• Carregando...
Eduardo Leite discursando em evento em Francisco Beltrão
Eduardo Leite discursando em evento em Francisco Beltrão| Foto: Rodger Timm / PSDB

A visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a Francisco Beltrão, no último sábado (18) rendeu uma importante virada de votos por parte do gaúcho nas prévias presidenciais do PSDB, que ocorrem em novembro. Leite saiu do Paraná com a declaração de apoio formal do diretório estadual do PSDB do estado, mesmo após o partido ter anunciado apoio ao governador de São Paulo, João Doria, há um mês.

“O PSDB do Paraná declara e garante o apoio total e irrestrito a Eduardo Leite para ser o nosso candidato do PSDB à presidência da República”, afirmou o presidente estadual do PSDB, deputado Paulo Litro, ao final do encontro de sábado. “É uma responsabilidade receber esse apoio de um estado onde o PSDB já fez muito, faz muito e terá capacidade de fazer muito mais no futuro. Me honra, me orgulha, mas também me enche de responsabilidade. Não vamos desapontar os paranaenses, vamos vencer essas prévias e vamos fazer um belo trabalho pelo Brasil”, respondeu Eduardo Leite.

Tucanos do Paraná com Eduardo Leite em Francisco Beltrão
Tucanos do Paraná com Eduardo Leite em Francisco Beltrão| Rodger Timm / PSDB

Eduardo Leite, que esteve em Curitiba em julho, voltou ao Paraná para, a partir do Sudoeste do estado, contando com a influência gaúcha na região, tentar diminuir o prejuízo que o Paraná poderia representar a ele nas prévias partidárias, uma vez que todas as principais lideranças estaduais do partido já haviam declarado apoio a João Doria.

Em 14 de agosto, João Doria esteve em Curitiba, realizou uma espécie de comício para cerca de 300 filiados ao PSDB e ouviu, do alto do palanque, declarações de apoio de Litro, do presidente da Assemblei Legislativa, Ademar Traiano e do ex-governador Beto Richa. “O partido fechou questão, todos os deputados e estaremos com você na convenção. Você pode contar com o PSDB do Paraná”, declarou Traiano. “Contamos com cada um de vocês nesta caminhada do João, que, com certeza, será vitoriosa”, disse Richa aos presentes ao encontro. Traiano e Richa também estão, agora, entre os tucanos que se declararam fechados com Eduardo Leite.

“Realmente, quando o Doria esteve aqui, o PSDB do Paraná declarou apoio a ele. Mas, quando fomos consultar bases, prefeitos, vereadores e demais filiados ao partido, vimos uma inclinação maior pelo Eduardo Leite. Como estamos em reconstrução, buscamos a unidade, ouvindo a base e respeitando a maioria” justificou à coluna o presidente do PSDB do Paraná. Paulo Litro ressaltou que a declaração de apoio é uma manifestação da liderança do partido e da maioria dos bancados, mas que não haverá imposição de voto nas prévias. “A maioria está com Eduardo Leite, mas Doria terá seus votos. Não haverá pressão. Cada filiado votará como quiser e vamos respeitar o resultado das prévias, dando amplo apoio ao candidato escolhido pela maioria do partido”, disse. Além de Doria e Eduardo Leite, disputam as prévias o senador cearense Tasso Jereissat e o ex-senador amazonense Arthur Virgílio.

A guinada do PSDB do Paraná não foi unânime. O deputado estadual Michele Caputo não participou do evento em Francisco Beltrão e reafirmou seu apoio a Doria. Assim como a Juventude do PSDB, que divulgou nota nesta segunda-feira mantendo seu apoio ao governador de São Paulo.

As prévias do PSDB ocorrem em 21 de novembro e todos os filiados ao partido têm direito a voto. No Paraná, o partido conta com cerca de 7 mil filiados aptos a votar. O colégio eleitoral, no entanto, dá pesos diferentes aos votos de senadores, deputados, prefeitos e vereadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]