i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Renan Santos

Foto de perfil de Renan Santos
Ver perfil
É aumento pra STF e inflação pro cidadão comum

Jair Bolsarney

Multa empresário enquanto aumenta privilégios. Essa Nova Era…

  • PorRenan Santos
  • São Paulo
  • 09/09/2020 17:49
E achavam que era Bolsolula, ein…
E achavam que era Bolsolula, ein…| Foto:

Estamos no momento em que a justiça social no Brasil prevalece. Prova disso é a recente declaração do ministro da economia, Paulo Guedes, que expõe todo o seu fino senso de prioridades. Paulo Guedes, afinal, anda preocupado com o salário do funcionalismo público. Mas não, não é simplesmente que ele quer congelar os reajustes do funcionalismo ou mesmo operar uma reforma administrativa austera. Sua última declaração aponta outro urgente problema para além desses objetivos comezinhos, que o governo nunca consegue atingir pois não tem força política para tanto.

Segundo o ministro, juízes do STF e do TCU ganham muito pouco. Auferindo a módica soma de R$ 39.000,0 e mais uns penduricalhos, os ministros do STF decerto formam um estamento depauperado, premido pela crise financeira e pela alta do dólar. Talvez por isso precisem cear vinhos caros e lagostas com o dinheiro público, pois lhes falta a remuneração para se darem esses pequenos luxos comuns à vida de todo brasileiro. Há quem diga até - horribile dictu! - que ministros do STF e do TCU, por falta de dinheiro, tem evitado viajar para a Disney com suas famílias. Preferem deixar esse luxo para as domésticas, que, como se sabe, já andam um pouco entediadas de tanto passearem ao lado do Pluto e do Pateta.

Deixando de lado as preocupações urgentes do nosso ministro, já começa a nos acossar outro problema, certamente menos relevante que a baixa remuneração do topo do Judiciário: a inflação de preços nas mercadorias.

A inflação de preços dos alimentos subiu consideravelmente mais que o índice do IPCA, respectivamente 8,83% e 2,44% na avaliação dos últimos 12 meses. Individualmente, arroz e óleo de soja atingiram recordes: 19,2% e 18,6% de subida. Ao que tudo indica, a alta decorre da ação da oferta e da demanda. A subida do dólar estimulou os produtores a escoar a produção para o mercado externo. Com a redução da oferta de alimentos, eles encareceram. O auxílio emergencial veio a se somar a esse cenário como a cereja do bolo: com mais dinheiro circulando na mão do povo e menor oferta, a demanda também aumenta e os preços se elevam.

Economicamente, o cenário está longe de ser de inflação descontrolada, mas impõe alguns riscos políticos para Bolsonaro. Estamos, a bem de uma avaliação realista, em um momento de transição. É quando começam a surgir os primeiros efeitos de uma possível crise futura, o que passamos a analisar agora.

Em primeiro lugar, a inflação de preços pode ser transitória, mas estamos saindo de uma pandemia com estimativas de queda acentuada no PIB. Os desdobramentos políticos desse cenário são bastante interessantes. O primeiro deles é a insatisfação popular presumivelmente a ser gerada quando o auxílio emergencial for reduzido.

Além disso, apesar do auxílio emergencial alavancar a popularidade do presidente, a inflação nos alimentos sempre foi causa tradicional de insatisfação. O motivo é fácil de perceber. Como o povo ganha muito menos que a classe média, o repertório de bens que ele compra é mais limitado, concentrando-se em alimentos e itens básicos de subsistência. Assim, se a inflação geral é controlada, mas o preço dos alimentos sobe, a percepção popular é a de que há uma inflação alta. O corte subjetivo é importante.

Nesse sentido, nota-se o desespero de Bolsonaro em emular José Sarney para multar comerciantes que pratiquem “preços abusivos” nos produtos básicos. Fala-se hoje em “margem de lucro patriótica”; amanhã falaremos em “confisco popular”. Impressiona a similaridade com outros fiascos retumbantes do passado recente latino-americano.

O auxílio emergencial, cuja quinta parcela será debitada hoje, também sofrerá uma mudança significativa. O valor básico será reduzido pela metade e os critérios de obtenção se tornarão mais duros. Assim, temos na economia brasileira o seguinte movimento: inflação nos itens da cesta básica concomitante à mudança nos critérios do auxílio emergencial para reduzi-lo, limitar seu acesso e operar a transição para um Programa Renda Brasil cujo desenho é incerto e cuja viabilidade orçamentária é discutível.

O paradoxo de Bolsonaro é que ele é um presidente em mutação. Aqueles que o comparam a Lula, neste sentido, analisam a situação de forma muito simplista, concatenando similitudes e diferenças de discurso, geralmente no perfil geral do populista. É quase um destilado de tipo ideal weberiano. Entretanto, por trás da noção geral de um tipo há tudo o que concretiza o tipo. E aí as diferenças aparecem claramente.

Há poucos meses atrás, Bolsonaro era um presidente com popularidade dissolvente, impasses políticos dolorosos lhe agastavam, e as suas polêmicas e escândalos eram alvo de críticas generalizadas e recorrentes das classes falantes. A estabilidade, política e de popularidade, construída por Bolsonaro é incipiente. Portanto, qualquer comparação que se faça entre ele e um presidente populista que atingiu 70% de aprovação no auge deve ser vista cum grano salis.

O que chama atenção neste momento do governo é, como sublinhamos, seu caráter de transição. Há uma transição em curso, da qual não se pode saber a priori qual o resultado. Mas dificilmente a popularidade crescente do presidente não será afetada pela redução do auxílio e pela inflação de preços. Quando isso aconteceu, aí veremos a estamina de Bolsonaro. Até lá, Paulo Guedes pode ajudar a imagem do governo deplorando o salário de fome dos ministros do STF.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    eduardo coelho

    ± 4 horas

    Renan Mulambento , que porcaria de análise critica. Otimo para fazermos uma dialética da incapacidade e falta de conteúdo. Manda esse texto para seus amigos que ainda escutam você.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Cássio

      ± 2 dias

      Comentarista!?!? PATÉTICO!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        carlos itagiba paes barbosa

        ± 2 dias

        FORA RENAN SANTOS!!!! Esse ****** deveria estar respondendo, criminalmente, pelos acontecimentos do MBL. Como pode a Gazeta "brindar" seus assinantes com um ****** desses? O texto desse trafulha beira a idiotia; zero talento, agressivo, mentiroso e desconexo. A única missão desse ****** é agredir o Presidente. Se a Gazeta quer uma opinião "progressiva", por quê não o Gabeira? FORA RENAN MBL!!!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • I

          IvoHM

          ± 2 dias

          A Rena Santa ainda não explicou as tenebrosas ligações do seu Movimento B00m-b00m Livre, aliás, mais livre que o da Anitta, com o Luciano Ayan, mentor de fornecedor de notícias falsas à CPMI das notícias falsas, suspeito de pedofilia. Também não esclareceu a tentativa de golpe contra o presidente Bolsonaro, com aquelas patéticas encenações da Peppa do MBL no cercadinho do Alvorada, pela manhã, e do Fernando Hojeeudei brincando de carro da pamonha (carro do sonho, para os curitibanos).

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Saber é poder

            ± 2 dias

            Texto horrível. Vai estudar e melhorar isso daí.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo P.

              ± 2 dias

              Nossa, como escreve mal Esse Renan, idéias atrapalhadas, raciocínio fraco, críticas levianas, parece coisa de jornal de DCE. A Gazeta tem acertado no seu time de colunista, mas dessa vez errou feio, pegou o mais fraco dos garotinhos do mbl.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                Tony

                ± 2 dias

                Só vim ler os comentários, que pelo visto é infinitamente melhor que o Renanzinho perdido em suas fantasiosas elucubrações... bom do Renan se queimar é que ele leva o MBL junto, que aliás, nunca mais terá a popularidade que teve no fora Dilma... por serem bandeirinhas, traidores, mercenarios, arrogantes e vira casaca.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Cético

                  ± 2 dias

                  Nem me dou ao trabalho de ler essa coluna. Passo aqui, eventualmente, apenas para ler os comentários dos leitores, esses sim valem a pena serem lidos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Gonzaga

                    ± 2 dias

                    Este Renan parece que escreve para os meninos do MBL de tanta idiotice e superficialidade. Nao tem a mínima noção e nem senso de ridículo. Fora RENAN

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sujunior

                      ± 2 dias

                      As materias desse sujeito do MBL são uma porcaria, nem leio só passo aqui para avisar os demais leitores para não perderem seu tempo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        PT NUNCA MAIS

                        ± 2 dias

                        Dirceuzunho do MBL!! Não merece mais perda de tempo. Nem leio.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          FB

                          ± 3 dias

                          Bolsonaro está destruindo o plano Real. Virou insanidade geral.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José

                            ± 3 dias

                            Os responsáveis pela elevação da inflação são aqueles do "fique em casa" a economia cuidamos depois. E agora? As imagens cuidadosamente guardadas mostram Bolsonaro alertando o povo da possibilidade do desemprego e desabastecimento. Aos olhos do povo os culpados por qualquer desastre na área econômica é da turma da "lacração" incluindo jornalistas, colunistas, políticos, imprensa, artistas, que nunca disseram estarem preocupados com o aspecto econômico da pandemia. Vai ser engraçado confrontar esta turma com o que diziam ontem e o que dizem hoje.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Ana

                              ± 3 dias

                              Alguns colunistas deste veículo conseguem, por meio de seus textos, trazer uma espécie de transcendência em meio ao cotidiano. Outros entregam apenas um texto bem escrito, informativo ou não. Um terceiro time emite opiniões ruins, com as quais não se concorda, mas a capacidade intelectual e a habilidade com as palavras são indiscutíveis. No caso, entretanto, do Senhor Renan Santos, a quantidade de clichês, a pobreza da análise e a intenção milimetricamente calculada de alcançar objetivos de curto prazo o tornam um dos piores colunistas deste veículo (não poderia me esquecer que o primeiro lugar fica com o apologista da China). Sua manutenção entre os colunistas deste veículo é lamentável.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • C

                                Cássio

                                ± 2 dias

                                Como que faz pra dar 2(dois) "likes"? hehehe

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Saber é poder

                                ± 2 dias

                                Devia ter ido junto dentro da mala do Nogy.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • S

                                SILVIO MACIEL ROCHA

                                ± 2 dias

                                É o pior.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            Fim dos comentários.