• Carregando...
deputados na pandemia
Fachado do Congresso Nacional| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou, nesta sexta-feira (27) sua lista anual dos “Cabeças do Congresso”: os 100 parlamentares mais influentes no Senado ou na Câmara dos Deputados, que, na definição do DIAP, “conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades que caracterizam um protagonista do processo legislativo”. Na lista deste ano, sete parlamentares paranaenses aparecem como “cabeças” no Congresso Nacional.

Receba as notícias do Paraná no whatsapp

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 66 são deputados e 34 são senadores. Entre os senadores, aparece o paranaense Alvaro Dias (Podemos). Ex-candidato à presidência da República, é um dos principais nomes do partido em Brasília, líder do bloco partidária com Podemos PSDB e PSL no Senado e principal articulador da bancada paranaense na Casa, que conta com outros dois parlamentares do Podemos (Flávio Arns e Oriovisto Guimarães)

Entre os deputados federais, quatro nomes do estado foram destacados: o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP); a presidente nacional do PT e uma das principais vozes da oposição, Gleisi Hoffmann (PT); Enio Verri (PT), ex-presidente do partido no Paraná e outra liderança da oposição no Congresso; o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e o ex-prefeito de Campo Mourão Rubens Bueno (Cidadania), ambos apontados como articuladores técnicos e influentes e que costumam contribuir com apresentação ou relatoria de relevantes projetos de lei. Os cinco são presença frequente na lista dos Cabeças. Mas há, também uma deputada que aparece pela primeira vez neste grupo: Luisa Canziani (PTB). A deputada, que está em litígio com seu partido, ganhou notoriedade neste ano atuando na Comissão de Educação e sendo relatora do projeto que regulamenta o homeschooling no país.

  • O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP)
  • Deputado federal Rubens Bueno (Cidadania)
  • Deputada federal Luisa Canziani (PTB)
  • Senador Alvaro Dias, líder do Podemos
  • Deputado federal Gustavo Fruet (PDT)
  • O deputado federal Enio Verri (PT)
  • A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann

Lupion e Sergio Souza entre os parlamentares em ascensão

Além dos 100 “Cabeças”, o DIAP divulga levantamento incluindo parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dessas. São mais 50 nomes nesta condição, entre eles, dois paranaenses: Pedro Lupion (DEM) e Sergio Souza (MDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]