• Carregando...
“A mudança chegou à América”, diz Obama após vitória nas urnas
| Foto:
Rick Wilking / Reuters
“Prometo a ele (Obama) nesta noite fazer tudo o que estiver em meu poder para ajudá-lo a nos liderar através dos muitos desafios que enfrentamos”, disse McCain se comprometendo a ajudar o democrata
Jim Bourg / Reuters
Obama e a família, em Chicago: será que a mandinga brasileira ajudou?

O senador democrata pelo Estado de Illinois Barack Obama disse, no dia 4 de novembro, que a “hora da mudança chegou à América”, em seu primeiro discurso depois de eleito presidente dos EUA.


Perfil: Barack Obama, uma “improvável” jornada para a história

Obama derrotou o candidato republicano, John McCain, e foi escolhido o 44.º presidente da história dos EUA – e o primeiro presidente negro. O democrata vai tomar posse em janeiro, encerrando oito anos de um impopular governo republicano.

Obama discursou para uma multidão no Grant Park, em Chicago, às margens do Lago Michigan. No palco, ele sorriu menos do que durante a campanha, parecendo mais sério já como presidente eleito.

Obama parabenizou o candidato derrotado, disse que McCain “trabalhou duro” durante a campanha e que quer trabalhar junto com o rival na Casa Branca. Ele também parabenizou seu candidato a vice, Joe Biden, sua mulher, Michelle Obama, e sua família.

Obama disse que o caminho que os Estados Unidos têm à frente é difícil e pediu “unidade” para enfrentar os desafios. “Nossa escalada vai ser íngreme. Nós não chegaremos lá em um ano nem em um mandato, mas, América, eu nunca estive tão esperançoso como nesta noite em que nós estamos aqui”, disse.

O presidente eleito afirmou que é hora de “sonhar novamente o sonho americano”. Ele repisou várias vezes o “Yes, we can” (sim, nós podemos), um dos lemas de sua campanha, e disse que “tudo é possível”.

McCain

Pouco depois, o senador McCain fez discurso em Phoenix, Arizona, admitindo a derrota. Ele disse que telefonou para Obama cumprimentando-o pela vitória.

Acompanhado de sua mulher, Cindy, e de sua candidata a vice, Sarah Palin, ele parabenizou publicamente Obama e se colocou à disposição do rival para ajudá-lo.

O discurso de McCain foi assistido com muita atenção no Grant Park, em Chicago, “berço político” de Obama, onde os democratas se concentram para festejar a vitória e esperavam a fala de Obama.

O candidato derrotado foi bastante aplaudido quando disse que ia respeitar o resultado das urnas. O único momento de vaia foi quando o republicano agradeceu a Sarah Palin.

O presidente George W. Bush também cumprimentou seu sucessor pela vitória eleitoral, informou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez o mesmo.

Longa campanha

Aos 47 anos, Obama entra para a história depois de uma longa campanha, iniciada nas prévias do partido democrata, disputadas com a ex-primeira-dama Hillary Clinton. Um ano antes das eleições, o agora presidente-eleito ainda era desconhecido da maior parte dos Estados Unidos.

Ele concorreu fazendo um apelo por “mudança”, palavra-chave da sua campanha, e conseguiu empolgar o eleitorado, especialmente os mais jovens, com propostas de rompimento com o atual governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]