i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Roger Pereira

Foto de perfil de Roger Pereira
Ver perfil

A política do Paraná em primeiro plano

Representatividade

PSD no topo, PSL crescendo, PSDB e PT no meio da tabela: o ranking dos partidos políticos no Paraná

  • 31/12/2020 17:40
Advogados que assinam petição querem a anulação das eleições municipais deste ano e a designação de uma nova data para o pleito.
| Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira (1º) os novos prefeitos e vereadores dos 399 municípios paranaenses tomam posse, após terem sido eleitos em uma votação que redefiniu as forças políticas no estado. A eleição de novembro transformou o PSD, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, na maior legenda do estado, ao menos em termos de ocupantes de cargos eletivos, com quase um terço dos prefeitos da cidade, o maior número de vereadores, e sólidas bancadas de deputados federais e estaduais, desbancando o MDB, partido com o maior número de filiados, mas que não fez nenhum prefeito em cidades com mais de 100 mil habitantes no estado. Com critério criado pela coluna com base na hierarquia eleitoral, estabelecida a partir do grau de poder administrativo e financeiro, elaboramos um ranking da representatividade política dos partidos no Paraná, atribuindo uma pontuação para cada cargo eletivo ocupado. Abaixo, explicamos os critérios escolhidos - e podemos discuti-los nos comentários.

  • Governador – 50 pontos
  • Senador – 35 pontos
  • Prefeito da capital – 35 pontos
  • Prefeito de grandes cidades (com mais de 200 mil eleitores) – 25 pontos
  • Deputado federal - 20 pontos
  • Prefeitos de cidades médias (com mais de 100 mil eleitores) – 15 pontos
  • Deputado estadual – 10 pontos
  • Prefeito das demais cidades – 5 pontos
  • Vereador de grandes cidades – 2 pontos
  • Vereador das demais cidades – 1 ponto

Apesar de o cargo de senador da República ser o mais alto cargo do Legislativo, com mandato de oito anos e grande representatividade em Brasília, atribuímos a ele a mesma pontuação de prefeito da capital pela influência política que o administrador de Curitiba tem no estado. Se consideramos o cargo de governador como o principal cargo do estado, não podemos esquecer que o Paraná tem um histórico de prefeitos da capital que se elegeram governador posteriormente: Roberto Requião, Jaime Lerner e Beto Richa são os mais recentes. Beto Richa, ao se eleger, derrotou um senador (Osmar Dias) e ao se reeleger, dois (Requião e Gleisi Hoffmann).

Seguindo no entendimento que, no sistema político brasileiro, os cargos no Executivo são mais valorizados que os legislativos, também atribuímos aos prefeitos de grandes cidades pontuação superior à de deputado federal, assim como aos prefeitos de cidades médias pontuação superior às de deputado estadual. Além da representatividade do cargo, do orçamento e do número de cidadão administrados, consideramos, também, o número de parlamentares, seja da Câmara dos Deputados ou da Assembleia Legislativa que, no meio de seus mandatos, disputam o cargo de prefeito de suas cidades, renunciando à cadeira no Parlamento em caso de sucesso.

A partir destes critérios, então, temos o PSD disparado como o partido com maior representatividade no estado por conta dos cargos eletivos ocupados, com mais que o dobro da pontuação do MDB, que, apesar de não ter feito prefeitos em grandes cidades, ainda é o segundo partido com mais prefeituras e elegeu, também, 421 vereadores, demonstrando o tamanho de sua base. Dono da maior bancada de deputados estaduais, o PSL aparece como a terceira força do estado, seguido de perto por PP e PL. Dos 28 partidos com ao menos um cargo eletivo no Paraná, o PSDB é apenas o 11º e o PT, o 13º. Confira o ranking.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Rodrigo Gomes

    ± 0 minutos

    Feliz em perceber que a esquerdona não tem vez no nosso Paranazão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso