• Carregando...

Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo.

Um dia ele recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira. O pai disse a ele que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a paciência com alguém.

No primeiro dia o garoto colocou 37 pregos na tábua.

Já nos dias seguintes enquanto ele ia aprendendo a controlar sua raiva, o número de pregos martelados, por dia, foram diminuindo gradativamente.

Ele descobriu que dava menos trabalho controlar sua raiva do que ter que ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de madeira.

Finalmente chegou um dia em que o garoto não perdeu a paciência em nenhum momento. Ele falou com seu pai sobre seu sucesso e sobre como estava se sentindo melhor em não explodir com os outros.

O pai sugeriu que ele retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para ele.

O garoto então trouxe a placa de madeira, já sem os pregos, e a entregou a seu pai.

Ele disse: “Você está de parabéns, meu filho, mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na tábua… Ela nunca mais será como antes”.

Quando você diz coisas estando com raiva, suas palavras deixam marcas como essas.

Você pode enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la. Não importa quantas vezes você peça desculpas, a cicatriz ainda continuará lá.

Uma agressão verbal é tão ruim quanto uma agressão física.

Não existe uma receita para se manter uma relação harmoniosa e feliz. Sabemos que todo início é quase sempre maravilhoso. Parece que ambos são perfeitos, nasceram um para o outro. Ela é uma verdadeira musa, linda, bem humorada, amorosa e sensual… Ele é um deus grego, romântico, carinhoso, prestativo, simpático e dedicado… Enfim, um sonho, tudo que ambos pediram para Santo Antônio. Mas, nem sempre esse encantamento dura muito tempo. Começam a aparecer as diferenças e as pequenas e rotineiras discussões.

As áreas de desentendimento mais comuns entre um casal incluem dinheiro, orçamento, diversão, amigos, esperanças, família, comportamento. Enfim, quando as expectativas são frustradas.
As maiores brigas passam a ser o happy-hour com os amigos, o jogo de futebol. Ele, por sua vez, se chateia com a demora no cabeleireiro, com o tempo gasto no shopping com as amigas ou com o tradicional almoço de domingo na casa da sogra. Estas discussões ou chateações podem tirar alguém do sério quando se tinha planejado um programa especial. Um jantar à luz de velas e uma noite de amor inesquecível.

Mas, calma! Não é preciso se desesperar. Num relacionamento a dois as frustrações e as discussões acontecem mesmo. Não quer dizer, necessariamente, que algo de errado esteja acontecendo. A não ser que briguem constantemente e não estejam percebendo que passam por uma crise.

Como lidar com as diferenças

O primeiro passo é conversar abertamente sobre as dificuldades que estão gerando as discussões. É preciso muita boa vontade para querer aparar as arestas, falar das fraquezas mútuas, de como aceitar diferenças e trabalhar a aceitação do outro, e com calma chegar a um acordo.

Muitas vezes, nem percebemos que o outro está passando por um momento difícil. Aparentemente se mostra frio, insensível e distante em razão de estresse, crise financeira, instabilidade ou pressão profissional, disfunção sexual, insegurança, ou por outros motivos.

No entanto, é necessário observar se o parceiro age de forma grosseira para crucificar o cônjuge porque faz parte do seu temperamento ou porque passa por algum problema mais sério.

Algumas pessoas quando se julgam desrespeitadas, usam as palavras para ferir cruelmente as pessoas que mais amam.

Preferem a crítica ao diálogo, perdem a paciência e depois mesmo com a cabeça fria, são incapazes de pedir desculpas.

O melhor remédio

Uma boa conversa, assim que a poeira baixar. Tudo pode ser negociado, mas é preciso trabalhar o orgulho, e ter boa vontade para o entendimento. Reconhecer que há na vida do outro uma dimensão a ser respeitada, assim como você requer consideração pelo que lhe é especial. Ambos podem cometer erros e descontrolar-se. Mas, é importante reconhecer quando se erra e, com humildade, pedir desculpas e até pedir perdão por estar deixando alguma marca na “tábua” de alguém especial…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]