• Carregando...

Rúbia vive e trabalha em São Paulo há quase duas décadas. Seu maior sonho era cursar medicina na USP. Aos 17 anos, com a ajuda e orientação de uma vereadora que decidiu ajudá-la a bancar os seus sonhos, saiu de Palmas – Tocantins para tentar a sorte na gigantesca São Paulo.

Ela confessa que sem sua fada madrinha esta realização não seria possível. Muitas vezes, pensou em desistir. A solidão corroia sua alma. O final de semana era particularmente difícil. Na faculdade convivia com pessoas de alto poder aquisitivo, bem tratadas, bonitas, com um grande círculo de amizades. Rúbia conversava com uma única pessoa que, assim como ela, também vinha da pobreza tentar a sorte acreditando que só um diploma poderia mudar o seu universo.

Sábado um dia pra lá de complicado. Durante o dia estudos e trabalhos. À noite a saudade da família e da vida simples apertava. Será que tudo isso está valendo a pena, se perguntava muitas vezes. Ligava a TV e descobria que a programação era repetitiva. O telefone mudo. Vontade de ligar. Mas, pra quem? Um namorado começava a fazer falta. Alguém com quem dividir alegrias e tristezas.

Ela desejava muito um parceiro, mas considerava ser difícil encontrar na grande cidade um relacionamento. Mesmo formada e com consultório próprio ela se sentia solitária na grande cidade. Domingo à tarde sem saber o que fazer optou por caminhar no Ibirapuera. Ali conheceu Juan. Em pouco tempo estavam apaixonados.

O namoro seguia firme, mesmo ela sabendo muito pouco a respeito dele. Ele dizia ser vendedor de maquinas e equipamentos. Isso não a incomodava até porque conhecia bem suas próprias raízes. Ele saia todos os dias para trabalhar, era um rapaz batalhador. Em pouco tempo ele começou a reclamar que as vendas caíram e que vender de ônibus demandava muita perda de tempo no trânsito. Precisaria comprar um carro, mas seu nome estava sujo.

Ela confiava nele de tal forma que, quando pediu para ser avalista no empréstimo para a compra de um carro, ela não hesitou, achando até que havia no pedido uma intenção de casamento. Ela fez até mais. Emprestou a ele suas economias – dezoito mil reais – e fez um empréstimo em seu nome (oito mil reais). Ele comprou um carro zero para poder trabalhar.

Depois de quinze dias ele sumiu sem nenhum aviso, causando um grande prejuízo. Ela viveu uma experiência extremamente penosa. Talvez a maior decepção da sua vida e agora quer saber como superar a crise.

As pessoas se desencorajam com muita facilidade. Sonham, idealizam, realizam e quando chegam lá perdem o juízo e jogam os pés pelas mãos. Não há como prever o que vai acontecer ou como vai acontecer. O safado pode ter levado o dinheiro, mas jamais a confiança na humanidade. É preciso agir sempre com sensatez. A experiência em vez de arrasá-la deve servir como amadurecimento e aprendizagem. Ter uma visão positiva de si mesmo e das pessoas é fundamental para poder abrir-se para uma nova experiência amorosa. Ser mais cuidadosa na escolha de um parceiro, equilibrar razão e emoção, manter os impulsos sob controle e cuidar da carência pode ajudar a seguir pela vida nesse clima de conflito armado que muitas vezes caracteriza as relações amorosas.

O amor não é o melhor caminho para a felicidade? Então por que as pessoas sofrem tanto quando amam? São muitas as saídas possíveis para enfrentar os desafios. O amor nunca impede alguém de seguir seus sonhos. Mas a solidão afasta grandes possibilidades para o amor. É preciso ter em mente que a felicidade é a conquista do sucesso interior. Sentir-se feliz, realizado, amado e próspero é uma ambição natural de todos nós. Todavia, só é possível chegar ao topo com confiança e otimismo Tudo vai depender da atitude da pessoa em não permitir ser contaminado pelas experiências negativas do passado.

Vale lembrar que, muitas vezes, a companhia de um bom livro pode ser muito mais interessante do que ficar ao lado de alguém por ficar, para escapar da solidão. Gostar mais de si e se valorizar mais é a melhor maneira de se preparar para o desafio de encontrar um par amoroso compatível para construir uma relação sólida e feliz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]