• Carregando...
Com a palavra, o autor
| Foto:

O livro acaba de ser lançado pela Editora AMCGuedes: 6 irmãos e a fazenda Ribeirão Bonito. O autor é o jornalista Victor Grein Neto, que militou em vários veículos da imprensa paranaense. Um livro muito bom, um amplo retrato do Paraná ainda em consolidação, e até mesmo por um episódio que entrou para a história do futebol paranaense. E brasileiro, por supuesto.

Foi dele, Victor, a grande sacada de batizar o Londrina Esporte Clube de Tubarão, isso em 1976, por conta do sucesso de Tubarão, 1975, filme de Steven Spielberg.

Para o ele, o Londrina “engoliria” todos os adversários naquele ano.

E está lá, na página 71, como surgiu a ideia. Trechos:

– Dei o apelido de Tubarão ao Londrina em matéria publicada no jornal O Estado do Paraná. Como representante do jornal em Londrina e Norte do Paraná (no começo a região abrangia de Santo Antônio da Platina a Loanda, uma enormidade de cidades para atender com distribuição, assinaturas, notícias e publicidade), publicávamos aos domingos uma página com o nome Jornal da Terra Vermelha.

– Foi ali que saiu uma notícia chamando o Londrina de “Tubarão 76”, de minha autoria.

– O Londrina iria fazer uma partida amistosa no Vitorino Gonçalves Dias e eu contei ao radialista Rubens Cabral sobre o texto e o apelido. Ele colocou no ar e quando o time alviceleste entrou em campo a torcida começou a gritar “Tubarão, Tubarão”. Não é preciso dizer sobre a emoção que tomou conta de mim – e ainda toma, toda vez que vou ver algum jogo do Tubarão e ouço o grito de guerra da torcida.

– Orgulho-me de ser um dos torcedores mais antigos do Londrina, fato que começou a acontecer quando tinha 13 anos de idade, em 1958.

(Palmas para o Tubarão e para o Victor, que eles merecem)

Em tempo: Ribeirão Bonito fica no município de Teixeira Soares.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]