Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Poesia em forma de desenho


Em Haicais Visuais, publicado pela Editora Positivo, o ilustrador Nelson Cruz recita dez poemas que nos saltam aos olhos. Sua voz é um traço bem feito e um casamento impecável de cenas que se fundem em poesia. Cada página tem um desenho que representa um verso de um haicai. Assim, o leitor fica sempre curioso para saber o que vem depois (e depois) da figura que introduz o texto imagético.

A ironia e um tom melancólico passam por boa parte do livro. Todos os haicais são de uma sensibilidade incrível e quase sempre de compreensão intuitiva. Ainda assim, há os que demandam um conhecimento prévio de quem lê. Com menções a Magritte e ao universo de Alice, por exemplo, o autor nos prende a atenção por meio de ícones que vasculham nosso repertório. Referências não faltam.

A ideia de elaborar um livro de haicais visuais partiu da afeição do autor pela linguagem da poesia e das tirinhas de jornal. Entre as obras consultadas por Cruz como inspiração para seu trabalho estão 2 em 1, de Alice Ruiz, e Livro de haicais, de Jack Kerouac.

Nelson Cruz atua no mercado editorial desde 1989 e recebeu vários prêmios importantes, como o Jabuti, e já foi indicado ao Hans Christian Andersen. Seu mais recente trabalho, Haicais visuais, é uma deliciosa composição de versos que, apesar de silenciosos, são cheios de rima.

Haicais Visuais
Nelson Cruz
Editora Positivo
56 páginas
2015

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.