• Carregando...
Agora ex-secretário de Saúde, Beto Preto quer ser deputado federal.
Agora ex-secretário de Saúde, Beto Preto quer ser deputado federal.| Foto: André Rodrigues/ Arquivo Gazeta do Povo

Com o prazo para desincompatibilização encerrando às 23h59 desta sexta-feira (1º), mais cinco nomes do primeiro escalão do governo Ratinho Junior (PSD) entregaram seus cargos para estarem aptos a concorrer nas eleições de outubro (eles não pode exercer cargo no Poder Executivo nos seis meses que antecedem o pleito). Estão deixando os cargos os secretários Beto Preto (Saúde), Sandro Alex (Infraestrutura) Ney Leprevost (Justiça) e Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento), além do Superintendente de Inovação, Marcelo Rangel. Dois secretários já foram exonerados na quinta-feira: Marcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável) e Marcel Micheletto (Administração).

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Um dos secretários com maior projeção no governo Ratinho Junior, muito por conta das ações e da presença constante na mídia ao longo da pandemia de Covid-19, Beto Preto (PSD) divulgou um vídeo anunciando sua saída da secretaria. Ele deve disputar um cargo de deputado federal em outubro. Para seu lugar foi nomeado seu chefe de gabinete, César Augusto Neves Luiz.

Filiado ao Republicanos, Valdemar Bernardo Jorge é uma das apostas eleitorais do partido, que cresceu bastante durante essa janela partidária. Em seu lugar, na secretaria de Planejamento, assume a diretora-geral da pasta, Louise da Costa e Silva Garnica.

Deputado federal licenciado, Sandro Alex (PSD) volta para a Câmara dos deputados e tentará a reeleição. Para seu lugar, na pasta que lida com as questões do pedágio, as polêmicas do ferry-boat de Guaratuba e as obras nas rodovias paranaenses, o nome escolhido pelo governador foi o do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti.

Irmão de Sandro Alex, Marcelo Rangel filiou-se ao PSD na quinta-feira (31) e deixará a superintendência de Inovação, pasta que tem status de secretaria, para disputar um novo mandato na Assembleia Legislativa, onde já ocupou cadeira, antes de ser eleito prefeito de Ponta Grossa.

Ney Leprevost deixa o governo e o PSD

Também deputado federal licenciado, Ney Leprevost deixou a Secretaria de Justiça, Trabalho e Família para voltar à Câmara e tentar a reeleição. O deputado, que não conseguiu emplacar um sucessor na pasta, também trocou de partido: ele deixou o PSD de Ratinho Junior e filiou-se ao União Brasil. “Só tenho agradecimentos a fazer ao PSD. É um partido excelente. Deixo muitos amigos lá. Mas eu jamais poderia me negar a cumprir esta nova missão dada pelo governador Ratinho Júnior que é a de ajudá-lo na construção da aliança regional com o União Brasil”, justificou.

Enquanto aproveitou nomes das atuais equipes nas demais pastas, Ratinho Junior pretende utilizar politicamente o cargo de Secretário de Justiça, oferecendo a um dos partidos que não estão no governo hoje, mas que já sinalizaram apoio à reeleição do governador, como o MDB, por exemplo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]