas do Unicef temem os prejuízos causados pela ausência das crianças nas escolas. Se a Educação fosse mesmo o objetivo maior da classe, a Salvação que os professores prometem à sociedade, jurando com a mão esquerda sobre um exemplar puído de “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, eles estariam se manifestando pela reabertura das instituições de ensino, e não o contrário.

A pandemia e o agradável ano sabático semiforçado dos professores também serviram para mostrar que a Educação, controlada por sindicatos (só a palavra já me dá engulhos) poderosos, é um escoadouro de dinheiro público, um sistema ineficiente e caro que a sociedade encontrou para, primeiro, se iludir de que teremos um futuro idílico se o Zezinho aprender de uma vez por todas a tabuada do 7 e, depois, arranjar um lugar para esse mesmo Zezinho passar o dia enquanto os pais trabalham.

Da pré-escola à universidade, a Educação nada mais é do uma demorada creche de luxo onde os estudantes aprendem a amar o Che e, com alguma sorte, a fórmula de Bhaskara.

Divisão com dois números na chave

Educação é bom e eu gosto. Gosto tanto que nunca dependi de professor algum para aprender nada. Professores não são, ao contrário do que diz o senso comum, detentores do saber. Eles são apenas intermediários num processo que é bastante natural para quem tem interesse. A professora Vanilde me ensinou a ler e a escrever e a ela sou muito grato, mas a partir daí coube sempre a mim buscar o conhecimento que a alfabetização me permitia decifrar.

A despeito dos esforços dos sindicatos para fazer crer que, sem os professores, a sociedade está fadada às trevas, a história e a evasão em massa causada pela pandemia mostram que o interesse pela educação é igualmente individual, complexo, idiossincrático, e não uma característica dos estudantes como um todo. A pressão dos universitários “em greve” para que não haja ensino a distância ilustra isso com um toque de humor negro.

De volta ao ensino fundamental e médio, é por isso que, em meio à pandemia, o sempre controverso homeschooling ganhou força. De repente, e meio que obrigados, os pais perceberam que seus filhos dispõem de toda informação do mundo e que só precisam de uma orientaçãozinha e alguma disciplina para tirarem uma nota no ENEM que lhes permita entrar para uma faculdade.

Onde aprenderão, entre outras coisas, que professores são seres iluminados e que um país tem que investir trocentos zilhões na Educação para quem sabe um dia ter uma população capaz de fazer divisão com dois números na chave.

104 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 104 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Eduardo P.

    ± 9 dias

    Muito interessante o texto, tenho respeito pelos bons professores como indivíduos, mas como classe tenho essa mesma impressão do autor, quando se olha o sindicato dos professores então percebe-se que o ultimo interesse ali é a qualidade do ensino. Parabens pela coragem de tocar nessa “vaca sagrada”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 9 dias

    temos péssima educação porque ninguém quer se envolver: os pais jogam os filhos na escola e esperam que lá os filhos recebam tudo o que precisam; a escola não quer fazer nada! Esse é um relacionamento que está fadado ao fracasso, por isso todo o dinheiro do mundo não reverterá qualquer melhoria do nosso ensino. No mais, morro de inveja da sua memória, só lembro que a professora Judite era magra e loira.....kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 10 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heitor Navarrete Bisi

    ± 10 dias

    Polzonoff Tem muita coisa que concordo com seu texto e há outras que discordo. Vamos colocar os pingos nos is. Existem, é óbvio, como em toda profissão, bons e maus profissionais. Qualquer porcentagem gasta em educação é boa, basta apenas haver melhor gestão de verbas e conteúdos escolares. Segurança sanitária para todos - alunos, professores e demais funcionários das escolas - caso contrário, é melhor fazer como a Secretaria de Educação do Rio que (em sensata decisão) suspendeu as aulas até o fim do ano no Estado. E o homeschooling não é panaceia educacional para todos. Que cada pai possa ter a liberdade de escolher o que for melhor pro seu filho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto

    ± 10 dias

    Já não se faz mais professores abnegados, verdadeiros sacerdotes. Sabiam abrir a picada na mata para o aluno desbravar. Hoje, há ainda muito poucos educadores de verdade. Dá pena ver o limbo do ensino no Brasil. A solução? Mais recursos para a educação!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 10 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 10 dias

      Airton, você escreve tão errado. Tá bêbado?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 10 dias

      Esse Airton é muito presunçoso, arrogante e UM MALA!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      sansão

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. MOACIR

    ± 10 dias

    Como li em um comentário abaixo , Professores são Funcionários Públicos , isto diz tudo. Estrutura até é boa ( pelo menos no Sul e Sudeste ) . Só uma solução : Professores deixarem de ser Funcionários Publicos. Privatiza , fácil ? Não ! Mas há soluções possíveis. Paulo , mais uma vez perfeito : foi na jugular !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia A T O Bolognesi

    ± 10 dias

    achei o artigo excelente e super verdadeiro, os professores querem mais é que a quarentena dure eternamente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 10 dias

    Aqueles Professores "antigos" tinham de fato zelo na ensino e esforçavam-se para que o aluno aprende-se, sabe-se lá a que esforço pessoal. Hoje, a maioria dos Professores ( e os pedagogos então!) só se preocupam em ideologizar os alunos. (desde o jardim, na tão defendida fase do lúdico) lições de ideologia são dispensadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      julio marcos Correia

      ± 10 dias

      Câmbio... Houston, temos um problema...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis

    ± 10 dias

    Paulo, ótima análise. Poderia ampliar a analise de quanto maléfico é um sindicato sobre a sociedade nos tempos atuais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      Irani Maciel

      ± 10 dias

      Clóvis, não é à toa que o Brasil parece ser paraíso de sindicatos (temos mais de 17.000, enquanto nos EUA são perto de 270...). E os sindicatos de professores são uma enfermidade agressiva e se configurará em mortal, para a sociedade brasileira. O artigo do Paulo Pozonoff Jr é radiografia perfeita (e triste) do que temos hoje, em termos de professorado. Salvam-se muito poucos abnegados, que entendem ser sua missão o entregar aos educandos ferramentas para se desenvolverem e até, eventualmente, terem posicionamentos políticos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 10 dias

    A educação está sendo prostituída pelos professores ativistas. Educar não se resume apenas a ler, escrever e fazer contas, precisa ensinar a pensar criticamente, fazer escolhas, desenvolver alternativas inovadoras, priorizar a liberdade e a iniciativa. Caso contrário os brasileiros continuarão a ser uma manada de cabeças baixas, docilmente conduzida por aproveitadores de toda ordem. A ignorância como instrumento de poder é muito perniciosa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 10 dias

      Hummm, quando vejo o eufemismo "ensinar a pensar criticamente", só me vem à cabeça "fazer doutrinação ideológica marxista"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      julio marcos Correia

      ± 10 dias

      Ensinar a pensar criticamente é ser ativista. Então f*deu....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 10 dias

    Boa Polzonoff. Na garganta. Os professores são reféns de seu sindicato. Essa cambada esquerdopa não está preocupada com o ensino. O negócio deles é fazer politicagem rasteira, defender direitos, mas e os deveres? Non lo so, hein? Legado do paulofreirismo e sua pedagogia do oprimido? Milhões de analfabetos funcionais. O MEC e seus trezentos mil funcionários pra quê? E os zilhões, como vc bem diz, vão para o ralo da corrupção, da incompetência e da mediocridade. O " nós pega o peixe" diz tudo né Paulo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Kaminski

    ± 10 dias

    Eu até concordo com algumas coisas que foram colocadas neste artigo. Só que a essência é extremamente individualista: EU não precisei de professor..., certamente aqueles que tiveram a sorte de nascer em famílias organizadas e com lastro financeiro adequado conseguem fazer isso. Mas inúmeros cidadãos conseguem apenas sair do mundo da marginalidade através do contato com um professor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      Ricardo Amaral

      ± 9 dias

      Eu fiz parte dessas famílias de estrutura precária, e não precisei de nenhum bom professor não...pelo contrário, num post abaixo relatei apenas duas das situações a que professores me expuseram ao longo dos anos, tem muito mais. Mais do que um bom professor, nossos irmãos que vivem a margem precisam, dentre muitas outras coisas, de exemplos a seguir, que podem ser professores ou não. No meu caso foi minha mãe, uma costureira semianalfabeta com vontade férrea que criou dois filhos, um com síndrome de Down. Foi disso que eu precisei, não de um maluco com giz na mão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 10 dias

      E o personagem do filme virou símbolo do que o blogueiro tratou no post: o professor-herói, altruísta e abnegado que, além de abdicar do salário, compra stencil e álcool com o seu dinheiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 10 dias

      Eu vi esse filme, o título é Ao Mestre, Com Carinho. Bonzinho, mas piegas e idealizado demais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    D. L. Paiva

    ± 10 dias

    " A professora Vanilde me ensinou a ler e a escrever e a ela sou muito grato, mas a partir daí coube sempre a mim buscar o conhecimento que a alfabetização me permitia decifrar. " Concordo plenamente. Quando o aluno aprende a ler de verdade, o resto ele descobre praticamente sozinho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Injustus

    ± 10 dias

    Não tenho lembrança de nenhum professor que admirei ao longo do meu aprendizado. Mas lembro de muitos picaretas e fanfarrões. No ensino básico muitos ditadores que só sabiam torturar as crianças. No médio muitos despreparados de má vontade e no superior uns enganadores. Essa gente nunca vai ter o meu apoio. Deveriam ser demitidos ou cortados seus salários. Daí queria ver esse bando de comunistas manterem essa militância. Nunca se importaram com as crianças.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Amaral

    ± 10 dias

    Professores não passam de um bando de picaretas, aprendi na quinta e sexta série. Demorei anos a fazer as pazes com a Matemática porque na quinta série tive um professor que ao invés de ensinar apavorava os alunos falando grosso e contando façanhas por ser faixa-preta de caratê. Na sexta série, tive uma professora que quando os geniozinhos da classe não estavam a fim de ter aula, diziam que tinham comido algo bom no dia anterior e ela passava a dar receita de bolo (!!). E numa reunião disse pra minha mãe textualmente que eu era atrasado mentalmente....e as histórias não findam aí. Então comigo os pleitos deles nunca vão ter sequer meu respeito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Gessé

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 10 dias

    Paulo, Paulo porque me persegues? vão falar que você não valoriza a educação. O Brasil na tem classes tem castas. São elas: Funcionalismo público, em especial, juízes, promotores, defensores, e as associações: de professores, jornalistas, advogados, médicos, arquitetos, engenheiros............. uma infinidade de associações que de algum modo prejudicam o país. Sem contar claro os políticos de todos os níveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 10 dias

    Não poderia ter expressado melhor a opinião de milhões! Parabéns, Paulo!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Harrison

    ± 10 dias

    O Brasil está num beco sem saída quando o tema é Educação. Professores com uma formação universitária deficiente e que não lêem três livros por ano, na sua maioria com ideologia política de esquerda, que gostam de privilégios, mas pouco lutam pelo aluno e pela sua formação acadêmica, profissionais que, apesar de serem vitais, mas não são avaliados. Acima deles há uma Estrutura burocrática descomunal que é ineficiente e que gasta de forma errada. Abaixo deles estão os Alunos sem conceitos de civilidade, mérito, sociedade, disciplina. E por fim, a sociedade brasileira que não valoriza o ensino, a academia, o educar. Esse IMBRÓGLIO deixa um Brasil no final da fila, quando se fala de Educação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Clovis

      ± 10 dias

      Essa é a rotina ineficiente que nos encontramos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 10 dias

    Paulo, Cresci ouvindo os sindicatos e a esquerda denunciando o Acordo Mec/USAID. Segundo essa gente, acordo lesivo à patria. Mero instrumento para dominar a educação no Brasil! Depois, como isso não colou, veio nossa mais conhecida ladainha: MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO! E assim tem sido e com os resultados pífios do país no ranking mundial. Mas a goela nervosa dos sindicatos e grupos que dominam as escolas não se cansa. Nada de fazer mais com menos. Nada de produtividade e pesquisa séria. Nada de dotar as crianças e adolescentes de instrumentos para conquistarem uma vida melhor no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Os alunos, ora, esses são apenas detalhes e meios.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 10 dias

    Paulo, Cresci ouvindo os sindicatos e a esquerda denunciando o Acordo Mec/USAID. Segundo essa gente, acordo lesivo à patria. Mero instrumento para dominar a educação no Brasil! Depois, como isso não colou, veio nossa mais conhecida ladainha: MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO! E assim tem sido e com os resultados pífios do país no ranking mundial. Mas a goela nervosa dos sindicatos e grupos que dominam as escolas não se cansam. Nada de fazer mais com menos. Nada de produtividade e pesquisa séria. Nada de dotar as crianças e adolescentes de instrumentos para conquistarem uma vida melhor no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Os alunos, ora, esses são apenas detalhes e meios.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeferson Ferro

    ± 10 dias

    Certíssimo, Paulo. Chega de escola, fora com os professores. E o mesmo vale para muitas outras coisas. Academia de ginástica, então, pra quê? Quer aprender a nadar, se joga na água. E autoescola? Que bobagem. Senta atrás do volante e pisa fundo. Tá com dor de dente? Nem pense em gastar seu tempo e dindin com alguém que passou 20 anos estudando - um alicate e um espelho resolvem. Bom mesmo era no tempo das cavernas, a gente não tinha nada disso e se virava muito bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      Injustus

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Bertozzi

      ± 10 dias

      Sentiu

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Meg Litton

      ± 10 dias

      Já ouviu o ditado "O PIOR CEGO..."???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 10 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 10 dias

    E o pior, os governadores e prefeitos não admitem a volta das escolas particulares sem a volta das públicas. Esta aí a tática da esquerda: nivelar todos por baixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      julio marcos Correia

      ± 10 dias

      Putzzzzzzz esse país ficou refém dos COMUNISTAS!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marlo Litwisnki

    ± 10 dias

    Ótima análise, em especial a colocação de que são uma categoria de "vocação e sacrifício" !!! Qual sacrifício ? O mesmo de algumas crianças que vão a escola em busca da única refeição do dia ? Ou das que andam kilometros sob chuva e frio para ir à aula ? Ou de crianças sem aulas pelas intermináveis greves da "classe" em busca de "melhores remunerações ou privilégios para poder melhorar o ensino" .....patético se não fosse ridículo... ou o tremendo sacrifício de ter que ministrar 4 horas de aula de segunda a sexta, aliadas a muitas horas de "preparação de conteúdo" o que justifica dezembro, janeiro, fevereiro e julho sem ter que dar qualquer aula ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Portela dos Santos

    ± 10 dias

    O problema de sua coluna e generalização dos profissionais, nem todos pensam como vc descreve . Temos profissionais ainda que minoria gostaria de voltar a sala de aula. Nem todos foram doutrinados, alguns conseguem pensar fora da bolha socialista .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 10 dias

      Com certeza existem bons profissionais em meio à corja! Infelizmente, são MINORIA...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PastorRosevaldo

    ± 10 dias

    No dia em que os professores deixarem de ser funcionários públicos, talvez a coisa comece a melhorar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 10 dias

    Polzonoff se supera a cada texto. Brilhante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo L.

    ± 10 dias

    Tira o salário que no outro dia volta todo mundo ao trabalho. Simples É sempre tudo por dinheiro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    De Rossi

    ± 10 dias

    É muito simplório pensar assim Sr colunista, quando você leva em conta ( sua visão parece sugerir assim) que todas as crianças, adolescentes e jovens, nasceram ou nascerão em uma família "ideal", capaz de oferecer todas as condições necessárias para que seus filhos sejam educados e ensinados. Qualquer ser humano minimamente sensato, há de saber que a escola nunca foi ( talvez jamais será) apenas um espaço de ensinar conteúdos, como a tal tabuada e o bá. Politicagem de muitos sindicato à parte, ou mesmo o corporativismo da classe, é inegável o caráter imprescindível da escola na vida de milhões dos nossos brasileirinhos que encontram nela, talvez, o único "porto seguro" em meio ao caos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 10 dias

      E a finalidade da escola é esta? Ser um PORTO SEGURO? Está desvirtuando a função da mesma...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      De Rossi

      ± 10 dias

      " muitos sindicatos"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      De Rossi

      ± 10 dias

      * be a bá

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lopes

    ± 10 dias

    PORQUE OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO PARANÁ CONTINUAM RECEBENDO AUXILIO TRANSPORTE DURANTE TODO O TEMPO DA PANDEMIA, SENDO QUE ESTÃO EM CASA? Se você que estiver lendo for professor e estiver nessa situação, se envergonhe, dê like negativo e caia fora daqui!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      De Rossi

      ± 10 dias

      Deixa eu clarear sua ideias só um pouquinho. Por que não cortar o auxilio transporte? Na verdade, há tempos que o tal auxílio acabou sendo uma complementação do salário. Se isso não acontecesse, o governo precisaria reajustar consideravelmente as remunerações para cumprir a lei do piso nacional. O governo sabe disso, do contrário, já teria cortado. Agora considere os quase 5 anos sem a devida reposição inflacionária e tire suas conclusões.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 10 dias

    Perfeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    H. Romeu Pinto

    ± 10 dias

    Já foi dito, ou escrito, aqui. A profissão é nobríssima, mas a partir da chegada da esquerda e seu paulofreirismo aos DCE's, sindicatos e demais setores que têm o controle, transformou-se num arrazoado de encostos, múmias a repetir que a solução para a "inducassão" bananeira está em abrir, ainda mais as torneiras (R$). Gerações foram e serão perdidas por isso. Hordas de analfabetos funcionais, com seus mestrados sobre cús e sua importância na sociedade, quê, por óbvio, não terão lugar na iniciativa privada, acabando...vejam só, no funcionalismo público. É um círculo vicioso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lúcio Domício

    ± 10 dias

    Concordo com tudo, menos com a defesa do homescholling. Só funciona para alunos mais velhos. A solução é outra, é acabar com o professor-funcionário- público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 10 dias

    Como em qualquer profissão, a sociedade perde quando o corporativismo é maior que o valor entregue. Principalmente se liderado por sindicatos. Pior ainda no sistema publico e com estabilidade. Perderam-se nos direitos esquecendo dos deveres.Direitos é a bandeira da esquerda progressista e coletivista. Deveres é uma solicitação chata e opressora da direita conservadora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Ana Luiza

      ± 10 dias

      Muito bom!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 10 dias

    Professor é apenas outro funcionário público. Esperar o quê?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • D

      De Rossi

      ± 10 dias

      Funcionário público concursado é alguém que estudou muito, geralmente graduado, alguns com especializações, mestrado ou até doutorado, teve a competência de ser aprovado numa concorrida disputa. É um vencedor! A grande maioria trabalha duro, em condições precárias e adversas para atender a população. Meu respeito aos educadores, trabalhadores da saúde, da segurança e os demais que geralmente não aparecem, pois estão em menor efetivo. Os demagogos críticos do funcionalismo, ou são incompetentes e frustrados, não conseguem estudar e passar num concurso, ou quem sabe nunca precisaram dos serviços públicos. Quanto ao ensino privado voltar, que voltem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Lúcio Domício

      ± 10 dias

      Esperar que deixem de ser funcionários públicos. Único jeito. As escolas particulares já voltaram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 10 dias

    Duro, mas verdadeiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AIRTON JR

    ± 10 dias

    Parabéns! Excelente texto fiquei seu fã.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. Neto

    ± 10 dias

    Excelente, Paulo! Na mosca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 10 dias

    Difícil encontrar uma análise do sistema educacional do país mais esclarecedora do que esse artigo, o articulista tem razão quando afirma que professores não são seres iluminados. De fato, após a alfabetização, com os meios disponíveis hoje, qualquer pessoa minimamente interessada consegue adquirir dose considerável de conhecimento. Concordo plenamente com o homeschooling.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 10 dias

    Excelente artigo! A docência, sobretudo no serviço público, apresenta elevadíssimos índices de contaminação político-ideológica, e não há luz no fim do túnel no curto prazo. Os sindicatos da categoria são uma antevisão do inferno - não convém mencionar a esta hora. Neste estado de coisas o homeschooling é mais do que bem vindo. Ótima oportunidade para uma retomada da educação clássica, aliás.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VERNEQUE

    ± 10 dias

    Caro Paulo Quantas bobagens tu és capaz de escrever em tão pouco espaço! A estrutura escolar brasileira é arcaica e dogmática. A grande massa do professorado vem das camadas mais conservadoras de nossa sociedade. Tu jogas a conta toda em cima dos professores; desonestidade de tua parte!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • M

      Marcelo L.

      ± 10 dias

      hahahahahaahhah Concervadores ? Pra conservar os preceitos da CUT?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Lúcio Domício

      ± 10 dias

      deve estar se referindo aos professores da Áustria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      HGO

      ± 10 dias

      Meu Deus que asneira Verneque! Professores conservadores? aff

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 10 dias

      São esses conservadores que carregam as bandeiras da CUT nas badernas do APP?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 10 dias

    Culpar os professores? Sério?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Ricardo Amaral

      ± 10 dias

      Culpar os professores sim, porque não passam de uns hipócritas. Vivem dizendo que devem ser valorizados porque educam as futuras gerações, que estão numa missão e agora que tiveram a oportunidade de provar se isso é verdade paras eles mostraram sua verdadeira face...hipócritas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Lúcio Domício

      ± 10 dias

      sim, sim,sim. única categoria que bate o pé que não quer voltar pra sala de aula. todo mundo já tá trabalhando faz tempo .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cecília

    ± 10 dias

    Como pai vejo que o tão criticado homeschooling (escola em casa) foi a nossa salvação. De agora em diante sou totalmente a favor da escola em casa e gostaria muito que os senhores deputados tornassem este tipo de ensino como uma opção dos pais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 11 dias

    Cara, penso igual a você. É maravilhoso ver isso publicado em um jornal!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Pinaffi

    ± 11 dias

    Infelizmente Esta profissão está em decadência por ter sido tomada pela ignorância esquerdista que tem como objetivo ideologizar nossas crianças. Não bastasse a hipocrisia que reina nesse mundinho , agora não tem vergonha de voltar ao trabalho, sob o pretexto de Salvar Vidas...Como se a população não estivesse se apertando no transporte público há meses. Este país precisa ser passado a limpo, não dá mais ... Obrigado pela lucidez Paulo Abraços

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Pinaffi

    ± 11 dias

    Infelizmente Esta profissão está em decadência por ter sido tomada pela ignorância esquerdista que tem como objetivo ideologizar nossas crianças. Não bastasse a hipocrisia que reina nesse mundinho , agora não tem vergonha de voltar ao trabalho, sob o pretexto de Salvar Vidas...Como se a população não estivesse se apertando no transporte público há meses. Este país precisa ser passado a limpo, não dá mais ... Obrigado pela lucidez Paulo Abraços

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 11 dias

    Aparelhamento dá nisso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 11 dias

    15 ANOS DE partido das trevas , sendo 7 do poste haddad, conseguiram acabar com a educação no Brasil, criaram uma leva de professores , leia-se reitores também que montaram uma gigantesca estrutura para mandar 90% orçamaneto para folha de pagamento deles mesmos e a0 % para toda estrutura das universidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 11 dias

    Conforme os Sindicatos se tornaram refém dos ativistas esquerdistas aliados intimos do PT a qualidade da educacão foi caindo, caindo ate fundo do poço. Hoje é um dos últimos do mundo no PISA. Isso é um crime.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 11 dias

    "Nada que era ruim não pudesse piorar". Mais ou menos foi o que disse certo professor já desanimado quando o MEC praticamente obrigou as escolas a passar de ano alunos pelo simples fato de cumprir não meta de aprendizado e sim metas de "eficiência do ensino" . Já existia a recuperação que já era um certo engodo. Depois dessa recomendação, digamos obrigatória, todos eram "recuperados". Pior: como não recuperar alunos era um sinal de incompetência do professor a coisa fui pouco a pouco amenizada. O que dava "pau" no sujeito era tão somente frequência e muitas vezes nem isso. Em suma: o ensino degringolou em todas as pontas. Governo, escola, alunos, professores e principalmente a ideologia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JOAO PYPCAK FILHO

      ± 10 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 11 dias

    Há muito que os professores e burocracia incapacitam o progresso brasileiro. Inflaram a base curricular e implantaram visões esquerdistas que impediram desde a alfabetização, vide o construtivismo. Por que não fazem autocritica? Agora a pandemia escancarou a hipocrisia e como Polzonoff escreveu, podem despejar trilhões de reais e não vai resolver. Um professor abnegado e debaixo de uma arvore ensina muito mais que uma sala climatizada. Também pais que nunca gostaram de estudar exigir compromisso dos professsores é piada. Colocar culpa somente na pobreza e falta de oportunidades para que a escola dê o exemplo que os pais foram incapazes de fazê-lo. Talvez em 1000 anos nós melhoremos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 11 dias

    Por essa razão muitos pais já assumiram a educação de seus filhos, embora não sejam vem vistos por essa opção!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Margarete Kolczycki Borges

    ± 11 dias

    Ainda se entendessem de Marx e Paulo Freire seria bom. É preguiça mesmo, descaso; mas a negligência pode acabar sendo um "tiro no pé"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VIVIAN LUCIA ASINELLI MARTYNETZ

    ± 11 dias

    Os danos emocionais e econômicos nesta geração sem aula é imenso! Algo a se recuperar por mais de uma década ! A socialização com colegas é imprescindível para as crianças , e para isto os senhores sindicatos sequer tem olhos para ver !! Triste mesmo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 11 dias

    Quem sequestrou o Brasil foram as igrejas evranjelhicas, tráfico de gregas e milícia. A escola liberta através da consciência e do conhecimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • H

      Helio de Souza

      ± 10 dias

      Caro, a sua opinião mostra o exemplo do mal criado por essa ideologia sanguinária e destruidora do indivíduo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Plínio

      ± 11 dias

      NH4. Só preciso entender como a escola liberta através do conhecimento sem aulas? Seria pela conspiração do Universo de Paulo Coelho?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 11 dias

      Quando a escola está funcionando, nos 2 meses de aulas por ano que o APP não convoca os cordeiros pra fazer greve política.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 11 dias

    Na hora de chantagear a sociedade com greves descabidas e, vez ou outra, criminosa! (como em 29/4/15), o sentimentalismo vira ódio e maldade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Santos

    ± 11 dias

    Totalmente real. Estamos aí como sociedade remunerando professores a quase um ano sem que os mesmos prestem o serviço para o qual ganham. Fingimos todos que as aulas de tv e computador resolvem alguma coisa. Quem dera resolvessem, pois teríamos um caminho que nos retirasse da dependência do professor. Agora sem trabalhar estão em greve e sabe-se Deus quando vão voltar e pior de que jeito....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thais de Melo Queiroz

    ± 11 dias

    Ótimo artigo! Acho que o problema, mais que os sindicatos de professores, seja a burocracia da Educação nacional e internacional que tornaram o ensino uma coisa extremamente longa, com um milhão de conteúdos chatos e obrigatórios. Minha filha está no Ensino Médio e tem 17 (dezessete!) disciplinas. É uma insanidade que retira o prazer (e o interesse) do aprendizado. Não à toa a elevadíssima taxa de evasão nessa etapa de ensino. Deveria haver menos disciplinas obrigatórias e a partir desse mínimo, o aluno deveria estudar e ser orientado para sua área de interesse.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Thiago pinheiro de azevedo

      ± 11 dias

      A nova base nacional curricular foi feita para mudar isto, cobre ela da escola da sua filha...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MUNHOZ

    ± 11 dias

    Alo Paulo Polzonoff Jr. Interessante seria abordar as escolas " Charted " comuns nos EUA . Como variações estaduais nos EUA , as escolas " Outorgadas" são geridas , como se fôssem , uma cooperativa de ensino , onde todos professores, ou alguns deles, são os empreendedores, A escola outorgada é pública e a entrada é feita por sorteio ! A E.O recebem um valor por aluno / mes do estado, mas ... recebem fiscalização externa , como as faculdades aqui no Brasil. Exames de conteúdo e até sobre as finanças , instalações etc..Ai o problema as " Secretarias Estaduais " fazem estes exames/provas e as fiscalizações / inspeções . Acaba o sindicato! Ninguém quer perder a outorga e metas são alcançadas .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    alceu nunes

    ± 11 dias

    Polzonoff, até acho que que você tem alguma razão mas exagerou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCOS ANTONIO COELHO

    ± 11 dias

    Tenho muito orgulho e admiração de vários de meus professores, mas a verdade seja dita que a safra de professores de uns 15 anos pra cá na sua maioria vieram doutrinados por Paulo Freire e influenciados por Karl Marx, Jean-Jacques Rousseau e outros, transformaram os alunos em alienados e analfabetos funcionais, com o CIVID-19 e o isolamento estamos percebendo que o conhecimento está todo nos livros e na internet e que professores como sacerdócio acabou faz muito tempo. Mas com certeza temos muitos professores bons e que não se deixar doutrinar, porém são levados pela maioria nos sindicatos. Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Souza Sarinho

    ± 11 dias

    É isso aí, concordo plenamente. Nos últimos 15 anos os professores, "enquanto classe" produziram algumas gerações de analfabetos funcionais. Tenho certeza absoluta que um grade número de universitários - para ficar só na cúpula dos estudantes - se conseguir ler o seu lúcido texto até o fim, não saberá dizer o que realmente é abordado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 11 dias

      Pegue seu banquinho e saia de mansinho...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.