• Carregando...
A “sábia” decisão
| Foto:

Há filmes que, por supuesto, realmente marcam. Tanto que, dia desses, alguém comentava no boteco – mera coincidência, por supuestoFarrapo Humano, The lost weekend, 1945, de Billy Wilder, baseado no romance de Charles R. Jackson. Filme premiadíssimo, com Ray Milland fazendo dupla com Jane Wyman.

É a historia de um escritor dominado pelo alcoolismo, que chega a penhorar a máquina de escrever (hoje seria computador…) para continuar bebendo e que, por conta de delirium tremens, começa a ver morcego voando na sala e rato andando pelas paredes. Um pesadelo.

-O coitado não conseguia concluir um romance de título (ou seria rótulo?) The Bottle (A Garrafa), daí a carraspana dia e noite.

Além de imagens do filme, há quem tenha gravado na memória um comentário de Don Birnam/Ray Milland, ao ser pego sobraçando duas garrafas de uísque. Duas.

– Só compro isso para abastecer o meu isqueiro…

Na época da exibição do filme em Curitiba, um velho jornalista fez a piada do ano: depois de se dizer arrasado com o drama provocado pela bebida e, magistralmente mostrado na tela, tinha tomado uma decisão que mudaria sua vida. Um colega, meio aflito, quis saber:

– Adeus à bebida?

– Não. Minha solene decisão é outra: nunca mais vou ao cinema.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]