• Carregando...
polícia militar
Policiais militares estaduais poderão trabalhar para a própria corporação nos dias de folga| Foto: Divulgação/PMPR

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), detalhou, nesta quinta-feira, o decreto estadual que estabeleceu a diária extrajornada para policiais. Segundo o decreto, policiais militares, bombeiros e agentes da Defesa Civil poderão fazer uma diária extra por semana nos seus períodos de folga, recebendo R$ 180,00 pela prestação do serviço. Com a jornada extra, o governo pretende aumentar em até 3,9 mil policiais o efetivo disponível para dias e horários de maior demanda. Para isso, o estado separou R$ 20 milhões a serem utilizados até dezembro deste ano.

Cadastre-se e recebas as notícias do PR no celular

“Com esse decreto, vamos ampliar em quatro mil policiais a mais por semana nos municípios do Paraná, colocando na rua mais mil viaturas e dando uma remuneração a mais para os policiais, que, muitas vezes, para complementar a renda, vão prestar outros serviços em suas folgas. A ideia é que eles trabalhem para o estado também neste tempo livre, se quiserem, aumentando sua renda em até 20%”, afirmou o governador.

O comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Teixeira, afirmou que, com a medida, a PM poderá colocar até mil viaturas a mais nas ruas, se necessário. “É um avanço importante para os policiais e para a segurança pública como um todo. Com essa possibilidade de emprego dos policiais no horário de folga, de forma voluntária, a gente consegue duplicar o número de viaturas em policiamento nos dias e horários com maior índice de criminalidade”.

A criação da diária extrajornada, prevista em lei aprovada em 2017, mas que será usada pela primeira vez, é um paliativo à falta de efetivo da Polícia Militar, que está com concurso aberto, mas previsão de contratação apenas em 2022. “O pessoal que for aprovado no novo concurso entra ano que vem, mas ainda passarão pela capacitação. Só teremos esse pessoal ativo em 2023. Hoje temos 126 municípios sem policiamento. Agora eles vão ter, pois teremos mais 4 mil policiais nas ruas”, disse o secretário de Segurança, Rômulo Marinho.

Polícia Militar promove praças e quebra interstício

O governador Ratinho Junior também assinou, nesta quinta-feira, decreto que autoriza a promoção de praças da Polícia Militar do Paraná até o limite de 1.767 promoções. Com o decreto, os praças poderão ser promovidos a cabos, e terceiros sargentos, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. O decreto também reduz pela metade o interstício (período mínimo em que o policial tem que permanecer em uma mesma patente antes de ser promovido) de cabos e terceiros sargentos. “É a valorização dos nossos policiais, que vão poder crescer nas suas carreiras e se motivar cada vez mais”, resumiu o governador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]