• Carregando...
Ratinho Junior já tinha dois nomes para o Tribunal de Contas, mas só poderá indicar um.
Ratinho Junior já tinha dois nomes para o Tribunal de Contas, mas só poderá indicar um.| Foto: Edilson Peruceli/TCE-PR

Atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Paraná, o ex-deputado e ex-prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi deverá ser indicado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Zucchi ocupará a vaga aberta com a saída do conselheiro Nestor Batista, que deverá ter seu pedido de aposentadoria apreciado na próxima semana pelo pleno do Tribunal.

Batista antecipou seu pedido de aposentadoria em oito meses, uma vez que completará 75 anos (idade para a aposentadoria compulsória na corte de contas) em julho de 2023. A vaga aberta pela saída do conselheiro é de livre indicação do governador e o nome de Zucchi é dado como certo dentro do Palácio Iguaçu. O ex-deputado, inclusive, só teria aceitado o cardo de secretário de estado, ficando fora das eleições de outubro, com a garantia de que seria indicado para o TCE.

A antecipação da aposentadoria de Nestor Batista foi anunciada pelo próprio conselheiro, oficializando o pedido ao tribunal, na última semana, após reunião com o governador Ratinho Junior em que ficou aberta a possibilidade de Batista integrar a nova equipe de governo, no segundo mandato de Ratinho Junior.

A aposentadoria de Batista ocorre logo após o conselheiro Artagão de Mattos Leão deixar o cargo por completar 75 anos em outubro deste ano. Para o lugar de Artagão, eleito pela Assembleia Legislativa do Paraná, no entanto, nem o governo nem a Assembleia puderam indicar o substituto, uma vez que o Superior Tribunal de Justiça determinou a nomeação de Maurício Requião, indicado pela Assembleia durante o governo de Roberto Requião, mas que teve a nomeação revogada pelo ex-governador Beto Richa (PSDB).

A impossibilidade de indicar dois nomes para o TCE gerou, inclusive, um princípio de crise interna dentro do governo de Ratinho Junior, uma vez que os dois postos já tinham seus indicados pré-definidos e, por conta da nomeação de Maurício Requião, um deles acabou preterido. Sobrou para o atual secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega (PSD), que acompanha o governador desde o início de sua carreira política, que seria o nome indicado pela Assembleia, por orientação de Ratinho Junior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]