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Cobrança de pedágio foi interrompida nas rodovias do Anel de Integração em 27 de novembro de 2021
Cobrança de pedágio foi interrompida nas rodovias do Anel de Integração em 27 de novembro de 2021| Foto: Alex Silveira / Tribuna do Paraná

O que já era previsto foi oficializado: o novo pedágio do Paraná só sairá do papel em 2023. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou o cronograma de concessão das “Rodovias Integradas do Paraná” e prevê, agora, que os primeiros contratos só serão assinados no primeiro trimestre do próximo ano. É a terceira vez que o cronograma é adiado desde o lançamento do programa de concessão, em fevereiro de 2021.

Inicialmente prevista para novembro do ano passado, assim que encerrados os contratos da antiga concessão, a assinatura dos contratos foi adiada pela ANTT após a audiência pública finalizada em abril de 2021, por conta das mais de 5 mil contribuições da sociedade paranaense que necessitaram ser respondidas e da concordância da Agência em acatar diversas sugestões, alterando o projeto inicial. A previsão, então, era que os contratos fossem assinados no segundo trimestre deste ano.

Na sequência, com a decisão de alterar o modelo de concessão do leilão em formato híbrido (com desconto limitado e decisão pelo maior valor de outorga) para um leilão por menor tarifa, com o pagamento de uma caução progressiva como garantia, houve a necessidade de refazer o plano de concessão antes de enviar para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU), o que só ocorreu em novembro do ano passado. Com isso, a previsão de assinatura dos contratos foi prorrogada para o quarto trimestre de 2022.

A expectativa, no entanto, era que o TCU homologasse os editais de concessão em, no máximo, 90 dias, mas os projetos estão até hoje no Tribunal, que realizou uma série de diligências e solicitou à ANTT atualização de todos os estudos e cálculo, bem como, uma série de documentos adicionais. Com isso, a ANTT atualizou novamente o cronograma para o novo pedágio.

Agora, a Agência, que tratava as Rodovias Integradas do Paraná como um projeto único, dividiu o plano em seis projetos, correspondentes aos seis diferentes lotes da concessão. Assim, a ANTT prevê que os lotes 1 e 2, cujas informações complementares e as atualizações das planilhas já foram enviadas ao TCU, poderão ser licitados ainda no final deste ano, com a assinatura dos contratos prevista para o primeiro trimestre de 2023.

Os demais quatro lotes, sobre os quais a Agência ainda não sanou os questionamentos do TCU, têm os leilões previstos para o primeiro trimestre de 2023, com a assinatura dos contratos estimada para o segundo trimestre do próximo ano.

Divisão em lotes para não travar o processo

A divisão dos lotes foi a alternativa encontrada pela ANTT para conseguir adiantar o processo junto ao TCU, diante de todas as diligências e documentação extra exigidas pelo Tribunal. Em maio deste ano, a Agência conseguiu entregar a documentação atualizada do lote 1, prevendo, inclusive, a elevação em 30% da tarifa máxima de pedágio estimada para o leilão. Em junho, a ANTT entregou a nota técnica referente ao lote 2, com previsão de aumento de 23,3% na tarifa máxima. A agência ainda não apresentou a documentação complementar referente aos demais lotes.

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