i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Roger Pereira

Foto de perfil de Roger Pereira
Ver perfil

A política do Paraná em primeiro plano

Eleições 2020

“Quando vejo gente se acovardando, entro no jogo”, diz Arruda sobre candidatura de última hora

  • 06/11/2020 10:15
João Arruda diz que outros candidatos se acovardaram
João Arruda é candidato do MDB à prefeitura de Curitiba.| Foto: Reprodução/ campanha

João Arruda disputou as eleições de 2018 para o Governo do Estado e passou a campanha lamentando ter entrado muito tarde na campanha, tendo a candidatura definida no último dia do período de convenções partidárias, enquanto Ratinho Junior (o vencedor daquela eleição) e a própria ex-governadora Cida Borghetti já estavam construindo suas candidaturas por um longo período de tempo. Nas eleições deste ano, a situação se repetiu. Diante da indefinição do MDB sobre coligação ou candidatura própria, e sobre quem seria esse candidato, Arruda foi lançado de última hora para a disputa da Prefeitura de Curitiba. Nas duas ocasiões, o MDB ficou refém de desistências do PDT, com Osmar Dias, em 2018, e com Gustavo Fruet, em 2020. Para o candidato, no entanto, não houve erro de estratégia do partido.

Receba as principais notícias do Paraná em seu WhatsApp

"Não existe erro de estratégia, tudo programado, tínhamos um programa de governo elaborado por mais de 300 especialistas. Mas o MDB passa por um processo de reestruturação em todo o estado. Estamos recuperando o partido, o MDB em Curitiba está renascendo. Temos que construir com muito diálogo, com todos os partidos de oposição. Eu não tenho culpa que outros candidatos desistem na véspera da eleição, seja qual forem os motivos. Eu faço o contrário, na falta de alternativa, quando vejo gente se acovardando, eu entro no jogo”, afirmou.

Para o candidato, o maior problema desta eleição para prefeito foi a intervenção do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) “O governador virou especialista em tirar candidatos na véspera da eleição para vencer a eleição. Foi o que ele fez em 2018, com o Osmar Dias, para ele se eleger, e, agora com o Ney Leprevost, abrindo caminho para o Rafael Greca. Com isso, outros que se acovardaram também saíram do jogo, outros foram comprados e acabou. Daí tiveram que surgir candidatos de última hora. Foi o meu caso, foi o do Goura (PDT). Só o Francischini (PSL) que já trabalhava para ser candidato”, disse. “Eles querem definir o que vai acontecer no Paraná para os próximos 10, 20 anos. Dentro de uma sala eles querem decidir quem vai ser prefeito, quem vai ser governador, quem vai ser senador, quem serão seus deputados”.

Arruda espera que, se não for suficiente para vencer Rafael Greca nesta eleição, a união de adversários, marcada pelos debates em praça pública que conseguiram organizar, sirva para a construção de uma frente de oposição ao grupo político do governador e do prefeito. “Do palco na praça tem que sair uma frente política para enfrentar esse grupo. Desta campanha em Curitiba sai um forte grupo de oposição, mas a gente precisa ser mais inteligente, conversar mais, construir candidaturas fortes”, concluiu.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    TOATOA

    ± 0 minutos

    Arruda,Arruda quem não te conheçe que te compre. vc foi aquele cara que atropelou e matou 2 jovens ali no bairro mercês. requião te salvou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso