• Carregando...
Obama diz que posse é celebração do espírito americano
| Foto:
John Moore/Getty Images / AFP Photo
Os casais Obama e Biden chegam de trem a estação em Wilmington, em Delaware: festa na recepção

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, neste sábado (17), que sua posse, marcada para terça-feira, será mais do que uma simples transferência de poder, “uma celebração do espírito americano”. Segundo Obama, a posse de um presidente americano é um ritual de passagem que os EUA realiza a cada quatro anos como “testamento de seus ideais democráticos”. Ele disse ainda que a tradição da posse não deve ser vista como algo corriqueiro.

“Devemos nos lembrar que nossa nação foi fundada em um tempo de reis e rainhas e mesmo hoje bilhões de pessoas ao redor do mundo não conseguem conceber que seus líderes desistam do poder sem luta ou derramamento de sangue”, disse Obama, em seu pronunciamento semanal via rádio e internet.

Obama observou ainda que os EUA têm um histórico de transições presidenciais pacíficas, independente das circunstâncias.

“As posses ocorreram em tempos de guerra e de paz, durante a depressão e a prosperidade”, disse. “Nossa democracia já passou por muitas mudanças e nosso povo já deu muitos passos na busca de uma união mais perfeita. O que sempre perdura é esta transferência de poder pacífica e organizada.

No pronunciamento deste sábado, Obama também deu uma prévia de temas que serão tratados na posse de terça, como o desafio dos EUA diante de sua crise econômica.

“Há muito trabalho a ser feito. Mas agora, todos os americanos têm em nossas mãos a promessa de um novo começo”, afirmou Obama. “É por isso que os eventos dos próximos dias não se resumem simplesmente à posse de um presidente americano. Serão a celebração do povo americano”, completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]