• Carregando...
Beto Preto secretário
Beto Preto em um de seus últimos atos como secretário de Saúde.| Foto: Albari Rosa/SESA

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31) tornam públicas as primeiras exonerações no governo do estado por conta do prazo de desincompatibilização de ocupantes de cargos no Executivo que pretendem disputar as eleições de outubro. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) exonerou, a pedido, os secretários de Administração e Previdência, Marcel Micheletto; e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes. Nesta sexta-feira, outras quatro trocas de secretários devem ser publicadas - chegando assim a seis baixas.

CADASTRE-SE para receber notícias do Paraná no celular

Micheletto e Nunes são deputados estaduais licenciados e retornam à Assembleia Legislativa seis meses antes da eleição para estarem aptos a disputar a reeleição. Eles ocupam as cadeiras em que estavam os suplentes Hussein Bakri (PSD) e Gugu Bueno (PSD). Micheletto, inclusive, deverá ser o novo líder do governo na Casa, função que era desempenhada por Bakri. Para seus lugares nas secretarias, Ratinho Junior apostou em soluções internas, nomeando para a Administração o ex-diretor geral da pasta, Elisandro Pires Frigo, e, para o Desenvolvimento Sustentável, Everton Luiz da Costa Souza, que era direto do Instituto Água e Terra.

Outros dois deputados licenciados despediram-se do governo nesta quinta-feira e terão suas exonerações publicadas no próximo Diário Oficial: os deputados federais Sandro Alex (secretário de Infraestrutura) e Ney Leprevost (Justiça, Trabalho e Família). Eles voltarão à Câmara, nas vagas dos suplentes Evandro Roman (PSD) e Reinhold Stephanes Junior (PSD). Mais uma vez, o governador deve aproveitar membros da equipe para a Infraestrutura. O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Fernando Furiatti é o nome mais cotado. Para a pasta de Leprevost, Ratinho Junior estaria disposto a abrir espaço para um dos novos partidos aliados, como o MDB, por exemplo.

Outros dois nomes do primeiro escalão que, hoje, não têm mandato de deputados mas pretendem disputar as eleições de outubro também pediram exoneração ao governador: o secretário de saúde, Beto Preto (PSD), e o Superintendente de Inovação - pasta que tem status de secretaria - Marcelo Rangel, que se filiou nesta quinta-feira ao PSD. Beto Preto é pré-candidato a deputado federal e Rangel, irmão de Sandro Alex, a deputado estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]