• Carregando...
Secretário Estadual de Educação do Paraná, Renato Feder.
Secretário Estadual de Educação do Paraná, Renato Feder.| Foto: Reprodução

O secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Feder, aceitou convite do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e será o secretário de Educação do governo paulista a partir de 2023. Feder recebeu o convite oficial nesta sexta-feira (18) e aceitou a proposta após se reunir com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e comunicar sua decisão. Paulista de nascimento e com toda a carreira construída no estado, Feder alegou que pesou em sua decisão a possibilidade de voltar para o estado onde tem sua família e seus negócios.

Escolha da cota pessoal de Ratinho Junior, Feder foi buscado pelo governador paranaense no setor privado para implantar o modelo de educação defendido por Ratinho Junior para seu governo. No Paraná, o secretário foi responsável pela implementação de cerca de 200 escolas cívico-militares e pela terceirização dos serviços escolares não relacionados à parte pedagógica. O secretário também introduziu aulas de programação de computador, empreendedorismo e educação financeira no currículo escolar do Paraná.

O secretário também foi responsável pelo contrato da pasta com a faculdade privada Unicesumar, que passou a oferecer teleaulas para os cursos de ensino médio profissionalizante. Decisão que foi muito criticada no estado, por abdicar do contato dos alunos com os professores, oferecendo apenas um monitor para o esclarecimento de dúvidas.

No Índice Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Paraná assumiu, neste ano, com base nos resultados de 2021, o primeiro lugar no ensino médio. Apesar do avanço, a meta estipulada pelo governo do Estado para as escolas estaduais, de 5,1, não foi alcançada, com o estado obtendo nota 4,6. Nos anos finais no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que são também de responsabilidade do governo do Estado, a rede pública paranaense ficou em quarto lugar no país, com índice de 5,2 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]