• Carregando...
As palavras e os “palavrões”
| Foto:

Certas palavras, ou melhor, muitas palavras, continuam dando nó na cuca de muita gente. Dia desses, Beronha ouviu uma que por pouco não o levou a nocaute: antonomásia.

Mas, um eterno aprendiz, procurou o professor Afronsius – e seus dicionários. Está lá, no Aurélio:

Antonomásia. Sf. Substituição de nome próprio por nome comum ou expressão (perífrase), ou vice-versa. Exemplo: a águia de Haia (Rui Babosa). Cognome, apelido.

– Poxa, a turma gosta de complicar as coisas…

No entanto, tem a mais desconcertante que já ouviu – tanto que nunca esqueceu: preboste. Preboste nada mais é, ou era, um antigo juiz militar. E, prebostado, alguém que, por supuesto, ocupava o cargo de preboste.

Outra palavra que põe pulga atrás da orelha: abichornado. Significa quente, abafado, triste, vexado, envergonhado…

A descoberta no papel

No livro As Palavras, Jean-Paul Sartre revela que ainda não sabia ler “mas já era bastante esnobe para exigir os meus livros”. Assim, nas “cerimônias de apropriação”, pegou dois volumes de contos e “cheirei-os, apalpei-os, abri-os negligentemente na página certa, fazendo-os estalar. Debalde: eu não tinha a sensação de possuí-los. Tentei sem maior êxito tratá-los como bonecas, acalentá-los, beijá-los, surrá-los”.

E, enfim, o livro “falava”

Até que compreendeu: era o livro que falava. “Dele saíam frases que me causavam medo: eram verdadeiras centopeias, formigavam de sílabas e letras, estiravam seus ditongos, faziam vibrar as consoantes duplas: cantantes, nasais, entrecortadas de pausas e suspiros, ricas em palavras desconhecidas, encantavam-se por si próprias e com seus meandros, sem se preocupar comigo: às vezes desapareciam antes que eu pudesse compreendê-las, outras vezes eu compreendia de antemão e elas continuavam a rolar nobremente para o seu fim sem me conceder a graça de uma vírgula”.

De qualquer modo, vale citar também o poeta Ferreira Gullar: a crase não foi feita para humilhar ninguém. A contração (ou fusão) de duas vogais idênticas (a+a) em uma só. A crase e outras coisas da área de filologia.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]