• Carregando...
Gramado não é capim…
| Foto:

Sempre de olho no lance (e no árbitro), professor Afronsius leu notícia sobre o início do plantio do gramado na Arena da Baixada. Ou Arena dos Paranaenses, como prefere. Ficou sabendo que se trata de grama tipo bermuda TifGrand, combinada com o tipo Ryegrass.

– Mas, o que vem a ser bermuda e, pior ainda, TifGrand e Ryegrass?

Vamos por partes. Tudo foi preparado no Rio Grande do Sul. E, como no caso, estava enraizada há mais de dois anos, veio praticamente pronta para ser utilizada, diminuindo o tempo necessário para esta etapa do projeto, segundo o site Furacão.com.

Gaúchos à frente

Após pesquisa, com ajuda de Natureza Morta, professor Afronsius ficou sabendo que a bermuda (Cynodon dactylon, para os íntimos) tem folhas estreitas e coloração intensa, sendo indicada para campos esportivos. Depois da grama sintética, tudo se tornou possível.

A tal TifGrand é produzida e fornecida com exclusividade no Brasil pela empresa Green Grass. Tem certificação internacional pela ITGAP (International Turfgrass Genetic Assurance Program) e começou a ser utilizada pela primeira vez no Brasil no estádio do Internacional. Mais: a especialidade também foi escolhida para o novo campo de golfe das Olimpíadas do Rio, em 2016.

– Isso se a gente aguentar o tranco até lá… – comentou Beronha.

Assim, o novo gramado terá um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras. Após a colocação de camadas de brita e areia, tubos de drenagem e nivelação do terreno, vem o processo de plantio.

O tal padrão Fifa

Responsável técnico pelo plantio em Porto Alegre, Marcelo Matte declarou ao jornal Zero Hora que o processo segue o caderno de encargos da Fifa. “As bermudas são colocadas soltas no solo, exigência da Fifa. Depois, gramado será regado seis vezes por dia durante os 10 primeiros dias. Após isso, será regado de duas a três vezes. A grama deverá ter a sua cor original em até 30 dias após o plantio. O gramado pode ficar pronto em até 90 dias”.

Algumas das vantagens da bermuda TifGrand: maior resistência aos efeitos da sombra que outros tipos de bermuda; melhor desenvolvimento no inverno ou em climas frios; maior resistência e recuperação de todas as gramas bermudas quanto ao dano do uso e pisoteio; maior densidade entre as gramas bermudas.

– Com os novos estádios e as arenas, o sombreamento é mais intenso no gramado, o que pode prejudicá-lo. Com a TifGrand, isso não ocorre, já que é uma grama diferenciada em relação às outras variedades da bermuda.

O sistema, com água e ar gelados, foi desenvolvido em função da grama Ryegrass, comum em estádios da Europa. Trata-se de grama de inverno “mais adaptável ao clima tropical”. Desenvolvido pela World Sports, o sistema é o primeiro do mundo, “possibilitando maior oxigenação entre as raízes da grama, por receberem ventilação fria”.

– Torcendo e aprendendo – arrematou Beronha, nosso anti-herói de plantão, ainda com algumas dúvidas:

– No meu tempo, você plantava grama. Hoje, faz implante. Zuzo bem, mas os jogadores terão de trocar a chuteira por chinelões de pelúcia?

A conferir.

ENQUANTO ISSO…

29 jan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]