• Carregando...
Trem de Obama chega a Washington e encerra viagem simbólica
| Foto:
Stan Honda /AFP
O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, e sua filha Malia acenam ao desembarcar do trem na chegada a Washington

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou em Washington na noite deste sábado (17), última parada da viagem de trem que repetiu trajeto feito pelo ex-presidente Abraham Lincoln, em 1861, antes de tomar posse da Casa Branca.

O democrata, que fez a viagem da Filadélfia a Washington com sua mulher e filhas, parou em Wilmington, Delaware, para receber o vice Joe Biden e sua esposa.

Mesmo com o frio intenso, muitos esperaram na estação de trem em Washington para observar a chegada do trem, que ficou cerca de 20 minutos parado antes do desembarque de Obama.

O trem partiu da Filadélfia, berço da independência americana há mais de 200 anos, até a Union Station, a quase um quilômetro do local onde prestará juramento como o primeiro presidente afro-americano do país, na próxima terça-feira.

Na sua última parada, em Baltimore, Obama pediu união entre os americanos e voltou a falar sobre os desafios que vai enfrentar. Ele admitiu que vai cometer alguns erros ao longo dos próximos anos, mas disse que carrega para a Casa Branca vozes e histórias de pessoas que encontrou durante a campanha eleitoral.

Obama diz que a América enfrenta ‘um momento de grande desafio’
Mais cedo, Obama alertou que a América enfrenta “um momento de grande desafio”. A declaração foi feita enquanto ele lançava suas festividades pré-inauguratórias com a viagem especial de trem a Washington.

Obama, um democrata que tomará posse na terça-feira durante a maior desaceleração econômica em gerações, prometeu pés no chão com planos para gastar centenas de bilhões de dólares para evitar que ocorra um aprofundamento da recessão no país.

Reuters
O presidente eleito Barack Obama e sua esposa, Michelle, em Claymont, Delaware na sua viagem de trem para Washington.

Ele disse, entretanto, que levará tempo e sacrifício para colocar a economia nos eixos, jogando uma nebulosa sombra sobre as celebrações que marcam sua vitória.

“Juntos, sabemos que este é um momento de grande desafio para o povo americano. Estamos passando por dias difíceis e dias mais difíceis estão à frente”, afirmou Obama em discurso semanal em rádio neste sábado.

“Nossa nação está em guerra. Nossa economia enfrenta forte turbulência e há muito trabalho a ser feito para restaurar a paz e o avanço da prosperidade”, acrescentou.

O presidente que deixará o governo, George W. Bush, republicano que sai da Casa Branca com um dos índices mais baixos de popularidade da história, usou uma série de discursos de despedida para defender seus oito anos de governo, incluindo sua resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001 e sua decisão de declarar guerra ao Iraque.

“Tenho seguido minha consciência e feito o que considerei correto”, afirmou Bush em seu discurso final em rádio neste sábado.

“Você pode não concordar com algumas decisões difíceis que tomei, mas eu espero que você concorde que eu desejava tomar as melhores decisões”, complementou o atual presidente americano.

“Estamos aqui para marcar o início de nossa jornada a Washington”, disse Obama a uma entusiasmada multidão na estação de trem da Filadélfia. “Foi aqui nesta cidade que nossa jornada americana teve início”, ressaltou.

Janice Winston, 56, disse estar eufórica com Obama se tornando o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

“Estou finalmente sentindo, porque estou começando a chorar, que isso está realmente acontecendo”, afirmou Winston, que é negra, na estação.

Obama ganhou um grande reforço esta semana quando os democratas no Parlamento anunciaram um orçamento de estímulo econômico no valor de 825 bilhões de dólares, o que atende às medidas que o presidente eleito havia solicitado.

Ainda na quinta-feira, o Senado votou para dar a Obama autoridade para gastar os 350 bilhões de dólares remanescentes de um fundo industrial financeiro de 700 bilhões de dólares criado em outubro.

(Confira a chegada do trem com os casais Obama e Biden, em Washington, na última parada da viagem que repetiu trajeto feito pelo ex-presidente Abraham Lincoln, em 1861)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]