• Carregando...
Secretária nacional de mulheres, Cristiane Rodrigues Britto na reunião sobre as procuradorias municipais no Paraná
Secretária nacional de mulheres, Cristiane Rodrigues Britto na reunião sobre as procuradorias municipais no Paraná| Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná fecharam, com apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MFDH) uma parceria para a criação de Procuradorias Municipais da Mulher em todo o estado. Por meio de um curso para vereadoras de todo o Estado, a DPE-PR e a Procuradoria da Mulher da Alep, incentivarão a adesão de parlamentares para o papel de procuradoras, mostrando a importância do cargo no combate a violência contra a mulher. Com o apoio do MFDH a iniciativa poderá ter alcance nacional.

O curso que ocorrerá nos dias 9, 16, 23 e 30 de abril, tem como tema “O atendimento, acolhimento e encaminhamento da mulher em situação de violência: a atuação das Procuradorias Municipais da Mulher” e será exclusivo para a capacitação de vereadoras, tendo como principal objetivo a preparação delas para a condução dos trabalhos dentro de uma Procuradoria.

“Trata-se de um trabalho conjunto que terá o Paraná como modelo piloto, através da expansão de um curso que está sendo desenvolvido hoje pela Defensoria e pela Procuradoria e que ocorrerá em abril. O Ministério entrará nesta parceria que nós já temos para envolver o Governo Federal na expansão destes órgãos de defesa que ganham cada vez mais força no legislativo”, detalha a procuradora da mulher da Assembleia Legislativa, deputada estadual Cristina Silvestri (CDN), procuradora da Mulher na Assembleia.

“Nosso objetivo é transpor o estado do Paraná. Inicialmente faremos este trabalho conjunto aqui, mas funcionando, queremos dar conhecimento ao máximo de defensores gerais possíveis e levar isso para outros estados, fazendo a parceria com as respectivas Casas Legislativas estaduais”, explica o defensor público-geral. Ainda de acordo com o defensor público-geral, o Paraná já é um estado privilegiado com a integração dos órgãos que compõe a rede, mas ainda é preciso um alcance maior deste trabalho. “O alinhamento, como o de hoje, é de extrema importância para vermos a contribuição que cada instituição pode dar. Trabalhar pelos direitos das mulheres deve ser uma pauta de todos, não apenas das próprias mulheres”, completa.

A reunião de implantação do projeto foi acompanhada pela secretária nacional de mulheres, Cristiane Rodrigues Britto, que destacou que a união dos poderes vai fortalecer a atuação das mulheres na política, contribuindo também para o enfrentamento da violência contra a mulher. Cristina também enfatizou que buscará reforço para o projeto até mesmo com os presidentes das câmaras legislativas. “As vereadoras encontram muita dificuldade de trabalhar com questões de gênero. Se for preciso, realizaremos fóruns com os presidentes legislativos, para que eles entendam a importância do projeto e dessa forma façam com que até as prefeituras se tornem parceiras da mulher”, concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]