• Carregando...

Após manobras imprudentes, o cidadão é parado pelo guarda. Incrível. Enfrenta o bafômetro e passa incólume. Mais incrível ainda, é pego pela orelha. As duas.

Dirigia comendo uma baita lasca de melancia.

A prova era visível, indiscutível: abundavam nas orelhas sementes de melancia.

Ao lembrar o caso, professor Afronsius e Natureza Morta comentaram que tudo é possível. E desejaram boa sorte para Vó Gertrudes em sua empreitada na campanha para desentortar o trânsito em Curitiba.

Parada dura

São tantos os absurdos que se vê no trânsito – como dirigir falando ao celular, cortando a cutícula ou devorando uma melancia ou um pastel – que só resta torcer pelo sucesso da Vó Gertrudes.

Trata-se de uma campanha que, segundo a prefeitura, tem como personagem central uma atenta vovó que destaca conceitos de segurança e mobilidade no trânsito.

A simpática senhora enfrenta todo tipo de obstáculos no trânsito, com muitas situações de risco envolvendo idosos, pedestres e ciclistas.

– Sem falar dos bebuns, bebuns pedestres – atalhou Beronha, parte interessada, no caso.

De qualquer forma, de modo enérgico porém carinhoso, Vó Gertrudes  passa boas lições. Pena que isso ainda seja preciso.

Fala o prefeito

Segundo o noticiário oficial, o prefeito Gustavo Fruet espera que a Vó Gertrudes “seja acolhida pelos curitibanos e que se torne mais um personagem a favor da educação no trânsito na cidade”. Nós também, motoristas e pedestres.

– Sem esquecer os pedestres bebuns! – intervém Beronha, nosso anti-herói de plantão.

Ainda pelo viés oficial, a prefeitura “vai trabalhar de forma permanente na educação para o trânsito e na prevenção de acidentes. Até o final de 2013, irá investir cerca de R$ 2,5 milhões na área de educação para o trânsito. Desse valor, R$ 2 milhões virão de multas por infrações de trânsito, garantindo a destinação adequada a esses recursos.

“Com a recente campanha da Lei Seca, houve uma redução nos acidentes, mostrando que é necessário o trabalho permanente de educação para o trânsito”, ressaltou o alcaide, embora sem causar nenhuma surpresa.

A tal mobilidade urbana

Ainda do informe oficial: a Vó Gertrudes – interpretada pela atriz Regina Vogue – “marcará presença na cidade falando à população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e dando importantes dicas sobre o trânsito”. Uma delas: se sair voando, é para descer no aeroporto.

A campanha terá quatro filmes para TV, destacando os temas álcool no trânsito, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Busca-se assim “a mobilidade urbana sustentável e o cumprimento dos  deveres como o respeito à sinalização e às leis de trânsito”. O programa Trânsito Seguro, da Setran, tem como meta reduzir em 12% o número de mortes no trânsito da cidade nos próximos quatro anos.

Boa sorte. Para todos nós. Quem sobreviver, verá.

ENQUANTO ISSO…

20 agosto

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]