Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roger Pereira

Roger Pereira

A política do Paraná em primeiro plano

Eleição da Vâmara

Deputados do PSB participam de evento com Arthur Lira, mas não declaram apoio

Ouça este conteúdo

Entre os 15 deputados federais paranaenses que participaram, nesta terça-feira, do encontro do candidato a presidente da Câmara Arthur Lira (PP) com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) estavam Aliel Machado e Luciano Ducci, ambos do PSB, partido que faz oposição ao governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional e que anunciou apoio a Baleia Rossi (MDB), apesar de estar dividido internamente.

Ducci saiu da reunião sem querer conversar com a imprensa, mas Aliel Machado disse à coluna que estava no Palácio Iguaçu para uma agenda institucional, convocada pelo governador para ouvir as propostas de um candidato à presidência da Câmara e discutir pautas de interesse do Paraná. “Amanhã (quarta-feira) teria uma agenda com o deputado Balei Rossi e eu viria também, mas ela foi cancelada”.

Aliel disse que o partido ainda tem reuniões e algumas decisões para tomar até a formalização do apoio a Rossi, mas lembrou que “a discussão sobre composição partidária é uma coisa e o voto é outra coisa bem específica, porque é secreto. Então todas as discussões acabam ficando no debate das discussões, porque o voto é secreto”.

Reforçando ser um deputado de oposição ao governo Bolsonaro, Aliel disse que a eleição da Câmara precisa discutir os temas do Legislativo, não devendo ser simplificada em uma disputa entre o candidato apoiado pelo presidente da República e o candidato da oposição. “Sou um deputado de oposição. Não concordo com as ações do governo e enfrento os equívocos que o governo tem. Mas acho que é um equívoco levar isso ao debate numa eleição para a presidência da Câmara. Temos que discutir a pauta do legislativo e a condução deste poder”.

Para ele, não há garantias de que a vitória de Lira alavanque a agenda de Bolsonaro no Congresso, ou a de Rossi a frearia. “Essa é a discussão que muitos querem levar para quem quer apoiar um ou outro candidato. E acho isso um equívoco. Tanto para defender uma pauta como essa ou não. Isso tem que ser feito por fatos concretos, não por achismo político. Eu tomo muito cuidado e procuro não envolver e discutir esse tipo de tema em um processo como esse”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.