• Carregando...
Contorno? Que ele contorne
| Foto:

– Vamos botar a boca no trombone!

A convocação (geral) partiu do professor Afronsius, indignado e, como sempre, com o balaio cheio de razão.

Já que coisa nenhuma parece escapar do progresso, agora o tal do Contorno Norte de Curitiba prepara-se para atropelar a Embrapa, em Colombo, fatiando a reserva legal da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

– Cujo trabalho não só em favor do país é sabidamente indispensável e merecedor de todos os encômios – como reforçou professor Afronsius, que tirou do fundo do baú seu capacete da Revolução Constitucionalista.

O tamanho do prejuízo

Para que possa medir, por baixo, o prejuízo que pode advir da obra, do jeito que se pretende executá-la, basta ver que, em quase 30 anos, o alvo, a Embrapa Florestas possibilitou e colocou, comprovadamente, um significativo número de tecnologias à disposição do setor florestal . Graças a isso, foi possível atuar com eficiência produtiva, redução dos custos de produção, aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente.

Não bastasse tal folha de serviços, colaborando para o desenvolvimento do agronegócio florestal e para a sustentabilidade do badaladíssimo e incensado agronegócio, a Embrapa Florestas sempre atuou de forma cooperativa com universidades, instituições estaduais de pesquisa, empresas de assistência técnica e de extensão rural, organizações não-governamentais, empresas e associações do setor privado, poder público, instituições internacionais, produtores, suas associações e cooperativas, entre outros parceiros sinceros.

Afinal, a missão dela é “viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade florestal em benefício da sociedade brasileira”.

Prejuízo hoje e no futuro

Voltando ao pretendido traçado do Contorno Norte. A Embrapa informa que encaminhou, em agosto/2012, à empresa contratada para elaborar o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental), estudo dos impactos que o traçado provocaria na área experimental da Embrapa Florestas.

Afetaria “seriamente pesquisas atuais e futuras sobre o desenvolvimento florestal brasileiro”.

Na segunda-feira, a Embrapa participará de audiência pública sobre o caso do Contorno, e apresentará, inclusive, “estudo ainda mais detalhado sobre diferentes aspectos contidos no documento original”. Será no Pavilhão de Eventos Professor Altair da Silva Leme, Bosque da Uva.

Em tempo: haverá transporte gratuito saindo às 18h30 dos seguintes locais: Paróquia Senhor Bom Jesus, Avenida São Gabriel, 3820 – Bairro São Gabriel; Paróquia Santa Terezinha de Lisieux – marginal direta da Estrada da Ribeira, 958 – Bairro Guaraituba; e Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Avenida Presidente Faria, 3423 – Colônia Faria.

Todo mundo lá, botando a boca no trombone! – voltou a conclamar professor Afronsius, com total apoio de Natureza Morta e do Beronha.

– E que o Contorno, de imediato, justifique a sua presença no dicionário do Aurélio: contorno é contornar. Então, que contorne problemas e prejuízos previsíveis ao bem geral.

ENQUANTO ISSO…

23 novembro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]