• Carregando...
Chamar quem?
| Foto:

Fora da cidade no domingo, foi pescar lambari, “algo muito mais proveitoso no momento atual”, professor Afronsius retornou a Curitiba ontem, de carona. Natureza Morta ao volante e Beronha de copiloto, uma dupla temeridade, mas, como viver é perigoso…

E eis que, no inicio da noite, enfrentaram um longo – na extensão e no tempo de espera – congestionamento na estrada que margeia Campo Largo.

Até que, pelo acostamento, passou uma viatura do Samu. Com a eficiência comprovada de seus profissionais, por diversas vezes, o trânsito pôde, então, ser  liberado no tempo mais curto possível.

Professor Afronsius, enquanto aguardava, lembrou: Samu, disque 192 – Siate, 193.

Mas é preciso dar a contrapartida. Ou seja, saber a quem recorrer. O problema é que pouca gente sabe o que quer dizer Samu. É Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Já o Siate é Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência.

Urgência ou emergência?

O Siate, como o próprio nome (por extenso) diz, é para atendimento de trauma. Trauma. Trauma em seus vários níveis, de fratura em ambiente doméstico até acidentes automobilísticos com várias vítimas. Atua em logradouros públicos e em ambientes profissionais ou domiciliares, garantindo o suporte básico de vida, e transportá-las para hospitais integrados ao sistema, evitando o agravamento das lesões e melhorando as condições clínicas das vítimas.

Já o Samu, presta atendimento a solicitações de ajuda fora de ambiente hospitalar. A finalidade é reduzir o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Atende urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas.

É aconselhável saber também, por supuesto, a diferença entre emergência e urgência:

Emergência. Constatação de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de morte ou sofrimento intenso. Urgência. Ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco de morte, cuja pessoa necessita de pronto atendimento.

Os dois casos exigem atendimento imediato, mas há diferença na causa, no motivo.

É fundamental não apenas colaborar, mas saber colaborar, ajudando a vítima e facilitando, mesmo que um pouco, a vida do pessoal do Siate e do Samu. Pessoal altamente profissional e eficiente e que deveria ser também melhor remunerado no final de cada mês. Por supuesto.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]