• Carregando...
CHEMNITZ, GERMANY – MAY 8, 2018: Karl Marx monument in public space of Chemnitz city, Germany. The monument is locally known as Nischel. It was designed by Lev Kerbel. (CHEMNITZ, GERMANY – MAY 8, 2018: Karl Marx monument in public space of Chemnitz ci
Monumento a Karl Marx na cidade alemã de Chemnitz.| Foto: Bigstock

Direita e esquerda são abreviaturas ou símbolos usados para representar ideias, atitudes e posições de uma enorme complexidade. A maioria das pessoas usa esses termos sem ter ideia do que realmente representam. Na verdade, a situação é ainda pior: como o pensamento esquerdista é hegemônico, o significado dessas expressões, no uso comum, é aquele que a esquerda determina. Da mesma forma que “capitalismo” é uma expressão criada por Marx – os próprios “capitalistas” preferem o termo economia de livre mercado – o significado de “Direita”, ou de “ser de Direita” é determinado hoje não pela realidade dos fatos, mas pelo que a esquerda chama de “Direita”.

Essa não é uma discussão sem importância, por duas razões. Primeiro, ideias estão na base de tudo o que fazemos. Segundo, as ideias defendidas pelo pensamento de esquerda estão na contramão de todos os processos e inovações intelectuais, culturais e sociais que livraram a maior parte da humanidade de tirania, ignorância e pobreza. É importante garantir que jamais voltemos a um tempo assim.

O pensamento de esquerda é formado por um conjunto de fraudes intelectuais e equívocos morais sustentados por propaganda e violência.

Quase todos sabem que os termos direita e esquerda vêm da Revolução Francesa. Durante as sessões da Assembleia Nacional, os deputados que apoiavam o rei e a monarquia tradicional sentavam-se à direita do presidente da assembleia, enquanto os que apoiavam a revolução e mudanças radicais sentavam-se à esquerda. Os termos esquerda e direita, concebidos dessa forma, dão uma impressão de simetria e equilíbrio, de dois polos equidistantes e equivalentes, iguais em peso e representatividade. Isso leva muitos a concluírem que o equilíbrio está no meio, no centro equidistante dos “extremos”.

E aí começa um enorme problema. Os nomes “esquerda” e “direita” não refletem adequadamente a constituição das ideias que formam cada uma dessas posições. Qualquer um que, munido de um mínimo de conhecimento sobre o mundo e a história, se debruce sobre essa questão inevitavelmente descobre que esquerda e direita não são dois pontos moralmente equivalentes e ideologicamente equidistantes, no meio dos quais se pode encontrar um oásis de convivência, tolerância e amor.

Acreditar que a melhor posição é o “centro” é como achar uma boa ideia beber uma mistura de meio copo de água limpa com meio copo de esgoto.

O pensamento de esquerda é formado por um conjunto de fraudes intelectuais e equívocos morais sustentados por propaganda e violência – trata-se de um chorume ideológico chamado, de acordo com o momento, de marxismo, comunismo, socialismo ou progressismo. Não há nenhuma diferença relevante entre todos esses termos; trata-se apenas de uma questão de embalagem. A essa lista devem também ser acrescentados o fascismo e o nazismo, ideologias socialistas, totalitárias e coletivistas (esse artigo tem uma discussão completa sobre o tema, lembrando que o nome completo do partido nazista era partido socialista nacional dos trabalhadores alemães).

A ideologia esquerdista – uma mistura de analfabetismo econômico e pregação revolucionária – tem sempre um caráter doutrinário, radical e violento, sem exceção. Seu ídolo máximo é um alemão ressentido, fracassado e imoral que, depois de gastar a herança da esposa, jogou a família na miséria e foi sustentado por um amigo rico (Engels). O guru esquerdista teve um filho com sua empregada, que abandonou. Duas de suas filhas cometeram suicídio.

Diferente da esquerda, o que se pode chamar, hoje, de direita, está longe de ser uma escola de pensamento monolítica, guiada por preceitos inflexíveis ou por um projeto obsessivo de poder. Debaixo do guarda-chuva da direita estão visões do mundo tão díspares quanto as de conservadores, liberais, libertários e até de anarcocapitalistas. O que caracteriza o pensamento moderno de direita é primeiro a ênfase na liberdade, principalmente liberdade de qualquer tirania política, e depois a crença na economia de livre mercado como o único mecanismo capaz de produzir riqueza, prosperidade e paz (para citar um trecho do histórico discurso de Javier Milei em Davos).

O ideário do que se chama de “direita” não é baseado em orientações doutrinárias proferidas por grandes líderes iluminados, a serem implantadas a ferro, fogo e paredón. As ideias defendidas por conservadores e liberais são aquelas que estão na base da civilização ocidental, e que permitiram ao Ocidente alcançar níveis de progresso, prosperidade e conhecimento inéditos na história.

As ideias da direita são as ideias que funcionam. As ideias da esquerda são aquelas que resultaram em pobreza e destruição e nos maiores massacres da história. Acreditar que é possível encontrar um meio termo entre essas duas visões – acreditar que a melhor posição é o “centro” – é como achar uma boa ideia beber uma mistura de meio copo de água limpa com meio copo de esgoto.

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]