• Carregando...
Descanso – do guerreiro
| Foto:

Além Iraceminha, Flor do Sertão e Riqueza, com seus 295 municípios Santa Catarina tem uma lista de nomes sensacionais: Armazém, Arroio Trinta, Ermo, Sombrio (lá por 1820, nas paradas, viajantes tratavam de ficar à sombra), Descanso…

– Descanso? Oba! Gostei, é comigo mesmo! – festejou Beronha, mas que logo voltaria atrás.

É que o nome decorre da passagem da Coluna Prestes – e seu descanso à beira do Rio Macaco Branco, que cruza a cidade.

– Luiz Carlos Prestes? Tô fora, não por ele, é claro, mas porque vivemos tempos politicamente  bicudos…  E bota bicudos nisso – justificou nosso anti-herói de plantão.

Voltando à história de SC. A chegada dos primeiros desbravadores (a maioria de origem polonesa) vindos do Rio Grande do Sul teve início em 1934. Objetivo principal: extração da madeira de cedro e pinheiro.

Pela trilha da Coluna Prestes, levavam a madeira para a Argentina, cruzando o Rio Peperi-Guaçu. O colonizador veio depois o madeireiro. Em 1953, com o desmembramento do município de Chapecó, o distrito passou a pertencer ao município de Mondaí. Com a  Lei Estadual nº 254 de 12 de setembro foi criado o município de Descanso, instalado a 16 de dezembro de 1956.

Pausa na grande marcha

Sobre o descanso da Coluna Prestes: foi em 1925. A grande marcha teve início naquele ano e prosseguiu até 1927. Liderada por militares (Luís Carlos Prestes era capitão) contrários ao governo da República Velha e as elites agrárias.

Percorrendo o território brasileiro, procurava incentivar a população a se rebelar contra o governo e derrubar o governo do presidente Arthur Bernardes, visando a implantação do voto secreto e do ensino fundamental obrigatório, de modo a acabar com a miséria e a injustiça social.

Miguel Costa e Prestes

Os integrantes da Coluna Prestes percorreram cerca de 25 mil quilômetros. O núcleo fixo tinha cerca de 200 homens, mas, com a caminhada, chegou a contar com cerca de 1.400 pessoas, entre militares e simpatizantes.

O movimento teve início em Alegrete (Rio Grande do Sul) e envolveu 11 estados. Enfraquecendo politicamente a República Velha, abriu caminho para a Revolução de 1930, que levaria Getúlio Vargas ao poder. Prestes, por supuesto, virou o Cavaleiro da Esperança. Miguel Costa, então major, foi outro importante líder, tanto que muitos historiadores preferem nominar a coluna como Coluna Miguel Costa – Prestes.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]