• Carregando...
Do DNA à evolução (do turismo)
| Foto:

Já que falamos de “Atapuerca: A Aventura da Evolução”, exposição que mostra como eram e como viviam os antepassados e nos leva a compreender as etapas da evolução humana (Instituto Cervantes de Curitiba), pegamos o gancho para olhar para o nosso próprio quintal. E ele é grande e muito rico, em todos os sentidos, mas ainda pouco conhecido.
Tanto que agora, como informou o jornal Folha do Meio Ambiente, de Brasília, o DNA poderá comprovar ligações entre o homem pré-histórico e moradores atuais no Piauí. Na edição de abril, conforme matéria de Tânia Martins, que esteve em São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Capivara, as pesquisas avançam, “apesar as dificuldades para realizá-las e, claro, o pouco comprometimento dos políticos e das autoridades brasileiras”.

Pré-histórico no sertão

A cientista Niéde Guidon, 79 anos, permanece à frente dos trabalhos arqueológicos e, como assinala a matéria, “com a mesma determinação de quando chegou ao sertão do Piauí, há 30 anos, em busca de vestígios do homem pré-histórico do continente americano”.
Os percalços, no entanto, não se limitam às pesquisas. O turismo ainda é pouco estimulado, praticamente se limitando a iniciativas da associação de proprietários de pousadas, hotéis e restaurantes. A contrapartida do governo estadual tem sido muito lenta. O aeroporto, por exemplo, que já deveria ter sido concluído, ainda é um sonho distante.

Parque do Iguaçu

O parque do Piauí, que abriga pinturas rupestres, paredões e canyons, conta com uma estrutura que é considerada a segunda melhor em unidades de conservação do país, só perdendo para o Parque Nacional de Iguaçu. Falta o poder público dar um empurrãozinho.
Como diz Natureza, se Curitiba tem no momento a chance de conhecer (mesmo que em exposição itinerante) a Serra de Atapuerca, considerada o complexo paleoantropológico mais importante do mundo para o estudo da evolução e dizimação humana na Eurásia, por que não visitar São Raimundo Nonato?
Afinal, Atapuerca fica na região de Burgos, lá na Espanha, e São Raimundo, bem mais perto, no Piauí.
Antes de encerrar a fala alheia, Beronha quis saber o que é “a tal de pintura rupestre”.
Do alto do Himalaia de sua paciência, o solitário da Vila Piroquinha explicou que rupestre é algo gravado ou traçado na rocha.
Em tempo: a Folha foi fundada por um amigo e companheiro de viagens, o jornalista Silvestre Gorgulho.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]