• Carregando...
De Telha e telhenses
| Foto:

A placa do pequeno carro estacionado numa rua central de Curitiba chamou a atenção: SE – Telha.

Professor Afronsius não resistiu. Esperou o motorista aparecer, entabulou uma conversa e matou a curiosidade. Já sabia muitas coisas de Sergipe, o menor Estado da Federação, mas, Telha, isso mesmo, era novidade.

Ficou sabendo que, às margens do Rio São Francisco, o município conta com 2.957 habitantes, segundo o censo de 2010. Fica perto de Propriá, Cedro de São João e Amparo de São Francisco. O gentílico é telhense.

Da rizicultura à piscicultura

Depois, recorrendo à internet, fechou a pesquisa: além do centenário cultivo de arroz na região, Telha passou a explorar a piscicultura, por conta do Projeto Irrigado Propriá, e hoje abastece cidades de Sergipe e Alagoas.

Telha surgiu em terras doadas por Cristóvão de Barros, por volta de 1590, ao filho Antônio Cardoso de Barros. Duas famílias de holandeses se estabeleceram no local, instalando uma fábrica de telhas de barro cozido, dando origem, assim, ao povoado Telha de Cima. Tornou-se município em janeiro de 1964.

Sergipe para o mundo

Ainda na incursão pela internet, topou com www.municipiosdesergipe.com.br – “o portal que leva Sergipe para o mundo”. O que lembrou o slogan da rádio de Recife “Pernambuco falando para o mundo”.

– Sergipe possui a quarta cidade mais antiga do país, é o quarto maior produtor de petróleo no país, um dos maiores produtores de coco e, no Nordeste, é o Estado que tem os melhores índices econômicos e sociais. Sua capital possui proporcionalmente a segunda maior frota de veículos do país, só perdendo para São Paulo, é banhada pelo São Francisco, possui uma bela costa litorânea e assim por diante, ou seja, há uma grandeza que ultrapassa o tamanho de Sergipe para ser conhecida e explorada. O portal é uma fonte de pesquisa para estudante e, para o turista, uma bússola que o levará aos lugares mais atraentes para suas férias. É, para o cidadão, um privilégio saber e conhecer detalhadamente sobre seu município e seu estado. E, para o brasileiro, um orgulho em saber quanta riqueza há em nosso país.

Isto posto, e já no Bar VIP da Vila Piroquinha, professor Afronsius propôs um brinde a Telha e os telhenses.

ENQUANTO ISSO…

29 abril (1)

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]