• Carregando...
Da estrada ao FBI
| Foto:

Era das antigas, nem Tom Mix ou Cisco Kid. A conversa na mesa de boteco girava em torno de um outro herói. Famoso graças a um seriado. Algo meio parecido com o nosso  Vigilante Rodoviário (e seu fiel companheiro Lobo). Mas, qual era o nome mesmo? Breve silêncio.

Aí, para surpresa geral, até de quem estava em mesas próximas, alguém matou a charada:

– Broderick Crawford! O cara da Patrulha Rodoviária.

Mais tarde, em casa, professor Afronsius recorreu ao seu arquivo recheado de recortes semanais da coluna Calçada da Memória, de José Geraldo Couto, revista Carta Capital, no caso a edição de 29 de janeiro de 2014.

E, além de confirmar que o ator conquistou popularidade com o seriado televisivo Highway Patrol, entre 1955/1959, interpretando o chefe de polícia Dan Matthews, participou de filmes como A Grande Ilusão (1949), de Robert Rossen, que lhe valeu o Oscar, Nascida Ontem (1950), de George Cukor, e A Trapaça (1955), de Federico Fellini.

Ainda da Calçada da Memória:

– Crawford (1911-1986) teve azar e sorte de não ser galã. Corpulento, de rosto balofo e nariz de boxeador, demorou para vingar no cinema, mas o fez de forma convincente e duradoura.

Depois do seriado televisivo, “acomodou-se, chegando a aparecer em faroestes espaguete de segunda linha. Um de seus últimos trabalhos dignos de nota foi em FBI, Arquivo Secreto, 1977, de Larry Cohen, no papel de J. Edgar Hoover”.

Título de artigo de José Geraldo Couto: Corpo estranho.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]