• Carregando...

Dizer que não existe amizade entre homem e mulher já virou um chavão. Quem assistiu ao filme “Harry e Sally” deve se lembrar que, logo no começo, quando ele se encontra com ela diz que não acredita na amizade entre homem e mulher, que ou rolou, ou vai rolar ou existe a intenção.

Segundo a psicanálise, nossos encontros amorosos e eróticos, na verdade, são desencontros existenciais. A amizade é uma forma de amor. Segundo o sociólogo italiano Francesco Alberoni, uma forte característica da amizade é não deixar espaço para o ódio. Se odeio um amigo já não sou seu amigo, a amizade terminou.

Quando duas pessoas do sexo oposto se conhecem, é natural que aconteça a atração sexual. No entanto, quando já no início um deles ou ambos percebem que a pessoa não se enquadra no perfil desejado para um relacionamento, instantaneamente acontece um esfriamento. Outra situação comum é quando não existe atração física, mas descobrem mil afinidades. Em ambos os casos, é possível surgir uma amizade sem “outros” interesses, sim!

As características mais marcantes da amizade são a cumplicidade, o sentir-se bem junto ao outro, saber que pode contar com ele nos momentos difíceis, inclusive dividir questões de intimidade, palavras de carinho e apoio quando se está emocionalmente abalado.

Muitos dos nossos amigos íntimos vêm do tempo da adolescência. Colegas de escola ou amigos dos irmãos com os quais mantemos uma relação próxima, mesmo quando ficamos algum tempo sem nos ver.

Se todos conhecemos casos de amizade verdadeira entre homens e mulheres por que é que continuamos a duvidar que isso seja possível?

Sabemos que a sociedade mudou. O universo feminino abriu a discussão na área familiar e reivindica um tratamento igualitário na sociedade, enquanto os homens começam a lidar melhor com as suas questões emocionais. Mas, ainda existe uma certa pressão para que constituam um casal, principalmente, quando estão sempre juntos e se dão bem.

Ocorre que, às vezes, o entendimento é tão maravilhoso e a pressão é tão intensa que, ambos ficam confusos com relação aos seus sentimentos e sentem a necessidade de justificar para si e para os outros que existe uma relação fraterna.

Muitas vezes, a sociedade parece não estar preparada para aceitar a amizade entre pessoas do sexo oposto. A tendência é tentar empurrar um para os braços do outro. Piadinhas, indiretas e diretas: “Vocês se entendem tão bem, por que não tentam um relacionamento?” ou “Vocês são só amigos?”

A cada dia que passa mais homens e mulheres experimentam a amizade em preto e branco. Saem para jantar e bater papo até altas horas. Vão ao cinema sem precisar ficar se agarrando no meio do filme. Dançam juntos a noite toda, sem pintar um clima.

Como manter uma amizade em preto e branco:

1. Deixar claro as bases da amizade.

2. Refletir sobre os próprios sentimentos. Por que esta pessoa agrada tanto?

3. Frisar que um abraço e um carinho são gestos fraternos e devem ser encarados com naturalidade.

4. Não permitir que as dúvidas alheias interfiram na amizade ou avancem erroneamente para algo mais.

5. Diferentes pontos de vista ou mal-entendidos devem ser sempre esclarecidos de forma clara e sincera.

6. Respeitar o espaço do outro, os seus amigos ou o relacionamento amoroso dele.

7. Quando o amigo(a) estiver namorando não ficar insistindo para ficar saindo à tiracolo.

8. Evitar cenas de ciúmes quando o outro estiver num relacionamento afetivo e não puder mais lhe dar tanta atenção.

9. Evitar abusos: ligar de madrugada, para chorar as mágoas, toda vez que briga com o namorado.

10. Lembrar sempre que um amigo do peito é difícil de encontrar, mais difícil ainda de deixar e impossível de esquecer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]