• Carregando...
A nossa primeira bola
| Foto:

Mais do que nunca, e não poderia ser diferente, o assunto é futebol. Mas, quem foi o pioneiro, introdutor, do futebol no Paraná ao trazer a primeira bola? O médico e professor Victor Ferreira do Amaral, um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná, aliás, a mais antiga do Brasil (19 de dezembro de 1912). A resposta foi dada em 1983, em artigo do jornalista Aramis Millarch, no jornal O Estado do Paraná. Era uma bola número 5 (a de tamanho oficial) e, com ela, veio um manual sobre a prática do esporte. Isso em maio de 1903.

Titular da coluna Tablóide (na época com acento) no jornal O Estado do Paraná, um dos maiores jornalistas do país, apreciador e crítico de música popular brasileira, jazz e cinema, Aramis conta que o presente foi oferecido aos alunos do então Ginásio Paranaense. O texto, como muitos outros, sempre voltado às coisas de Curitiba e sua gente, está no Tabloide Digital, organizado por seu filho, Francisco, e a mãe, Marilene.

São três décadas de jornalismo, história e cultura, mais de 50 mil artigos, publicados entre 1957 e 1992, em 19 periódicos, inclusive o jornal Última Hora, edição Paraná, fechado por força do AI-5.

Voltando ao futebol

Na coluna do dia 14 de setembro de 1983, Aramis, sempre preciso nos detalhes, registra que Victor do Amaral (Lapa, 9/12/1862 – Curitiba, 2/2/1953), médico, professor, deputado estadual e federal, vice-presidente do Estado (1900-1904) e um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade do Paraná, “foi também quem teria trazido o esporte bretão a Curitiba no início do século. Mesmo sem se aprofundar neste aspecto, o professor Eduardo Corrêa Lima, revela na página 14 do livro que elaborou sobre Victor do Amaral, que no quadriênio em que foi eleito para a vice-presidência do Paraná, no governo Xavier da Silva, exerceu também a direção geral da Instrução Pública, quando se preocupou com o desenvolvimento da Educação Física.

Assim, de regresso de uma viagem ao Rio de Janeiro, em maio de 1903, trouxe a primeira bola de futebol para o Paraná. Diz Eduardo Correia Lima que era uma bola nº 5, que o Dr. Victor trouxe, juntamente com o primeiro manual de futebol que ofereceu aos seus alunos do então Ginásio Paranaense, do qual também era diretor.”

“Entre esses alunos, destacavam-se as figuras de João Moreira Garcez, Antonio Gomes Júnior, Gilberto Beltrão, Antonio Franco, João de Oliveira Franco, Pedro Stenghel e outros que iniciaram assim no Paraná os primeiros movimentos do esporte mais popular do Brasil.”

ENQUANTO ISSO…

6 julho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]