i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Renan Santos

Foto de perfil de Renan Santos
Ver perfil

Estudo comprova: radicais de direita e esquerda são a mesma coisa

Somos governados, hoje, pela polarização entre extremos, que discordam no conteúdo mas se igualam na forma.

  • PorRenan Santos
  • São Paulo
  • 04/08/2020 12:50
Estudo comprova: radicais de direita e esquerda são a mesma coisa
| Foto:

Não foram poucos a notar a correlação entre o espírito autoritário de militantes políticos da extrema-direita e esquerda. São mesmas a ausência de empatia e a vontade de mandar e impor sua visão de mundo. A tendência ao uso da violência como instrumento de punição aos “impuros” é outra característica marcante em ambos, fazendo com que o observador externo, por vezes, não saiba reconhecer quem é quem no jogo de autoritarismo.

Algumas teses, popularizadas em redes sociais, buscavam explicar o fenômeno de forma gráfica, quase anedótica. É o caso da teoria da ferradura, de Jean-Pierre Faye, que redesenha a linha unidimensional esquerda-direita na forma de um “U” invertido, onde os extremos de cada lado, ainda que não se toquem, são mais próximos um do outro do que do centro da representação política.

Para Faye, tal diagrama explica as diversas similaridades entre regimes comunistas e fascistas, que aplicam violência e autoritarismo em escala industrial, praticam o culto personalista ao líder de ocasião e tratam o adversário político — o “capitalista’ para os comunistas, o “judeu” para nazistas  — como razão central de sua concentração de poder e barbárie.

A tese é bacana mas limitada; restringe-se a regimes políticos muito particulares de um momento histórico — o começo do século XX — que já passou. Mais: ambas as pontas da ferradura, fascismo e comunismo, foram derrotadas pelas democracias liberais ainda no século que se passou, tornando-se sombra que turva a análise dos recentes fenômenos de radicalismo que assolam este começo de século XXI.

A ascensão de expressões violentas do politicamente correto — mais notadamente o fenômeno Black Lives Matter —, que espalharam caos e destruição pelos Estados Unidos, traz luz para uma nova roupa do extremismo político, profundamente identitária, anárquica e autoritária. Mais: em contraposição a ele, temos a ascensão, nos últimos anos, de expressões políticas radicais no campo da direita, tendo como destaque os jovens antissociais da alt-right. Estes operam violência política em menor escala, mas trabalham com a dessensibilização e a destruição de reputações em redes sociais num ritmo sem precedentes nas democracias modernas.

Como enquadrar fenômenos tão novos dentro de classificações e categorias tão velhas? As variáveis são muitas, impedindo análises simplórias de se estabelecer. Mas com base em algumas pistas óbvias, como o comportamento antissocial das militâncias e certa dose de psicopatia de suas lideranças, alguns pesquisadores conseguiram chegar a resultados assustadores sobre radicais de esquerda e direita. É o que mostra um estudo conduzido por Jordan Moss e Peter J. O’Connor, da Queensland University of Technology, em Brisbane, na Austrália.

No estudo, os pesquisadores adotaram uma metodologia diferente. Analisaram militantes políticos de três vertentes radicais — PCA, ou “politicamente corretos autoritários”; PCL, ou “politicamente corretos liberais”; e WI, ou White Identitarians (brancos identitários), figuras presentes na escalada de autoritarismo no debate público norte-americano. Na pesquisa, ao invés de analisar a natureza de suas posições, os pesquisadores trouxeram outro enfoque: resolveram avaliar os traços da “Dark Triad” (tríade negra) de comportamentos antissociais nos entrevistados pelo estudo. E o que seria tal tríade? Em tradução livre, na palavra dos pesquisadores:

Dada a natureza extrema destas atitudes políticas e seu possível papel em comportamentos agressivos em protestos, nós exploramos sua associação com os traços de personalidade da 'Tríade Negra’. Tal tríade inclui três dimensões sombrias da personalidade (maquiavelismo, narcisismo e psicopatia) que não são capturadas com com eficácia pelos esquemas mainstream de taxonomia de personalidade como o conhecido ‘Big Five.

O estudo observou, com validação estatística e metodológica, que tanto os “politicamente-corretos autoritários” quanto os “brancos identitários” da alt-right possuem traços significativos de narcisismo, maquiavelismo e psicopatia, tendendo a naturalizar o controle autoritário sobre o comportamento social alheio e expressar de forma excessiva seus impulsos personalistas. Tais traços não foram observados com a mesma intensidade nos “politicamente corretos liberais”, mais focados na questão das desigualdades per se do que em ações autoritárias para corrigi-las.

A novidade do estudo é que, pela primeira vez, a impressão natural que todos temos sobre radicais políticos serem “a mesma coisa”, não importa a linha ideológica, encontra base científica para se estabelecer. Isso ajuda a entender os mecanismos internos que fazem com que indivíduos com traços de perversidade se identifiquem tanto com causas extremas e lideranças psicopáticas, que tem a incrível habilidade de ativar o que há de pior na psique de seus seguidores.

Creio ser possível inferir que fenômeno similar ocorrido no Brasil — os canceladores de esquerda e os bolsominions de direita — pode ser explicado pela mesma lógica. Os traços da tríade negra, em análise preliminar, podem ser encontrados no presidente da república e seus arroubos narcisísticos, em sua militância dançando com caixões em praça pública, na negligência com que a pandemia é tratada e na ausência completa de urbanidade no trato com a oposição. Para ilustrar o absurdo, ao longo de uma semana, sua militância foi capaz de criar montagens sugerindo que o youtuber Felipe Neto era pedófilo e insinuações no Twitter dando a entender que este que vos fala — e o MBL — tentaram assassinar uma delegada.

A incrível habilidade de mentir e destruir é acompanhada pela turma da esquerda radical, que entre uma manifestação violenta e outra, conduz rituais públicos de expiação através dos já famosos cancelamentos, em que personalidades que pisam fora da ortodoxia politicamente correta são publicamente destruídas, tendo suas personalidades (e posições) aprioristicamente negadas perante o “clero” da nova religião laica. Percebam os trejeitos, o olhar vazio, a retórica apocalíptica: muito pouco separa a filosofa lulista Márcia Tiburi do jornalista bolsominion Allan dos Santos. Na guerra de autoritários, suas posições são mero detalhe.

Resta-nos a triste conclusão: as redes sociais, ao invés de promover o senso comum no debate público, trouxeram luz para o que há de pior no comportamento antissocial. Somos governados, hoje, pela polarização entre extremos, que discordam no conteúdo mas se igualam na forma. Eis aí nossa tragédia. Não importa o lado que vença, mantendo-se o debate radical, seremos sempre governados por psicopatas e seu exército de homens-massa. Parece distopia mas é só o mundo em que vivemos.

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 3 horas

    Perfeito! O que vemos de irracionalidade nos comentários aqui na GP apenas corroboram com sua coluna. Ou é acéfalo de esq chorando pelo Lula ou pelo Bolsonaro. Imagine, dois corruptos e inaptos de carteirinha e ainda o gado sai em defesa dos figuras..... Lamentável!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      PT NUNCA MAIS

      ± 8 horas

      Nem leio. Não precisa de estudo para dizer quem é o Renanzinho do MBL. Para elr Felipe Neto quem não compactua com sua patota é fascista. Democracia para eles é perseguir quem não concorda com seus pensamentos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Destemido

        ± 8 horas

        Tudo começou a algum tempo atrás com o “nós contra eles”. Antes disso o país era mais unido. Os desgovernos socialistas mataram a pacificação do povo brasileiro, geraram ódio e raiva no povo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Sílvio

          ± 8 horas

          Fazia tempo que não acessava a Gazeta do Povo, justamente por estar infectada pelas palavras desse colunista e de outros tais, como Mário Vítor Rodrigues. Voltei e vejo que nada mudou. Deprimente.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Sérgio Guimarães de Oliveira Filho

            ± 14 horas

            Parabéns pelo artigo, muito bom.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

              ± 17 horas

              A atitude tendenciosa do autor já é por demais conhecida, nem adianta insistir. Mas tenho cada vez mais asco pelas tais militâncias. Bandos de ignorantes radicais tentando dividir as opiniões dos pouco informados. O Brasil não precisa disto mas sim de união para um projeto nacional que possa caminhar sem tanta gente atrapalhando, além da notória interferência da classe política para travar toda iniciativa.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jorge Dias

                ± 17 horas

                Não li. Vim soh clicar em "não ligo".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  André

                  ± 17 horas

                  Muito bom! Também tenho essa impressão: o radicalismo de um lado alimento o do outro. Não vejo como sair dessa armadilha.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Elton

                    ± 17 horas

                    Estudo comprova que sua batata tá assando. Até quando Gazeta do Povo? Desista desse cara

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Mauricio Nadolny

                      ± 18 horas

                      Nem leio mais os textos-lixo do Renã. Passo aqui pra me divertir lendo os comentários e escrachar esse debiloide: vaza renãzinho!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • M

                        Marcelo Guerreiro

                        ± 15 horas

                        Kkkk.... faço isso também

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • W

                      waldir rodrigues de morais

                      ± 18 horas

                      Este camarada e o F. Neto não querem debate Eles se acham certos e ponto BLM e Antifas estão sendo impulsionados pela esquerda nos EUA. Toda vez que a direita coloca a cara para fora é chamada de radical Antes a esquerda era chamada de moderada agora tambem é radical Pelo menos agora ele é reconhecida pelo o que sempre foi..

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Carlos Rodrigues da Silva

                        ± 18 horas

                        Um artigo que não agrega ao debate em época tão polarizada pala caça ao atual governo, a Gazeta deveria selecionar melhor seu colunista, esse cara é horrível .

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Ronaldo

                          ± 19 horas

                          Verdade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Pedro Maome Machado

                            ± 19 horas

                            Gazeta como seu assinante peço, por favor, não publique nada desse sujeito, cada vez que o vejo lembro de quando ele veio numa reunião na Associação Comercial do paraná, devia ter usado "unzinho" estava "malucão", agora sai essa matéria do MBL envolvido com cocaína e maconha, e dinheiro mocozado sem moral e sem credibilidade esse sujeito.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Gustavo

                              ± 20 horas

                              Um artigo, basicamente, ad hominem. Mas fico feliz que ao final - e por pouco - não apoiou o projeto totalitario das fake news.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo Eugênio Anunciação

                                ± 20 horas

                                Os pesquisadores da University of Technology da Austrália só mostraram o que todos já sabemos na vida política prática: Extrema-direita e Extrema-esquerda são duas faces da mesma moeda. E os críticos radicais (de Esquerda e de Direita) do Renan Santos estão se mostrando igualmente nestes comentários ácidos e sem a devida fundamentação científica-tecnológica.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Gonzaga

                                  ± 20 horas

                                  Não li o artigo e nem preciso ler pois pelo título já vi que só tem estupidez de um pseudo intelictoaloide

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Fernando N

                                    ± 20 horas

                                    Gazeta, esse adulto que não cresceu ainda escreve aqui...um cidadão que grita em videos e não sabe o que é o dia a dia do trabalhador. Favor retirar este "colunista".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Afonso Celso Frega Beraldi

                                      ± 20 horas

                                      Seu artigo Renan Santos, perdeu credibilidade quando chamou de "bolsominion" o Allan dos Santos, independente se ele apoia o Bolsonaro ou não. Mostrou TODO seu desrespeito e desprezo pelo diálogo com qualquer linha que não seja a sua linha, que pode também nao ser a correta, porque sabemos reiteradamente, que você não dialoga com ninguem que nao seja da sua "linha" radical

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        SILVIO MACIEL ROCHA

                                        ± 20 horas

                                        Narrativa tosca irrelevante tedenciosa de um colunista sem credibilidade nenhuma. Pura militancia.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          José R. A. Lobo

                                          ± 20 horas

                                          Concordo com o conteúdo do artigo. Muito bom

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Emily Sobral

                                            ± 21 horas

                                            estudo comprova: você é mais mal caráter de que Lula.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Emerson Adam

                                              ± 21 horas

                                              Evidências publicadas em jornais e redes sociais comprovam que ****** livre é um tipo de psol com gravata.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Altair Silva

                                                ± 21 horas

                                                Estudo comprova: radicais de centro São hipócrita e cretinos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  Jose Antonio

                                                  ± 21 horas

                                                  Embusteiro, lixo cultural brasileiro.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    jeter

                                                    ± 22 horas

                                                    Quem está escrevendo para esse hipócrita?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      MARCO AURELIO GOMES DE CARVALHO

                                                      ± 22 horas

                                                      Sinceramente. Não sei como A Gazeta do Povo dá voz a um ***** como Renan Santos. Tenho pensado seriamente em cancelar minha assinatura. Não dá pra dar moral para o lider do ****** Livre! #derretembl

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        MF

                                                        ± 22 horas

                                                        Os autodenominados como de Centro flerta com a esquerda... morrem de medo da opinião dos esquerdopatas se flertarem com a Direita, é o caso do MBL. As manifestações pacíficas no Brasil recente de forma geral, foram feitas pela Direita e em finais Semana. Já as esquerdistas em dias de trabalho e com badernas. Outra grande diferença: A Direita defende seu posicionamento. Já a esquerda quer doutrinar o pensamento alheio. Uma pena que meus carácteres de texto são limitados. Acorda Renan...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          Gustavo_Ctba

                                                          ± 22 horas

                                                          Vaza Renan. Você é ridículo. Se enxergue, criança abobada.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eduardo Prestes

                                                            ± 22 horas

                                                            Não existe “radicais” da direita. A direita só quer trabalhar, viver em paz e pagar poucos impostos. Já a esquerda quer luta, revolução, roubar as terras e propriedades, estatizar empresas, roubar grandes fortunas, quer mandar em todos, vivendo do dinheiro alheio. A esquerda matou mais de 100 milhões de pessoas para impor tiranias marxistas. São loucos que precisam ser enfrentados.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Ricardo

                                                              ± 23 horas

                                                              Estudos comprovam: Renan é um lixo e o MBL um bando de oportunistas.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • Z

                                                                Zyss

                                                                ± 23 horas

                                                                Não precisa de estudos pra saber que esse Renan é um lixo ignorante

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • S

                                                                  Stephano Zibetti

                                                                  ± 23 horas

                                                                  Renan deve ter algum parente na Gazeta do Povo, não é possível. Lasko, amiguinha do Ayan, que deve ter arrumado coluna aqui pra ele.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • Z

                                                                    Zyss

                                                                    ± 23 horas

                                                                    O elo entre eles é o Alexandre borges

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                Fim dos comentários.