• Carregando...
É a tropa em marcha batida
| Foto:

De Carlos Solera, historiador, coordenador do Projeto Tropeiro Brasil, consultor em turismo rural e cultural e presidente da NATA – Núcleo de Amigos da Terra e Água -, mas, antes de tudo, um amigo, veio o convite/convocação:

– Continuamos tropeandito.

No caso, teremos de comparecer ao XIII Seminário Nacional e Cone Sul do Tropeirismo (SENATRO), em Bom Jesus/RS, de 14 a 18 deste mês, e que terá alguns paranaenses palestrando. Ele, Solera, Eleni e Vitamina, na sexta-feira, 15, mais os professores Silvestre e Ilton, de Ponta Grossa, no sábado.

Objetivo Geral

A ordem para a tropa é contextualizar os estudos culturais do tropeirismo na história do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Cone Sul, integrando-os aos trabalhos já existentes, bem como promover novas discussões sobre o tema, visando o aproveitamento do potencial turístico do tropeirismo.

Carlos Solera, inclusive, apresentará em primeira mão os resultados de um Inventário Nacional de Tropeirismo, “que fizemos e iremos encaminhar ao IPHAN nacional”. Ainda do Solera:

– Vamos em frente, bota lenha na fogueira que a tropa tá chegando.

Recheando a pauta do encontro, encontraremos à beira do fogo de chão o turismo, tropas, tropeiros, arquitetura, literatura, usos, costumes e caminhos. Será CTG Presilha do Rio Grande – Bom Jesus, por supuesto.

Informações: SMEC – Rua Sete de Setembro, 460, CEP 95290-000 fone/fax  (54) 3237 – 2658 – E-mail: senatro@bomjesus.rs.gov.br

Professor Afronsius já pediu para o Beronha e  também ao Natureza Morta, posto que o nosso anti-herói de plantão é meio capenga mentalmente, para encilhar o pingo.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]