• Carregando...
Ah, esses corintianos…
| Foto:

Se a fé move montanhas, a paixão pelo futebol remove problemas de distância e de idioma. Independentemente do que vier a acontecer neste domingo, uma coisa é certa: o Corinthians “fez a América” à sua maneira, conquistou o Japão. Mas não é de hoje.
Em 1997, por obra e graça de um jornalista, o Timão já marcava presença na Casa Imperial, em Tóquio, com bandeira, um CD e um histórico da Escola de Samba Vai-Vai. Na verdade, duas bandeiras, como se verá.
E há, até porque a fé e a paixão não têm limites, quem acredite que, em caso de ter declinado seu gosto por algum time, o imperador Akihito é corintiano há uma década e meia.

Missão secreta, rumo a Tóquio

Maio, 1997. A convite do governo japonês, um grupo de jornalistas brasileiros desembarca no Aeroporto de Narita. Um deles, descendente de japoneses, tem uma missão especial. Chegar ao casal imperial. Vencendo todas as possíveis e imagináveis dificuldades – afinal, o imperador era considerado uma divindade na Terra. E fazer a entrega de presentes. E um convite. Remetente: a Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo. O jornalista, mais precisamente do Jornal da Tarde, onde era editor-chefe, estava encarregado da tarefa. O convite ao imperador Akihito e à imperatriz Michiko para o Carnaval de 1998, já que o enredo da Escola de Samba Vai-Vai (Banzai-Banzai, Vai-Vai, Vai-Vai) prestaria homenagem às relações nipo-brasileiras – cem anos de amizade. O presente, oficialmente, uma bandeira, um CD e um histórico da Vai-Vai.

Tem japonês no samba

O primeiro passo foi “cooptar” o embaixador do Japão no Brasil, para fazer o meio-campo. Missão cumprida com sucesso. Na recepção aos jornalistas, o imperador agradeceu, com certo entusiasmo, a visita e os presentes.
Só mais tarde (como em sociedade, em diplomacia tudo se sabe) os colegas do jornalista de São Paulo ficaram sabendo que a bandeira da Vai-Vai estava devidamente encartuchada em uma bandeira do Corinthians. Mais: o Celso, esse o cara, era integrante da Gaviões da Fiel, mas, por dissidência, tinha se bandeado para a escola concorrente.
Sem deixar de ser Gavião.
E deu Vai-Vai, campeã com samba-enredo de Afonsinho, Zé Carlinhos e Zeca do Cavaco. Intérprete: Thobias.
Já quanto ao título de hoje, contra o Chelsea, espera-se que o imperador tenha cruzado os dedos e recorrido ao nosso prezadíssimo ramo de arruda.
PS: deu Atletiba no tradicional torneio de truco da festa de fim de ano do Luzitano, o com Z, ontem à tarde/noite. A dupla vencedora de 2012: dr.Ivo e Carlinhos Barão. Parabéns, voltaremos ao assunto…

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]