i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Renan Barbosa

Foto de perfil de Renan Barbosa
Ver perfil
Vazamentos

Com uso estratégico da pauta, Mendes e Lewandowski põem Moro e MPF na defensiva

  • Por Renan Barbosa
  • 11/06/2019 17:32
Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, ministros do STF
Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), partiram para o ataque.| Foto: Divulgação/STF

Nesta terça-feira (11) de manhã, escrevi para alguém que tudo podia acontecer no Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive nada. De fato, quase nada aconteceu, embora tenha havido sinalizações importantes de vários ministros. Sobre o ex-presidente Lula, Moro e Dallagnol, na esteira dos vazamentos divulgados pelo site The Intercept Brasil, nenhuma decisão foi tomada. Foi, no entanto, um dia cheio de sombras, passos e recados na corte – um dia em que Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski brilharam no salão.

A aparente confusão – frise-se “aparente” – começou nesta segunda-feira (10) à noite, quando a imprensa noticiou que o ministro Gilmar Mendes estava liberando para a análise da Segunda Turma, da qual faz parte, um Habeas Corpus (HC) da defesa de Lula que questiona a imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro (“HC/Moro”). Entre inúmeros recursos da defesa de Lula, esse era de novembro do ano passado, quando o então juiz aceitou ser ministro de Bolsonaro. A Segunda Turma começou a discutir o HC/Moro em dezembro do ano passado, mas Mendes pediu vista (mais tempo para analisar o caso).

Aqui, a importância da administração do tempo: Mendes segurou o pedido de vista consigo, por seis meses, à espera do melhor momento para colocar o tema em pauta. Na esteira dos vazamentos, resolveu liberar o HC/Moro e fez circular a notícia de que poderia levar a ação já nesta terça-feira (11) para julgamento. Até o início da tarde, porém, nenhuma movimentação havia acontecido no acompanhamento do processo: ele não foi incluído na pauta e, depois da declaração que Mendes deu no início da manhã de que levaria o HC/Moro à julgamento no dia 25 de junho, finalmente o site do STF registrou o feito. O julgamento nesta terça-feira (11) foi um blefe, mas o recado funcionou. Voltaremos a isso logo mais.

A aparente confusão se embolou ainda mais porque, na manhã desta terça-feira (11), a colunista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, trouxe a notícia de que o ministro Ricardo Lewandowski, que preside a Segunda Turma, liberaria para julgamento um HC coletivo contra a súmula 122 do TRF-4, que prevê a prisão automática depois do esgotamento da segunda instância (“HC/TRF-4”). É com base nesse dispositivo que Lula está preso desde abril do ano passado.

O HC/TRF-4, impetrado por um advogado, argumenta que, nas decisões sobre prisão em segunda instância, o STF decidiu pela possibilidade do cumprimento, não pela obrigatoriedade desse cumprimento. O advogado argumenta que a prisão automática viola o dever que os juízes têm de fundamentar as decisões judiciais, e quer beneficiar todos os presos com base na súmula 122 com uma eventual decisão do STF.

O relator original era o ministro Dias Toffoli, que negou seguimento ao HC/TRF-4 em maio do ano passado. O autor interpôs um agravo regimental (recurso) contra a decisão de Toffoli, que acabou virando presidente do STF – e, por isso, a ministra Cármen Lúcia herdou a relatoria da ação. Em abril deste ano, os ministros da Segunda Turma começaram o julgamento do agravo no plenário virtual do STF. Cármen Lúcia e Fachin votaram contra o conhecimento do recurso (isto é, que ele não cumpre os requisitos e sequer deve ser julgado no mérito), mas Lewandowski pediu vista no início do mês. Pelas regras, a ação deve então ser discutida ao vivo pelos ministros.

Lewandowski é um dos ministros mais vocais da “ala garantista” do STF e bastante crítico da atual jurisprudência do tribunal sobre prisão em segunda instância. O teor do seu voto não era difícil de adivinhar. O resultado da ação, contudo, não era, como ainda não é, claro, já que só o plenário do Supremo pode declarar inconstitucionalidade. Além disso, qual seria a extensão de uma invalidação da súmula do TRF-4: todos os presos seriam soltos automaticamente, ou a defesa de cada réu deveria entrar com um pedido de soltura? Dessa indefinição para “Lula pode ser solto amanhã”, bastou um pulo. Lewandowski também mandava seu recado.

Se a ação de fato entraria em pauta na Segunda Turma do STF nesta terça-feira (11), também era um mistério. O acompanhamento processual não mostrava nenhuma mudança na pauta, mas Lewandowski sinalizava que colocaria, sim, o HC/TRF-4 em votação – e apenas se a Segunda Turma estivesse completa. O decano Celso de Mello, que tem dificuldades de locomoção e hábitos notívagos, não costuma aparecer nas sessões extraordinárias pela manhã. Um empate no HC/TRF-4 (Gilmar e Lewandowski contra Cármen e Fachin) beneficiaria os réus presos, mas o presidente da Segunda Turma resistiu a essa tentação.

No fim das contas, o HC/TRF-4 foi colocado em pauta por Lewandowski, que votou pelo conhecimento do recurso e, no mérito, pela inconstitucionalidade da súmula 122 do TRF-4. Mas como, de acordo com a Constituição, somente o plenário dos tribunais pode declarar inconstitucionalidades, os cinco ministros da turma concordaram com a sugestão da relatora de enviar o tema para o plenário. A data, porém, ficará a cargo do presidente Dias Toffoli, que, curiosamente, pode se transformar no maior aliado de Moro e do MPF, na medida em que tem em mãos a chave da pauta do plenário.

Celso de Mello, aliás, aproveitou para cobrar que o presidente “paute logo” as ações que devem por fim a novela da prisão em segunda instância, que Toffoli tirou de pauta no início de abril. O decano, que é o fiel da balança entre as alas "garantista" e "punitivista" da Segunda Turma, votando ora com uma, ora com outra, também deu sinais ao longo da discussão de que não está contente com a situação toda que os vazamentos criaram. Tampouco se esqueça que Mello se manteve contra a prisão em segunda instância ao longo de todas as votações sobre o tema. A pressão sobre Toffoli deve aumentar.

Tudo isso aconteceu enquanto, até o início da tarde desta terça-feira (11), o único recurso envolvendo o ex-presidente Lula que realmente estava na pauta da Segunda Turma era um HC que a defesa impetrou contra a decisão monocrática do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) (o “HC/Fischer”), quando ele negou o Recurso Especial de Lula contra a decisão do TRF-4. Isso estava sendo discutido no plenário virtual, mas Mendes pediu destaque para levar a discussão ao vivo no dia 12 de abril. No entanto, a decisão de Fischer acabou sendo confirmada pelo STJ no dia 23 de abril.

Muitos, inclusive jornalistas, confundiram o fato de que o HC/Fischer estava em pauta com a notícia de que Mendes liberaria o HC/Moro, o que também ajudou a jogar água no moinho “Lula solto amanhã”. Do ponto de vista estratégico, no entanto, a indefinição administrada sobre as duas ações – o HC/Moro e o HC/TRF-4 –, permitiu a Gilmar e Lewandowski controlarem o ritmo das notícias e dos sinais desde segunda-feira (10) à noite.

Não havia, afinal, confusão nenhuma. Gilmar, em especial, conseguiu mandar um recado de que “não necessariamente” provas ilícitas devem ser anuladas, se for o caso de provar a inocência, mas que tudo deve ser analisado no caso concreto. O ministro também conseguiu frisar que está aguardando as promessas de novos vazamentos prometidas pelos editores do Intercept, para avaliar os efeitos jurídicos dos vazamentos. O ministro Marco Aurélio, que nunca foge do microfone, aproveitou pra dizer que os vazamentos "fragilizam" Moro.

Com isso, os ministros vão manter Moro e o Ministério Público Federal (MPF) na defensiva até, pelo menos, o dia 25 deste mês quando – agora, sim, consta no site do Supremo – o HC/Moro está pautado para julgamento na Segunda Turma. E, até lá, sob quem sabe quais sombras de novos vazamentos.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Afonso Celso Frega Beraldi

    ± 8 dias

    Sao os parias que podem hora ou outra serem pegos na operação LJ

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 8 dias

    fico imaginando se tivesse um hacker que quebrasse o sigilo do gilmar, levandowski, celso de melo, toffoli e do marco aurélio!! COM CERTEZA ERA O FIM DO stf!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vânia Coutinho

    ± 9 dias

    Esse Gil*******endes e seus comparsas ( que já rasgaram a constituição),se tentarem prejudicar Moro provocarão a ira do povo brasileiro. Aguardem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alberto Moreira

    ± 9 dias

    OS VOTOS DE GILMAR MENDES E LEWANDOWSKY. MINISTROS PARTIDÁRIOS, JÁ ERAM ESPERADOS. AINDA BEM QUE OS OUTROS 3 MINISTROS TÊM VISÃO MAIS APURADAS !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 9 dias

    Abutres !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROBERTO LUIZ PEDROTTI

    ± 9 dias

    O STF e uma vergonha nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 9 dias

    Estes ******** somente fazem referência ao Moro, pois morrem de inveja (principalmente o Ministro Laxante - que solta todos os poderosos) com o sucesso obtido por esse Juíz. Por que eles não se referem a turma da TRF-4 que é uma instância superior e que validou as ações do Moro?? Inveja, apenas inveja, pois eles apesar de serem de um Tribunal Superior, não inferiorizados (pela população) por um Juiz de instância inferior. Bando de Ba ba cas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JoJr

    ± 9 dias

    ESCUMALHA!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eugenio Monteiro

    ± 9 dias

    Lewandowski, ah Levandowski. Você alterou a nossa constituição "Salvando" a ex-presidente Dilma de não perder a sua inegebilidade, quando do impeachment, lembra? Pois é, mas o Povo, que é povo, deu-lhe uma boa e direta resposta, não a elegendo ! A minha dúvida é: falta muito tempo para a sua aposentadoria?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Itamar Aparecido Borges

    ± 9 dias

    Tá difícil encontrar argumentos pra defender o juizeco "corrupto". O cara é inescrupuloso, arrogante e ambicioso. Vamos acompanhar os próximos capítulos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 9 dias

    JAGUARADA. não tem outra definição

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Ricardo Gonçalves

    ± 9 dias

    Ótima reportagem.. vou indicá-la para amigos, pois todos devem conhecer os juízes perniciosos que temos nas altas cortes! Lava toga já!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALMJ

    ± 9 dias

    Se Gilmar Mendes e Liberandowski estão na ofensiva e Moro na defensiva, algo vai muito mal para o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 9 dias

    Eles podem tramar. O MPF não pode trocar ideias. Este é o judiciário!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VANIO PANATO PREIS

    ± 9 dias

    Para o Brasil entrar numa nova ordem de moralidade e prosperidade, no processo de varredura dos males que emperram e envergonham a nação, não pode ficar de lado o Poder Judiciário, especialmente em suas instâncias superiores. Alguns senhores e senhoras investidos na condição de juízes, de alguma forma, devem ser excluídos de seus postos para o bem de nosso futuro. Como, tirá-los não sei! Talvez, com uma grande mobilização popular...!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Martins

    ± 9 dias

    Não vejo a hora de ver o Moro X mendes e levianoski se degladiando no STF!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADERVAL C FORSTER

    ± 9 dias

    O melhor negócio dos deuses togados petralhas da divina corte do STF é soltar bandidos. Faz-se necessária uma CPI para fuçar no íntimo do STF, descobrir porque cada deus tem 224 empregados, tem até carregador de papel, função . CPI da LAVATOGA já!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 9 dias

    STF...= a bandidos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 9 dias

    Quem não deve, não tem com que se preocupar, ou tem?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário

    ± 9 dias

    Estas gentalhas do STF só trouxeram atrasos e disabores ao país. Como membros da Suprema Corte tem bala na agulha, porem espero sinceramente que um dia o tiro saia pela culatra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Cunha

    ± 9 dias

    Será que a população vai ter que ir para as ruas novamente para apoiar o ministro Sergio Moro? É bom lembrar que a avaliação de alguns ministros do STF perante a população não é nada boa nas manifestações de rua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 9 dias

    Qualquer crítica advinda desses juízes ao Ministro Sergio Moro e a força tarefa da Lava a Jato é um elogio! É só dar uma pesquisada no Google pra ver a quantidade de casos rumorosos e controversos em que já se envolveram, inclusive com políticos graúdos e investigados. Nosso total e irrestrito apoio ao Ministro Moro e aos Procuradores da República. Acorda Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 9 dias

    O prejuízo que esses dois senhores já causaram ao país é incalculável !! Seu comportamento, e suas sentenças eivadas de abjeta moralidade, têm atrasado em anos a luta da nação contra o banditismo e a corrupção !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    flavio da silva pereira

    ± 9 dias

    O desrespeito à Constituição Brasileira cometida por Moro é de um autoritarismo e maldade tão grande que se sobrepõe ao próprio judiciário que por interesses em manter-se no poder e suas regalias fez do Moro e outros juízes pessoas extremamente gananciosas e indiferentes ao sofrimento de milhões de pessoas que esperam que os réus sejam julgados e presos com base em provas robustas e não por meras convicções como dizem o Moro e o espertalhão Deltan Dallagnol.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Renê M. P. Mendes

      ± 9 dias

      Ladrão tem que ficar na cadeia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Gilvan Alves

      ± 9 dias

      NUNA NIVRE!! Retarded detected

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    michael stefanuto

    ± 9 dias

    bandidos, o que querem estas bestas? O Caus? Linchamento publico destes vermes seria providencial....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Lima

    ± 9 dias

    A banda podre, a escória não perde tempo para atacar o certo, o honesto e o bem. São homens maus, homens do mal, vilões corruptos e apodrecidos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    ± 9 dias

    2 Desgraçados da pior espécie. Ministros asquerosos que causam nojo em qualquer cidadão de bem. Lembrando que o Gilmar Mendes já foi grampeado negociando com os acusados Silval Barbosa (ex-governador do MT) e Aécio Neves.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    C R Berger

    ± 9 dias

    Defensiva, o scambaul , Moro já falou que nada a ver, que tá tudo ok. Isso significa que tá tudo ok. A Gazeta tá com pouco assunto e fica dando trela pra quem sabe pouco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio

    ± 9 dias

    Lewandowski rasgou a Constituição no caso do Impeachment. Ele e o Renan Calheiros sabem o porquê. Mendes defende quadrilheiros do peessedebe e trabalha em prol do crime. Toffoli, um coitado sem currículo que liberou o ex-chefe, José Dirceu. Marco Aurélio, o asqueroso da passagem aérea, o violador de decisao colegiada que mantém prisao em segunda instância. O brasileiro nao deve dar paz aos ******** de toga!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Fanti

    ± 9 dias

    Já já essa turma do STF e os lulopetistas vão ter a deles. A Justiça, a verdadeira, tarda mas não falha. Tem coisa vindo por aí. Por ora, estão só dando corda para eles mesmos se enforcarem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Homero Nogueira Guimarães

    ± 10 dias

    Ressalte que Monica Bergamo NUNCA conseguiu falar alguma coisa inteligente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 10 dias

    O stf é um troço horroroso. Gilmar, toffolli e lawandoski são bandidis declarados. Que vergonha !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz B

    ± 10 dias

    A ligação telefônica entre Aécio e Gilmar Mendes. Grampos foram autorizados pelo relator da Lava-Jato, Edson Fachin.https://oglobo.globo.com/brasil/a-ligacao-telefonica-entre-aecio-gilmar-mendes-21369411?fbclid=IwAR3i1wA07V3fPWEcCjkHGe_kcjIae5Ow0fnTbLN5RnXvdxPrEeEcDNjxKVU

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz B

    ± 10 dias

    Se unir para formar uma organização criminosa para saquear o Brasil pode! Mas se unir para combater a corrupção não pode, é isso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz B

    ± 10 dias

    Um juiz não pode mais ligar para um procurador dizendo que vão prender corruptos, mas um ministro do supremo pode ligar para um condenado? A melhor frase que vi hoje "O Coringa quer ser solto depois que descobriu que o Batman falava com o comissário Gordon", kkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Schuwinski

    ± 10 dias

    O atual Supremo Tribunal Federal - com as exceções de praxe - é composto por verdadeiros bandidos togados. Toffoli, Lewandowski e Gilmar Mendes são os piores. Esse triunvirato satânico joga com cartas marcadas contra os interesses maiores da Nação brasileira. São apátridas e corruptos até a medula. Estão brincando com fogo. Daqui a pouco vão receber um "alô" do general Heleno...Take it easy, cambada!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELI DE ABREU PASSOS

    ± 10 dias

    As máscaras estão caindo e vão cair mais, Moro, e toda a Lava Jato são ícones de uma farsa, uma mentira, armaram contra a democracia e a favor da elite, tirando Lula da jogada mas as mentiras tem pernas curtas e a verdade está vindo a tona, O judiciário tem agora oportunidade de corrigir e acabar de vez com esta farsa, se fala tanto em acabar com a mentira, então chegou a hora, LULA LIVRE!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Rubens Marques Farias

      ± 9 dias

      Você e qualquer fundamentalista que explode prédio cheio de crianças é a mesma coisa, doentes mentais que não conseguem ver a verdade na frente do nariz, boulos de piranha nada mais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Fanti

      ± 10 dias

      E no livro do Eli só tem baboseira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 10 dias

    STF, vergonha nacional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Alice Pereira de Araujo

    ± 10 dias

    Está uma vergonha o STF, câmara e senado. Uma guerra de egos e poder insuportável. Melhor seria, fecha-los por um tempo, até reorganizar o país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO JOSE KUMMER

    ± 10 dias

    garantista x punitivista, péssima escolha de palavras, melhor seria contra o povo e a favor do povo, mas deixo aos colegas brasileiros a possibilidade de melhorar minha redação

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 10 dias

    Imaginem se quebrarem o sigilo desses ministros mafiosos. Pena de morte seria pouco. E ainda querem dar uma de moralista em cima dos defensores da Lava Jato? Bando de pessoas que defendem o MAL.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      L.S.W.

      ± 9 dias

      Freitas Freitas como explicar que seu ídolo moro se meteu nessa enrascada... kkkkk a casa dele caiu... sua indicação pro supremo mel o... aproveita e pergunta pra ele onde está o Queiroz e o Flávio vai ser preso qua do..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]