• Carregando...
Com fim da renda fixa, vamos passar por uma grande mudança cultural
| Foto: BigStock

Neste último final de semana estive em Florianópolis para o evento Expert Talks, da XP Investimentos. Com cerca de 5 mil pessoas, tivemos grandes palestrantes falando sobre as perspectivas de cenário econômico e de investimentos para os próximos meses, mais especificamente das oportunidades do momento e do futuro.

Acredito que estar junto a grandes, ou possivelmente, os maiores nomes do país é importante para poder abrir a cabeça e pensar sobre o cenário econômico e político atual e recomendações. Como unanimidade ficou claro as oportunidades que teremos a partir de um cenário de taxa Selic abaixo dos 5% ao ano, como deveremos ver em decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Temas como o possível fim da renda fixa ou do rentismo no Brasil e o mercado de ações estiveram entre as principais pautas trazidas pelos palestrantes. Com os juros em 4,5% ao ano, na minha visão, passaremos por uma grande mudança cultural e eu diria até transformacional no país. Claro que não deveremos enxergar isso a curtíssimo prazo, mas os primeiros passos já estão sendo dados.

Dessa forma, casando o pensamento próprio com informações adquiridas de terceiros chego no resultado daquilo que acredito e só então visualizo as possíveis recomendações de acordo com perfil, prazo e objetivos.

As oportunidades estão na mesa

Costumo comentar que, para ser um analista ou investidor bem informado, é necessário o hábito da leitura de notícias e informações e não apenas de uma simples fonte. Para adquirir conhecimento e poder fazer uma leitura de perspectivas é importante ler o máximo possível e de fontes diversas, seja nos jornais, de analistas, especialistas, influenciadores digitais ou até mais mesmo dos relatórios das casas de análises independente.

Aliás, este último tem sido um grande desenvolvedor de ideias para a tomada de decisão, independentemente do volume financeiro que uma pessoa tenha. Acessar bons conteúdos é cada vez mais simples ao investidor, seja ele iniciante ou em estágio avançado. Outro mercado que tem se desenvolvido no Brasil é através dos podcasts, que estão disponíveis nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer, entre outros. Dentre alguns nomes interessantes que estão surgindo ou já na ativa há alguns meses, noto discussões de grande qualidade onde há inclusive a participação de grandes operadores, traders, economistas e também de gestores de fundos de investimento.

Como se vê, as oportunidades “estão na mesa”. A partir daqui é importante saber quanto do seu tempo é dedicado para buscar rentabilizar melhor seus recursos, seja para o curto, médio ou longo prazos. No estágio atual, com juros no menor patamar da história, vejo a participação no mercado de renda variável quase como uma necessidade. Estar atento as estratégias que os gestores de fundos tem trazido nas redes sociais como o Twitter, via mercado de ações, tem sido um aprendizado enorme para milhares de brasileiros que acompanham os posts diariamente.

Para não ser deselegante com alguém que possa esquecer prefiro não citar nomes, mas o fintwit (movimento Financial Twitter, que reúne discussões em torno dos temas financeiros) traz discussões acaloradas, com conteúdo e visões de qualidade, tornando possível também acompanhar um pouco da vida e da visão de cada um. Opiniões antagônicas acabam somando nas discussões, que muitas vezes trazem imagens valiosas que não eram acessadas por qualquer um há poucos anos.

Voltando ao ponto dos podcasts, vejo especificamente dois em ascensão como o Stock Pickers, que traz conversas com analistas e gestores de ações e o Gaincast, que marca território na experiência das pessoas que respiram o mercado de renda variável.

Enfim, conhecer todo esse ambiente que está por trás dos investimentos não é essencial, mas interessante para quem deseja mergulhar nesse mundo, seja do ponto de vista pessoal ou profissional. Há aqueles que desejam rentabilizar melhor seus recursos e não estar nesse dia a dia. Por essa razão existem os fundos de investimentos. O que fica cada vez mais claro é que buscar as melhores oportunidades está cada vez mais acessível. Basta identificar qual o tempo a se dedicar para isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]