• Carregando...
Cuidado com o putativo
| Foto:

Professor Afronsius anda assaz preocupado nos últimos dias. Quase beirando uma crise de nervos. Culpa de quem?
– Do Schnapps.
Schnapps é o cachorrinho de estimação de quase 70 quilos do vizinho de cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha. O problema: viciado em salsicha de carne de frango, o pequeno grande animal está fazendo greve de fome.
– Já apelou para o Face e o Youtube para protestar? – provocou Natureza Morta.
– Não. Não é o caminho apropriado. Tanto que, como escreveu o Paulo Henrique Amorin, o do Conversa Afiada, “se Facebook fosse instrumento do progresso, o seu neto, de 5 anos, assumia o controle da CacauShow, muito mais importante para ele que o Palácio do Itamaraty”.

O golpe do “xaxixo”

Voltando às salsichas. Conscientemente cooptado pela propaganda, professor Afronsius acostumou Schnapps com um produto que, de repente, sumiu do mercado. E o seu lugar foi prontamente ocupado por uma outras salsicha que, debalde o invólucro de primeiríssima linha, com ilustração colorida de um simpático dog mais bombardeio de publicidade nas mídias sociais, não emplacou. Pelo menos quanto ao Schnapps.
– Ah, e o preço do xaxixo triplicou.
Para impedir que Schnapps vá pra rua, fugindo de casa, a solução foi comprar frangos no supermercado.
– O abacaxi é preparar o dito cujo, no ponto certo, e ficar cortando a carne, pedacinhos por pedacinhos, no formato charutinho de salsicha, para aplacar a fome e a revolta do Schnapss. Tremenda mão de obra diária.
– Sinal dos tempos. Como já disseram, não é a lógica que estabelece o mercado, mas sim a lógica do mercado, que a tudo abafa e determina as coisas.
Beronha:
– No meu caso, à moda antiga, o cachorro fica no fundo do quintal e é alimentado com a sobra do almoço. Quando tem almoço. Ou alguma sobra.
Para encerrar o dedo de prosa (“é hora do protesto do Schnapps”, alegou professor Afronsius), Beronha, nosso anti-herói de plantão, quis saber:
– Mas, que diabos, o que vem a ser putativo? Deve ser um baita palavrão, já que ninguém ousou repetir a palavra do título e tocar no assunto.
Natureza:
– É simples. Putativo: do latim putativu – adjetivo. Que aparenta ser verdadeiro, legal e certo, sem o ser; suposto.
– Entendi. Putativo é tudo o que nos cerca.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]