• Carregando...
Negociações devem ser percebidas como avanço

Negociações devem ser percebidas como avanço

Os parâmetros estabelecidos no framework para o o acordo final do qual possivelmente o Irã será signatário certamente constituem um ótimo acordo para o mundo.

Este framework estabelece o básico, sendo que as questões específicas serão negociadas até o fim de junho do corrente ano. Certamente deve ser ressaltado que há poucos anos um modelo de acordo como este seria absolutamente impensável, embora ainda exista uma série de detalhes a serem definidos, mas é claro que se esta proposta de acordo realmente se concretizar em um tratado internacional não há como negar que constituirá uma vitória, vez que conseguirá fazer com que o Irã abra mão de componentes cruciais ao seu programa nuclear.

Para se ter uma ideia da extensão desse acordo, caso algum radical assuma o poder no Irã e queira varrer Israel do mapa com força nuclear, este levará ao menos 12 meses para construir uma única bomba, considerando a necessidade deste violar um tratado internacional e de trabalhar em locais escondidos e que não levantem suspeitas da comunidade internacional. Por outro lado, com a não celebração do acordo, não levaria mais de 2 meses para o Irã lançar bombas com poderes devastadores em direção a Israel.

Embora o Irã tenha mantido a possibilidade de dar continuidade ao seu programa nuclear, este será de tal forma limitado por este potencial acordo que pode ser considerado como mais uma vitória em direção à segurança nuclear no mundo, sendo que uma das questões mais sensíveis obteve um detalhamento considerável, qual seja esta a possibilidade de inspeções por parte da comunidade internacional para verificar a aplicação do acordo frente ao desenvolvimento do programa nuclear iraniano.

Seguem alguns dos principais parâmetros do framework que definiu os limites de negociação e os detalhes as serem observados no tratado sobre o programa nuclear da República Islâmica do Irã. Este framework foi definido em Lausanne, na Suíça, e deverá ser transformado em tratado internacional  até 30 de junho de 2015, o que refletirá um significativo progresso.

por 25 anos.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]