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Quem são os deputados mais influentes nas redes sociais
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Seguidores, posts, engajamento: as redes sociais viraram uma ferramenta indispensável para o contato com os eleitores e os políticos vêm usando e abusando das plataformas. Mas quem está sabendo usar bem esses recursos, atingindo o público correto e trazendo temas relevantes para o debate, o que gera envolvimento da comunidade virtual? A Aquário Comunicação, empresa especializada em aplicar a ciência de dados na política, lançou, nesta semana, a terceira edição do Ranking dos Deputados Estaduais mais Influentes nas Redes Sociais do Paraná. A publicação trimestral visa mensurar a força das redes sociais dos políticos.

Com quase 2 milhões de seguidores, 1,947 milhão a líder do ranking é a deputada Cantora Mara Lima (PSC). Soldado Adriano José (PV) aparece na segunda posição. Ele tem um milhão de seguidores. Terceiro colocado do ranking, Ricardo Arruda (União Brasil) tem um número bem mais modesto de seguidores - 282 mil – mas é o deputado que consegue engajar mais pessoas nas redes, gerando a participação de 1,6 milhão de pessoas em seus posts no trimestre.

Confira o ranking completo:

 O deputado Elio Rusch (DEM) não consta no ranking porque não teve atividade registrada nas redes sociais.
O deputado Elio Rusch (DEM) não consta no ranking porque não teve atividade registrada nas redes sociais.

A terceira edição, que captou dados dos deputados da Assembleia Legislativa nos últimos 90 dias, vem com uma alteração na fórmula em relação às publicações anteriores. O número total de seguidores nas redes sociais, variável que tinha peso quatro na equação, passou a ter peso dois. De acordo com o sócio-diretor da Aquário e especialista em big data, Luann Medeiros, a medida visa dar mais acurácia ao ranking no período de pré-campanha em que existem algumas práticas negativas realizadas por alguns candidatos.

“É muito comum que candidatos autorizem suas equipes a comprar seguidores, sob a justificativa de aumentar o poder das redes. Esta prática, além de ser ineficaz porque não vai alcançar o teu possível eleitor, ela vai prejudicar toda a estratégia digital do candidato. É perda de tempo e dinheiro”, explicou. Além do número de seguidores, o levantamento avalia a quantidade de postagens e o engajamento alcançado em cada uma delas.

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