• Carregando...
Caleidoscópio da história
| Foto:

Por conta do naufrágio do RMS Titanic, que completou 100 anos neste mês, o professor Afronsius e Natureza Morta, no dedo de prosa junto à cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha, embarcaram no tempo.
Apontado pela imprensa como “totem da ousadia humana, orgulho da engenharia náutica”, colosso de 269 metros de comprimento e 46 mil toneladas, “obra-prima de 7,5 milhões de dólares”, o transatlântico era apontado como “inafundável”. Não resistiu à colisão com um bloco de gelo.

Caso Bismarck

Sobre “inafundável”, Natureza citou o couraçado alemão Bismarck, posto a pique em maio de 1941. Por ordem direta de Churchill, pelo que consta: “Afundem o Bismarck!” – teria ordenado. O Bismarck, que acabara de destruir o encouraçado britânico Hood, estava ao largo da costa francesa. Terror do Atlântico na II Guerra, sua base secreta era um ancoradouro na Noruega.
– A caçada ao terror dos mares, rendeu, aliás, um bom filme, “Afundem o Bismarck” (Sink the Bismarck!), 1960, de Lewis Gilbert.
– Tem nas boas locadoras – completou o professor Afronsius.

Panamá e ditadura Manchu

Como a conversa estava a todo vapor, o solitário da Vila Piroquinha acionou a seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, apontando alguns acontecimentos que marcaram o mundo na época do Titanic.
1903 – O Panamá se declara território independente. A faixa do canal é cedida aos Estados Unidos por 10 milhões de dólares. Morre o Papa Leão XIII. É substituído por Pio X.
1904 – O Japão ataca a frota russa em Porto Arthur e ocupa Seul. É a guerra russo-japonesa.
1905 – Centenas de mortos e milhares de feridos na Rússia. A guarda de cossacos do palácio do Czar atira na multidão que pretendia apresentar reivindicações ao soberano. Chamado de “Domingo Sangrento”, o episódio virou uma das sementes da revolução que aconteceria anos depois.
* Com mediação do presidente Theodore Roosevelt, Rússia e Japão assinam acordo de paz. * A Suécia concede independência à Noruega. * Albert Einstein apresenta a teoria da relatividade.
1908 – O império Austro-Húngaro anexa a Bósnia-Herzegóvina. Medo e tensão nos Bálcãs.
1910 – Japão invade a Coreia. * Com a revolução republicana, o rei Manuel II abandona Portugal. * No México, liderados por Francisco Madero, camponeses sem terra iniciavam rebelião contra a ditadura de Porfírio Diaz.
1911 – A Itália declara guerra contra a Turquia e invade a Líbia. * Proclamada a República da China, consequência da revolta contra a ditadura Manchu, que estava no poder desde 1644.
1912 – O trágico fim do Titanic. Transportava 2.240 pessoas; 1.523 morreram.
Antes que a dupla pinçasse um dos assuntos para manter o dedo de prosa, eis que surge Beronha:
– Dedo? Está parecendo uma mão – tascou nosso anti-herói de plantão.
Fim de papo. Efeito gangorra. Quando ele senta, a turma levanta.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]